Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 15 de setembro de 2013

Boletim Paroquial nº 66

Semana de 15 a 22 de Setembro 2013
XXIV Domingo do Tempo Comum - ANO C


O AMOR INCONDICIONAL


A liturgia deste domingo centra a nossa reflexão na lógica do amor de Deus.
Sugere que Deus ama o homem, infinita e incondicionalmente; e que nem o pecado nos afasta desse amor…

A primeira leitura apresenta-nos a atitude misericordiosa de Jahwéh face à infidelidade do Povo.
Neste episódio – situado no Sinai, no espaço geográfico da aliança – Deus assume uma atitude que se vai repetir vezes sem conta ao longo da história da salvação: deixa que o amor se sobreponha à vontade de punir o pecador.

Na segunda leitura, Paulo recorda algo que nunca deixou de o espantar: o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo.
Esse amor derrama-se incondicionalmente sobre os pecadores, transforma-os e torna-os pessoas novas.
Paulo é um exemplo concreto dessa lógica de Deus; por isso, não deixará de testemunhar o amor de Deus e de Lhe agradecer.

O Evangelho apresenta-nos o Deus que ama todos os homens e que, de forma especial, Se preocupa com os pecadores, com os excluídos, com os marginalizados.
A parábola do “filho pródigo”, em especial, apresenta Deus como um pai que espera ansiosamente o regresso do filho rebelde, que o abraça quando o avista, que o faz reentrar em sua casa e que faz uma grande festa para celebrar o reencontro.


Papa Francisco: OS MEXERICOS SÃO CRIMINOSOS, POIS MATAM DEUS E O PRÓXIMO



Quem fala mal do próximo é um hipócrita, que não tem “a coragem de olhar para os próprios defeitos”. Foi o que disse o Papa na homilia desta manhã na Casa Santa Marta.
 
Porque reparas no cisco que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?”: O Papa Francisco iniciou sua homilia com a pergunta feita por Jesus que mexe com a consciência de todos os homens, de todos os tempos. O Papa observou que Cristo, após falar da humildade, fala-nos do seu oposto, ou seja, “daquela atitude odiosa para com o próximo, de ser juiz do irmão”. Para estes casos, Jesus usa uma palavra dura: hipócrita:

Aqueles que vivem julgando o próximo, falando mal do outro, são hipócritas, porque não têm a força, a coragem de olhar para os próprios defeitos.

O Senhor afirma que quem tem no coração ódio do seu irmão, é um homicida...
Também o Apóstolo João, na sua primeira Carta, é claro: quem odeia e julga o seu irmão caminha nas trevas.”

Para o Papa, todas as vezes que julgamos os nossos irmãos no nosso coração e, pior, falamos disso com outras pessoas, somos “cristãos homicidas”:
Um cristão homicida … Não sou eu quem digo, eh?, é o Senhor. E sobre este ponto, não há meio termo. Quem fala mal do irmão, mata-o. E nós, todas as vezes que o fazemos, imitamos aquele gesto de Caim, o primeiro homicida da história”.

O Papa Francisco acrescenta que neste período em que se fala de guerras e se pede tanto a paz, “é necessário um gesto nosso de conversão”. “Os mexericos – advertiu – fazem parte desta dimensão da criminalidade. Não existe mexerico inocente”.

A língua, disse ainda citando São Tiago, é para louvar a Deus, “mas quando a usamos para falar mal do irmão ou da irmã, nós usamos-lha para matar Deus”, “a imagem de Deus no irmão”. Não vale a argumentação de que alguém mereça intrigas.

Reze por essa pessoa! Faça penitência por ela! E depois, se necessário, fale com alguém que possa remediar o problema. Sem espalhar a notícia!’.

Paulo foi um grande pecador, e disse de si mesmo: ‘Antes eu blasfemava, perseguia e era violento. Mas tiveram misericórdia’.

Talvez nenhum de nós blasfeme – talvez.

Mas se alguém faz intriga, certamente é um perseguidor e um violento. Peçamos para nós, para toda a Igreja, a graça de nos converter da criminalidade das intrigas ao amor, à humildade, à mansidão, à magnanimidade do amor para com o próximo”.

Cidade do Vaticano, Rádio Vaticano, 13-09-2013


Crise: A URGÊNCIA DA CARIDADE



O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou, esta terça-feira, em Fátima, no encontro da pastoral social, que os tempos actuais são “muito complexos” e que se vive uma «autêntica mudança de época”.

D. Manuel Clemente disse aos participantes do encontro subordinado ao tema «Testemunhar a Caridade no Ano da Fé» que a humanidade “está disponível e desperta para uma atitude verdadeiramente cristã”.

Na sessão de abertura, o presidente da CEP referiu que a prática da caridade “é urgente” nos tempos que correm e os cristãos devem “estar na primeira linha”.

No encontro a decorrer em Fátima, Centro Pastoral Paulo VI, até quinta-feira, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. Jorge Ortiga, realçou também que na sociedade hodierna “as coisas confundem-se com relativa facilidade” e “muitas vezes procura-se camuflar a verdadeira identidade com uma ambiguidade que às vezes pode ser preocupante”.

Segundo D. Jorge Ortiga, “o medo impôs-se com os seus variadíssimos tentáculos” e “nem sempre há uma preocupação por um encontro com os verdadeiros conteúdos”.

O 28.º encontro da Pastoral Social cruza também experiências e realidades vividas a partir de um vasto campo de trabalho, que inclui áreas como a “pastoral penitenciária”, o apoio à procura de emprego, “o drama do tráfico humano” e a acção da Igreja Católica junto das minorias étnicas.

A conferência de encerramento será proferida pelo arcebispo de Boston (EUA), cardeal Seán O’Malley, que falará sobre «A caridade é a fé em acção».

Fátima, Santarém, 11 Set 2013 (Ecclesia)

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 17 de Setembro, às 19:00
Sábado, dia 21 de Setembro, às 17:00 – 30º Dia Felismina Martins Coelho
                                                                     30º Dia Manuel Fernando da Silva Couto
                                                                     1º Anivº Joaquim Oliveira da Luz
Domingo, dia 22 de Setembro, às 9:15


ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:00 às 18:30


NOTA
Quero agradecer a resposta pronta – para além da Comunidade Paroquial, quer do Grupo de Jovens na distribuição do folheto de divulgação, quer do Coro Paroquial, não obstante estarem de "férias", a presença na Vigília de Oração pela Paz com o Papa Francisco, realizada no passado dia 7 de Setembro, na nossa Igreja.

BAPTISMO PARA ADULTOS
Se houver alguém que não sendo baptizado pretenda receber o Sacramento do Baptismo, deve fazer a sua inscrição até final do mês de Setembro junto do Padre Rui.


Sem comentários:

Enviar um comentário