Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O PAPA PAULO VI faleceu há 35 ANOS



Foi no dia 6 de Agosto de 1978 que morreu Giovanni Battista Montini, Sua Santidade o Papa Paulo VI (de 21JUN1963 até 06AGO1978).

Paulo VI, sucessor de João XXIII, concluiu o Concílio Vaticano II e foi o primeiro Papa a visitar Fátima - a 13 de Maio de 1967.

Nasceu a 26 de Setembro de 1897 na Lombardia, Itália, e foi ordenado padre em 1920.

Esteve ao serviço diplomático da Santa Sé, foi nomeado arcebispo de Milão em 1953 e cardeal em Dezembro de 1958, por João XXIII.

O Papa Paulo VI escreveu sete encíclicas:

Assinou ainda, entre outras, a exortação apostólica ‘Evangelii nuntiandi’ (8 de Dezembro de 1975), sobre a evangelização no mundo contemporâneo.

Hoje, dia da festa litúrgica da Transfiguração do Senhor, vai celebrar-se, na Basílica de São Pedro, uma missa para assinalar o 35.º aniversário da morte do Papa Paulo VI.



22JUN2013, Papa Francisco: Paulo VI testemunhou a fé em Jesus Cristo




No passado dia 22 de Junho de 2013, no discurso aos peregrinos da Diocese de Bréscia no 50º aniversário da eleição do Papa Paulo VI, o Papa Francisco afirmou:

Agradeço-vos porque me ofereceis a possibilidade de compartilhar convosco a recordação do Venerável Servo de Deus Paulo VI.

Esta é a vossa peregrinação durante o Ano da fé, e foi bom que quisestes realizá-la no 50º aniversário da eleição do vosso grande conterrâneo, Paulo VI.

Seriam muitas as coisas que gostaria de dizer e recordar a respeito deste grande Pontífice.

Pensando nele, limitar-me-ei a três aspectos fundamentais, que ele nos testemunhou e ensinou, deixando que os mesmos sejam explicados mediante as suas próprias palavras apaixonadas: o amor a Cristo, o amor à Igreja e o amor ao homem.

Um amor profundo a Cristo não para o possuir, mas para o anunciar.

O amor à Igreja, um amor apaixonado, o amor da vida inteira, jubiloso e sofrido, expresso desde a sua primeira Encíclica, Ecclesiam Suam.

O amor ao homem. Também este está ligado a Cristo: é a própria paixão de Deus que nos impele a encontrar o homem, a respeitá-lo, a reconhecê-lo e a servi-lo.

Na última sessão do Concílio Vaticano II, Paulo VI pronunciou um discurso que impressiona cada vez que o lemos. Em particular, onde fala da atenção do Concílio ao homem contemporâneo.

 
O discurso completo pode ser lido em:

 
Fontes: agencia.ecclesia.pt; www.news.va

Sem comentários:

Enviar um comentário