Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 20 de abril de 2013

Boletim Paroquial nº 47

Semana 21 a 27 de Abril 2013
IV Domingo de Páscoa - ANO C


Hoje, dia do Bom Pastor, o Pe. Rui celebrou a Eucaristia com o novo paramento oferecido por uma família da paróquia.




DOMINGO DO “BOM PASTOR”
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.

O Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-l’O. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.

A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas “ovelhas” cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.

A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim.



VATICANO: IGREJA QUE NÃO SAI DE SI MESMO “ADOECE NA ATMOSFERA VICIADA DO SEU FECHAMENTO”, ALERTA O PAPA
Cidade do Vaticano, 18 abr 2013 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem aos bispos argentinos, reunidos até sábado em assembleia plenária, estimulando-os a irem ao encontro da sociedade para a evangelizar.

Na carta publicada no site do episcopado, Francisco, que até ser eleito foi arcebispo de Buenos Aires, acentua que privilegia um catolicismo em contacto com as “periferias existenciais”, mesmo que essa opção implique riscos, dado que uma Igreja que não sai de si mesmo “adoece na atmosfera viciada do seu fechamento”.

É verdade (…) que a uma Igreja que sai pode acontecer-lhe o mesmo que a qualquer pessoa que saia para a rua: ter um acidente. Diante desta alternativa, quero dizer-lhes francamente que prefiro mil vezes uma Igreja acidentada do que uma Igreja doente. A doença típica da Igreja encerrada é a autorreferencialidade”, assinala.

O encerramento da Igreja em si própria, prossegue, “é uma espécie de narcisismo” que a conduz à “mundanidade espiritual e ao clericalismo sofisticado”, impedindo os católicos de experimentarem “a doce e reconfortante alegria de evangelizar”.

Francisco pede aos prelados que tenham “como referência” o ‘Documento de Aparecida’, editado no seguimento da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em 2007 na cidade brasileira homónima.

Nele estão contidas as orientações de que precisamos para este momento da história. Peço-vos que tenham uma preocupação especial para o crescimento da missão continental e os seus dois aspetos: missão programática e missão paradigmática. Que toda a pastoral seja em chave missionária”, sublinha.

O episcopado argentino está reunido desde segunda-feira em Pilar, a 60 km de Buenos Aires, para a 105.ª assembleia plenária.

Seguem estas linhas de saudação e também para me desculpar por não poder assistir devido a ‘compromissos assumidos há pouco tempo’ (soa bem?). Estou espiritualmente junto de vós e peço ao Senhor que vos acompanhe muito nestes dias”, lê-se no primeiro parágrafo da missiva.

O programa da assembleia plenária prevê para esta sexta-feira um tempo de oração pelas intenções do Papa na Basílica de Luján, próximo do local do encontro, que junta os prelados a outros fiéis que se queiram associar.

Peço-vos, por favor, que rezem por mim, para que (…) saiba escutar o que Deus quer e não o que eu quero”.



FOLHA ELECTRÓNICA DA PARÓQUIA DE S. CRISTÓVÃO DO MURO
No final da Eucaristia do dia de Páscoa autorizei que fosse colocada em funcionamento a página da Paróquia de S. Cristóvão do Muro.

Optou-se pelo modelo de blogue, por um lado por não exigir encargos financeiros e, por outro, por ser um modelo que permite garantir um dinamismo e participação dos paroquianos dificilmente obtido com uma página institucional, vulgo site.

Sendo um blogue, por definição, uma página de internet com características de diário, não é um produto acabado mas que vai sendo construído pelo que esperamos disponibilizar, em breve, uma completa informação inerente aos diversos órgãos e actividades paroquiais.

De referir o interesse manifestado pela comunidade paroquial, expresso pelas mais de mil visualizações após nove dias de funcionamento.

Pretende-se que o blogue da paróquia seja mais uma das formas de:

  • Comunicar com a comunidade paroquial;
  • Dar a conhecer as actividades desenvolvidas ou a desenvolver pelos vários movimentos paroquiais;
  • Facilitar o acesso à informação como uma das formas de catequização;
  • Promover o empenho e participação de todos os paroquianos na obra da evangelização;
Sem descurar a ligação com aqueles que, tendo uma ligação a esta comunidade, estão espalhados pelo mundo.

O autor e administrador do blogue é António Alves Moreira.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 23 de Abril, às 19:30.
Sábado, dia 27 de Abril, às 17:00 - 7º Dia de Maria Isabel da Silva.
Domingo, dia 28 de Abril, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:30 às 19:00

Na próxima quinta-feira dia 25 de Abril, 1º Encontro Vicarial da Catequese Trofa/Vila do Conde, na Quinta de S. Romão (Ascor) com o seguinte programa:

11H00 Eucaristia celebrada pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves;

13H00 Almoço partilhado;

15H00 Tarde de convívio, com jogos tradicionais.

PARTICIPE!

Sem comentários:

Enviar um comentário