Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 2 de novembro de 2013

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

O desafio da nossa existência não é a morte, é o Paraíso!
Papa Francisco na Oração do Angelus do dia 1Nov2013, Dia de Todos os Santos.



Para a Comunidade Paroquial de São Cristóvão do Muro, o dia 2 de Novembro, Dia Todos os Fieis Defuntos, não será um dia de luto e tristeza mas um dia particular de íntima comunhão com aqueles que nos precederam, um dia de oração que iniciamos com a Santa Missa às 17H30 e continuamos com a procissão ao cemitério.

O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.
O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo:
o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.
O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça,
e o meu cálice transborda.
O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre.
O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

Salmo 22 (23)
A esperança não decepciona nunca porque Jesus não decepciona nunca.
Palavras do Papa Francisco na homilia da Missa de Festa de Todos os Santos e Vigília da Celebração dos Defuntos, no dia 1Nov2013:
Hoje, na festa de todos os santos e vigília da celebração dos defuntos, é necessário que os cristãos pensem seriamente no valor da esperança cristã.

Onde estão os nossos antepassados?
Onde está Jesus Cristo crucificado, morto e ressuscitado?
Eis as principais perguntas relativas à esperança cristã para este dia.

Hoje é um dia de esperança; os nossos irmãos e as nossas irmãs que nos precederam nesta vida, encontram-se hoje na presença do Senhor pela graça de Jesus Cristo.
A esperança não decepciona nunca porque Jesus nunca decepciona a ninguém.

E é por isso que todos nós somos hoje chamados a purificar a nossa visão de esperança em Cristo Jesus: todos caminhamos rumo ao “declínio” da nossa vida terrena: como o aguardamos?
Com a esperança ou com o desespero e tristeza?
A esperança não decepciona nunca porque Jesus não decepciona nunca.

Fonte: Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário