Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Boletim Paroquial nº 89

Semana de 23 de Fevereiro a 2 de Março de 2014
VII Domingo do Tempo Comum - ANO A


O CAMINHO DA PERFEIÇÃO


A liturgia do sétimo Domingo do Tempo Comum convida-nos à santidade, à perfeição. Sugere que o “caminho cristão” é um caminho nunca acabado, que exige de cada homem ou mulher, em cada dia, um compromisso sério e radical (feito de gestos concretos de amor e de partilha) com a dinâmica do “Reino”.
Somos, assim, convidados a percorrer o nosso caminho de olhos postos nesse Deus santo que nos espera no final da viagem.

A primeira leitura que nos é proposta apresenta um apelo veemente à santidade: viver na comunhão com o Deus santo, exige o ser santo. Na perspectiva do autor do nosso texto, a santidade passa também pelo amor ao próximo.

No Evangelho, Jesus continua a propor aos discípulos, de forma muito concreta, a sua Lei da santidade (no contexto do “sermão da montanha”). Hoje, Ele pede aos seus que aceitem inverter a lógica da violência e do ódio, pois esse “caminho” só gera egoísmo, sofrimento e morte; e pede-lhes, também, o amor que não marginaliza nem discrimina ninguém (nem mesmo os inimigos). É nesse caminho de santidade que se constrói o “Reino”.

Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto – e os cristãos de todos os tempos e lugares – a serem o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens. Para que isso aconteça, eles devem renunciar definitivamente à “sabedoria do mundo” e devem optar pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).


Igreja / Porto: BISPO QUER SER PRESENÇA «PRÓXIMA»
D. António Francisco dos Santos confessa «surpresa» e agradece à Diocese de Aveiro, que o vê partir


O novo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, disse hoje à Agência ECCLESIA que parte para esta missão com o objectivo de estar próximo de toda a população, de uma maneira “simples, próxima e fraterna”.

Levo a minha entrega, a alegria de anunciar o Evangelho, a certeza da proximidade com todos, a disponibilidade para que todos encontrem em mim um pastor e um irmão”, declarou o prelado, em Aveiro, diocese da qual se vai despedir para assumir as funções confiadas pelo Papa Francisco.

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, era bispo de Aveiro desde 2006, cargo para o qual foi nomeado por Bento XVI.

Quero ser porta-voz do amor de Deus, de um Deus que ama cada um em cada situação e em cada circunstância. Vou para agradecer a Deus a Igreja do Porto e para semear esperança”, afirmou.

O prelado foi ordenado bispo em Março de 2005, na Sé de Lamego, diocese da qual é natural, depois de João Paulo II o ter nomeado como auxiliar de Braga em Dezembro de 2004.

A nomeação como bispo do Porto, pelo Papa Francisco, foi publicada esta manhã na sala de imprensa da Santa Sé.

Neste momento, é uma surpresa enorme, inesperada, porque ao ser confrontado com a decisão do Santo Padre senti-me surpreendido e por isso só à luz da fé pude entender esta decisão”, assinala D. António Francisco dos Santos.

O prelado manifesta a sua vontade de “servir a Diocese do Porto com alegria, com entusiasmo” e admite que existe uma “tristeza da separação” da Igreja em Aveiro.

Esta diocese encontra-se hoje mobilizada, feliz, unidade, com uma extraordinária de prosseguir o caminho que a Missão Jubilar nos trouxe. Por isso, a bênção, o sonho de Deus para Aveiro continuará a inspirar e encontrar colaboradores decididos”, sublinha.

Do meu coração ninguém sai para que aqueles que vou servir possam entrar, todos têm o mesmo lugar e procurarei servir todos com a mesma generosidade”, diz ainda, sublinhando a sua "disponibilidade interior" para "peregrinar".

A Diocese do Porto é mais populosa da Igreja Católica em Portugal, com mais de 2 milhões de habitantes, e tem uma área de 3010 quilómetros quadrados, a qual engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao Distrito do Porto, oito ao Distrito de Aveiro e um ao Distrito de Braga.

Não vou só, vou com a bênção de Deus, a protecção de Nossa Senhora e esta imensa certeza de que todos aqueles com quem trabalhamos, construindo Igreja, estarão comigo”, refere o novo bispo, que sucede a D. Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco a 18 de maio de 2013.

A data da entrada solene na Diocese, na Catedral do Porto, “será indicada proximamente”, adianta D. Pio Alves, administrador apostólico, numa mensagem de saudação ao novo bispo.


A nossa Comunidade Paroquial saúda e reza pelo nosso Bispo D. António Francisco!”


Vaticano: PAPA EXIGE MAIS RESPEITO POR IDOSOS E RENOVA CRÍTICA A ECONOMIA QUE «MATA»
O Papa Francisco rejeita discriminação ou eliminação de vidas humanas com base em motivos de saúde


Cidade do Vaticano, 20 fev 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco exigiu hoje um maior respeito por todos os idosos, renovando as suas críticas à economia que “mata”, numa mensagem dirigida à Academia Pontifícia da Vida (APV), da Santa Sé, que assinala o seu 20.º aniversário.

Nas nossas sociedades existe um domínio tirânico de uma lógica económica que exclui e por vezes mata, da qual hoje muitíssimos são vítimas, a começar pelos nossos idosos”, escreve.

Francisco destaca que a “privação mais grave” de que os idosos sofrem não é a falta de forças físicas, mas “o abandono, a exclusão, a privação de amor”, que brotam de uma "cultura do descartável".

O Papa sublinha que a saúde é “um valor importante”, mas que não esta não pode “determinar o valor da pessoa”.

A plenitude a que tende toda a vida humana não está em contradição com uma condição de doença e sofrimento. Portante, a falta de saúde e a deficiência não são nunca uma boa razão para excluir, ou pior, para eliminar uma pessoa”, sustenta.

Neste contexto, Francisco apresenta a família como “mestra de acolhimento e solidariedade”, um espaço no qual se pode “aprender que a perda da saúde não é uma razão para discriminar qualquer vida humana”.

A assembleia geral da APV está a decorrer até sábado, sobre o tema ‘Envelhecimento e deficiência’, incluindo um Workshop destinado a investigadores, estudiosos, profissionais da área da saúde e estudantes.

Segundo o Papa, este é um tema de “grande actualidade”, que a Igreja Católica tem no seu “coração”.

A situação sócio-demográfica do envelhecimento revela-nos claramente esta exclusão da pessoa idosa, especialmente quando doente, deficiente ou vulnerável por qualquer motivo”, alerta.

Francisco lamenta que se esqueça “demasiadas vezes” que as relações entre pessoas são sempre “relações de dependência recíproca”, algo que surge com maior força “nas situações de velhice, doença, deficiência, de sofrimento em geral”.

Na base da discriminação e da exclusão está, contudo, uma questão antropológica: quanto vale o homem e sobre quê se baseia este valor”, observou.

A mensagem sublinha ainda que uma sociedade “verdadeiramente acolhedora” exige o reconhecimento de que cada vida humana é “preciosa, também na velhice, na deficiência, na doença grave e mesmo quando se está a apagar”.

O chamamento à realização humana não exclui o sofrimento, pelo contrário, ensina a ver na pessoa doente e sofredora um dom para toda a comunidade, uma presença que apela à solidariedade e à responsabilidade”, conclui.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 25 de Fevereiro, às 19:00 – 30º Dia Maria da Silva Dias
Sábado, dia 1 de Março, às 17:00 - 7º Dia Lucinda Filomena Nogueira da Costa Ramos
Domingo, dia 2 de Março, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30


NOTAS:

Na próxima Quarta-feira, pelas 21H00, começa o Curso de Iniciação de Catequese em Santiago de Bougado – na Capela da Senhora da Livração.
É fundamental que todos os catequistas, que se inscreveram, não faltem.
A formação nunca é demais e é fundamental para o anúncio do Evangelho.

Na próxima Sexta-feira teremos o nosso 4º encontro de preparação para o Crisma de Adultos, às 21H30, no Salão Paroquial de S. Romão.



Sem comentários:

Enviar um comentário