Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

FIM ÀS VIOLÊNCIAS NA UCRÂNIA

Papa pede cessação das violências na Ucrânia, confessa preocupação e assegura oração



No final da audiência de hoje, o Santo Padre fez um apelo para a paz na Ucrânia pedindo que cessem as violências e assegurou a sua solidariedade e oração pelas vítimas:

"É com preocupação que sigo o que tem vindo a acontecer em Kiev. Asseguro a minha proximidade ao povo ucraniano e rezo pelas vítimas das violências, pelos seus familiares e pelos feridos. Convido todas as partes a cessarem toda e qualquer acção violenta e a procurarem a concórdia e a paz no país".

Pelo menos 25 pessoas morreram nas últimas 24 horas, na Ucrânia, segundo os dados avançados pelo Ministério da Saúde.
Os confrontos entre polícias e manifestantes continuaram durante a noite na Praça da Independência, na sequência de uma crise política na Ucrânia que desde finais de Novembro levou milhares de pessoas às ruas para protestar contra a decisão do presidente Viktor Ianukovitch de suspender a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia.

O Papa Francisco já tinha deixado um apelo à paz na Ucrânia a 26 de Janeiro, numa altura em que Governo e oposição iniciaram negociações que levaram à demissão do primeiro-ministro, Mikola Azarov, e a evacuação da Câmara Municipal de Kiev e outros edifícios públicos.
Estou próximo da Ucrânia com a oração, em particular dos que perderam a vida nestes dias e das suas famílias. Desejo que se desenvolva um diálogo construtivo entre as instituições e a sociedade civil, evitando qualquer recurso a ações violentas, e que prevaleça no coração de cada um o espírito de paz e a busca do bem comum”
declarou então o Santo Padre, após a recitação da oração do Angelus.



Fontes: Rádio Vaticano, Agência Ecclesia, Centro Televisivo do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário