Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

VISTA OFICIAL DO PAPA FRANCISCO AO PALÁCIO DO QUIRINAL

Amanhã, 14 de Novembro, o Papa Francisco efectua uma visita oficial ao Palácio do Quirinal, sede da Presidência da República Italiana, para retribuir ao presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, a visita que este fez ao Vaticano no passado dia 8 de Junho.

 
Pode acompanhar em directo, dia 14 de Novembro de 2013 às 10H00, a emissão do Centro Televisivo do Vaticano.


 


Adicionado em 14Nov:


O Santo Padre Francisco, no seu discurso dirigido ao Presidente Giorgio Napolitano, afirmou:

Tantas são as questões face às quais as nossas preocupações são comuns e as respostas podem ser convergentes.

O momento actual é marcado pela crise económica que tarda a ser superada e que conta entre os efeitos mais dolorosos o de uma insuficiente disponibilidade de trabalho.
É necessário multiplicar esforços para aliviar as suas consequências e para aproveitar e reforçar qualquer sinal de recuperação.

A principal tarefa da Igreja é testemunhar a misericórdia de Deus e encorajar respostas generosas de solidariedade para abrir a um futuro de esperança; Porque lá onde cresce a esperança multiplicam-se as energias e o compromisso com a construção de uma ordem social e civil mais humana e mais justa, e emergem novas potencialidades para o desenvolvimento sustentável e saudável.

No centro das esperanças e dificuldades sociais está a família.
Com renovada convicção, a Igreja continua a promover o empenho de todos, indivíduos e instituições, para apoiar a família, que é o principal lugar onde se forma e cresce o ser humano, onde aprende os valores e os exemplos que o tornam credível.
A família precisa de estabilidade e reconhecimento de laços recíprocos, para implantar completamente a sua tarefa insubstituível e cumprir sua missão.
Enquanto oferece as suas energias, ela pede para ser apreciada, valorizada e protegida.

Fonte: Santa Sé

O Palácio Quirinal foi inicialmente construído para residência de verão do Papa pelo que deixamos aqui uma breve nota da sua história.

O Palácio Quirinal foi construído entre 1583 e 1585, por desejo do Papa Gregório XIII (1572-85).

Deveria ser uma residência de verão, num local considerado mais saudável que a colina do Vaticano e o Latrão.
O arquitecto Ottaviano Mascarino foi o encarregado da obra.

A morte do papa em 1585 impediu Mascarino de realizar um segundo projecto que previa a ampliação do palacete para transformá-lo num grande palácio com alas porticadas paralelas e um grande pátio no seu interior.
O edifício construído por Mascarino ainda pode ser reconhecido na fachada norte do Pátio de Honra, caracterizada por uma loggia (galeria aberta) dupla e superada pela torre panorâmica actualmente conhecida como torre dos ventos (torre dei venti) ou torrino, sucessivamente elevada com a construção do campanário.

Porque a pequena vila construída por Mascarino veio a considerar-se insuficiente para acomodar a corte papal e para atender às necessidades de representação, o Papa Sisto V (1585-90) adquiriu a villa Monte Cavallo e encarregou o arquitecto Domenico Fontana de expandir o palácio.
Sisto V veio a morrer no Quirinal e o projecto de renovação do edifício foi concluído por seus sucessores.

Em 1809 as tropas do exército napoleónico ocupam Roma, capturam o Papa Pio VII (1800-1823) e deportam-no para França.
O Quirinal é escolhido pelo governo Napoleónico como residência do Imperador e, na expectativa de uma visita de Napoleão a Roma – o que não veio a acontecer, é adaptado às novas necessidades segundo o elegante estilo neoclássico.

Em Maio de 1814 o Papa Pio VII regressa a Roma e toma posse do Quirinal, encetando medidas para apagar os vestígios da ocupação napoleónica.

O Palácio do Quirinal serviu de residência de verão aos Papas até 1870, quando Roma foi conquistada pelo Reino de Itália.
O último pontífice a habitar no palácio foi o Papa Pio IX (1846-78).

Passou, então, a ser a residência oficial do Rei sendo os jardins completamente remodelados ao sumptuoso estilo Louis XV.


Com a abolição da monarquia em 1946, o palácio tornou-se na residência oficial e local de trabalho do Presidente da República Italiana.


Desde essa data que as estruturas arquitectónicas do complexo do Quirinal, bem como o mobiliário interior, permanecem inalteradas.
A administração da Secretaria-Geral da Presidência da República tem preservado o notável património artístico e cultural constituído ao longo de quatrocentos anos de história.

Palácio do Quirinal - A SALA DO PAPA

Mais informação em: IL PALAZZO DEL QUIRINALE

Fontes: Rádio Vaticano e Presidenza della Repubblica Italiana


Sem comentários:

Enviar um comentário