Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PARA O PAPA FRANCISCO, UMA SALVA DE PALMAS!

Parabéns ao Papa Francisco que celebra hoje o seu 77º aniversário!



No passado dia 14 de Dezembro, as crianças assistidas no dispensário de Santa Marta no Vaticano anteciparam o seu aniversário e, com o Papa Francisco, todos sopraram as 77 velas do bolo de parabéns.
Como noticiou o Osservatore Romano:
E (o Papa) como faz um avô com os seus pequenos netos, contou até três, mimando com os dedos; depois, convidou todos a soprar juntos as velas acesas.


Jorge Mario Bergoglio, nasceu na capital argentina no dia 17 de Dezembro de 1936.
Filho de emigrantes Piemonteses (do norte de Itália), o seu pai Mário trabalhava como contabilista no caminho de ferro e a sua mãe Regina Sivori, ocupava-se da casa e da educação dos cinco filhos.
Diplomou-se como técnico químico e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto.

A 11 de Março de 1958 entrou no noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanísticos no Chile e, tendo voltado para a Argentina, em 1963 obteve a licenciatura em filosofia no colégio de São José em San Miguel.
De 1964 a 1965 foi professor de literatura e psicologia no colégio da Imaculada de Santa Fé e em 1966 ensinou estas mesmas matérias no colégio do Salvador, em Buenos Aires.
De 1967 a 1970 estudou teologia, licenciando-se ainda no colégio de São José.

A 13 de Dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote pelo arcebispo D. Ramón José Castellano.
De 1970 a 1971 deu continuidade à sua preparação em Alcalá de Henares, na Espanha, e a 22 de Abril de 1973 emitiu a profissão perpétua nos jesuítas. Regressou à Argentina, onde foi mestre de noviços na Villa Barilari em San Miguel, professor na faculdade de teologia, consultor da província da Companhia de Jesus e também reitor do colégio.
No dia 31 de Julho de 1973 foi eleito provincial dos jesuítas da Argentina, cargo que desempenhou durante seis anos.

Depois, retomou o trabalho no campo universitário e, de 1980 a 1986, foi novamente reitor do colégio de São José, e inclusive pároco em San Miguel.
No mês de Março de 1986 partiu para a Alemanha, onde concluiu a tese de doutoramento.
Em seguida, os superiores enviaram-no para o colégio do Salvador em Buenos Aires e sucessivamente para a igreja da Companhia, na cidade de Córdova, onde foi director espiritual e confessor.

A 20 de Maio de 1992 João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires e a 3 de Junho de 1997, foi promovido arcebispo coadjutor de Buenos Aires.
Com o o falecimento do cardeal Quarracino, sucedeu-lhe a 28 de Fevereiro de 1998 como arcebispo, primaz da Argentina e ordinário para os fiéis de rito oriental residentes no país e desprovidos de ordinário do próprio rito.

No Consistório de 21 de Fevereiro de 2001, João Paulo II criou-o Cardeal, atribuindo-lhe o título de São Roberto Bellarmino.
O novel Cardeal convidou os fiéis a não virem a Roma para festejar a púrpura, mas a destinar aos pobres o dinheiro da viagem.
Tornou-se um ponto de referência devido às suas tomadas de posição fortes durante a dramática crise económica que abalou a Argentina em 2001.

Em Outubro de 2001 foi nomeado relator-geral adjunto da décima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos bispos, dedicada ao ministério episcopal.
Em 2002 recusou a nomeação a presidente da Conferência episcopal argentina, mas três anos mais tarde foi eleito para tal cargo e depois confirmado por mais um triénio em 2008.
Entretanto, em Abril de 2005, participou no conclave durante o qual tinha sido eleito Bento XVI.

Como arcebispo de Buenos Aires – diocese com mais de três milhões de habitantes – pensou num projecto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com quatro finalidades principais:
  • comunidades abertas e fraternas;
  • protagonismo de um laicado consciente;
  • evangelização destinada a cada habitante da cidade;
  • assistência aos pobres e aos enfermos.

Em Setembro de 2009 lançou a campanha de solidariedade a nível nacional, em vista do bicentenário da independência do país:
  • duzentas obras de caridade a realizar até 2016.

Para explicar a escolha de morar num apartamento e de preparar o jantar sozinho, disse várias vezes: «O meu povo é pobre e eu sou um deles».

Até ao início da sede vacante foi membro das Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

No dia 13 de Março de 2013, às 18H06 (hora de Lisboa), o fumo branco saiu da chaminé colocada sobre a Capela Sistina.
O então o cardeal Jorge Bergoglio foi escolhido pelos cardeais eleitores para suceder a Bento XVI, que renunciou ao ministério petrino.
Como Papa, o 266.º Igreja Católica, adoptou o nome de Francisco.

Texto retirado da sua biografia oficial (Santa Sé)

O serviço de internet do Vaticano, como forma de assinalar o 77.º aniversário natalício do Papa Francisco, produziu um álbum de fotografias com citações do Papa, intitulado ‘A ternura de Deus expressa-se nos sinais’.

TECLAR EM   Ler mais»   PARA VER ÁLBUM


Fonte: Santa Sé

Sem comentários:

Enviar um comentário