Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 25 de maio de 2013

Boletim Paroquial nº 51

Semana 26 de Maio a 2 de Junho 2013
Santíssima Trindade - ANO C


SANTÍSSIMA TRINDADE


A Solenidade que hoje celebrámos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.
 
A primeira leitura sugere-nos a contemplação do Deus criador. A sua bondade e o seu amor estão inscritos e manifestam-se aos homens na beleza e na harmonia das obras criadas (Jesus Cristo é “sabedoria” de Deus e o grande revelador do amor do Pai).
 
A segunda leitura convida-nos a contemplar o Deus que nos ama e que, por isso, nos “justifica”, de forma gratuita e incondicional. É através do Filho que os dons de Deus/Pai se derramam sobre nós e nos oferecem a vida em plenitude.
 
O Evangelho convoca-nos, outra vez, para contemplar o amor do Pai, que se manifesta na doação e na entrega do Filho e que continua a acompanhar a nossa caminhada histórica através do Espírito. A meta final desta “história de amor” é a nossa inserção plena na comunhão com o Deus/amor, com o Deus/família, com o Deus/comunidade.
 
 
 
SOCIEDADE DE S. VICENTE DE PAULO
 
Conferência de S. Cristóvão do Muro
 
 
 
No passado Domingo, dia 19 de Maio, dia de Pentecostes, a Diocese do Porto a convite do Seu Bispo, reuniu-se nas suas respectivas Zonas Pastorais, para mais uma vez acontecer a Peregrinação dos Frágeis.
 
Como já é comum na nossa Paróquia, dois elementos que colaboram na Pastoral da Saúde, em conjunto com a Conferência de S. Vicente de Paulo, meteram mãos à obra e convidaram os Frágeis, levando os que quiseram e puderam à Grande Festa a que já nos habituamos e que este ano se realizou na Igreja Nova da Trofa, em S. Martinho de Bougado.
 
A Paróquia de S. Cristóvão do Muro levou à Peregrinação 56 pessoas, umas de carrinha, outras de ambulância, e ainda outras nos seus próprios carros ou carros de familiares. Foi bom vermos pessoas que já há bastante tempo não podem ir à Igreja. Com isto percebemos que a nossa fragilidade deve ser ultrapassada tanto quanto possamos fazê-lo, quando o fazemos é sinal da nossa independência e ocasionamos partilha, comunhão e humanização.
 
Poderemos dizer que as respostas a estas fragilidades são a verdadeira caridade!
 
Bem hajam a todos que de alguma forma colaboraram com esta “Missão”. Como disse o Sr. Bispo do Porto na sua mensagem entregue a cada um dos Frágeis:
 
A Peregrinação dos Frágeis é um acto de Esperança em pleno Ano da Fé. Esperança que já realiza o que anunciou, ou seja, um mundo em que as nossas interdependências sejam ocasião de solidariedade e comunhão. Como Cristãos bem sabemos que o próprio Deus se fez frágil para nos preencher com a sua força e agora nos espera na fragilidade, nossa e dos outros, para continuar a fazê-lo também”.



D. MANUEL CLEMENTE É O NOVO PATRIARCA DE LISBOA

Bispo do Porto desde 2007 regressa à capital e vai tomar posse a 7 de Julho


 
Lisboa, 18 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, de 64 anos, até agora bispo do Porto, sucedendo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo.
A tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho.

Notícia completa em:

Outro texto também já publicado no blogue da paróquia:
 
 
AVISOS
 
HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 28 de Maio, às 19:30 – 7º dia de Maria Guilhermina da Silva Costa Moreira
 
Sábado, dia 1 de Junho, às 17:00 – 7º dia de António Gonçalves Maia; 1º anivº. De Joaquim David Pinho
 
Domingo, dia 2 de Junho, às 9:00
 
ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:30 às 19:00
 
MÊS DE MARIA – RECITAÇÃO DO TERÇO
Na Igreja Paroquial às 20H00
 
Nota: Encerramento do Mês de Maria (Vilares) - 30 de Maio às 21H00
 
Iniciaremos a nossa celebração em casa do Sr. Zé Luís, onde se encontra o andor. De seguida sairemos em Procissão pelo lugar de Vilares e no final celebraremos Eucaristia em frente à imagem da Nossa Senhora, no referido lugar.
 
Embora o encerramento do mês de Maria esteja a cargo das pessoas do lugar de Vilares, esta celebração é da comunidade e para a comunidade. Se alguém tiver promessa de pegar no Andor, é favor falar com alguém do lugar de Vilares.
 
Pedia que não deixássemos os nossos carros pelo percurso da Procissão, exceto aqueles que transportam pessoas de mobilidade reduzida.
 
Toda a comunidade está convidada a estar presente!

Sem comentários:

Enviar um comentário