Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

AS INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE SÃO A GRANDE ALMOFADA SOCIAL DESTE PAÍS






São a grande almofada social deste país. Se estas instituições não fizessem o que fazem, ou dito de outra maneira, se a comunidade portuguesa não fosse tão activa como é em mobilizar-se, em organizar-se, para responder às necessidades do próximo, da comunidade, da aldeia, este país já tinha colapsado.


Declarou ao Porto Canal o Senhor Padre Lino Maia, Presidente da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade desde 2006, no dia em que se comemora o 33º aniversário da instituição.


Na sua mensagem às cerca de 4 500 associadas deixa uma mensagem de regozijo pelo passado e de esperança num futuro do sector social solidário, de que a CNIS é a principal representante.

A CNIS hoje é uma realidade com muita vitalidade, é um parceiro credível com pensamento, com vida, com passado e com futuro.
É importante sublinhar os inúmeros contributos de um sector com milhares de instituições que com muita persuasão, determinação, presença e constância se vão afirmando.
É um sector militante do voluntariado onde se destaca o exemplo dos dirigentes perseverantes e marcantes.
Um sector em que a comunidade se revê porque as instituições sociais são a força dessa comunidade que se organiza, que não cruza os braços perante as dificuldades, que encontra e inventa soluções, que não se deixa vencer por obstáculos.”

A União das Instituições de Particulares de Solidariedade Social (UIPSS) foi fundada no dia 15 de Janeiro de 1981 e transformou-se em Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) em 2003.

O padre Lino Maia destacou alguns nomes importantes nestes 33 anos de vida associativa e recordou que, antes dos anos 80, muitas destas instituições já tinham muita actividade e foram elas que deram corpo a esta actividade social solidária.

Aproveitou esta data para anunciar duas iniciativas, de natureza diferente, que dão conta do futuro que espera a Confederação:

Gostaria de associar este dia de aniversário da CNIS ao seu contributo para a afirmação do Estado Social.
A CNIS foi chamada a colaborar com os dois partidos que estão neste momento no poder para dar o seu contributo.
Fizemo-lo com pensamento, com consciência e penso que vamos marcar um guião para um Estado Melhor, mais do que para a Reforma do Estado.

E, muito perto deste aniversário, gostaríamos que ficasse resolvida uma questão que não sendo determinante é importante: Julgo que em breve teremos a nova sede e, simbolicamente, gostaria que todo este sector social solidário sentisse que a a CNIS é o seu espaço, a sua casa.”


Fontes: Porto Canal, CNIS, Solidariedade – Mensário da CNIS



Sem comentários:

Enviar um comentário