Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 6 de abril de 2014

Boletim Paroquial nº 95

Semana de 6 a 13 de Abril de 2014
V Domingo da Quaresma - ANO A


O DESÍGNIO DE DEUS


Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.

Na primeira leitura, Jahwéh oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova.
Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de obediência a Deus e de amor aos irmãos.

O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva.
Ser “amigo” de Jesus e aderir à sua proposta (fazendo da vida uma entrega obediente ao Pai e um dom aos irmãos) é entrar na vida definitiva.
Os crentes que vivem desse jeito experimentam a morte física; mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.

A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Baptismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer.
Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem “segundo o Espírito”.


Porto: NOVO BISPO QUER IGREJA PRONTA A «CUIDAR»
Entrada solene de D. António Francisco dos Santos marcada para domingo


Porto, 02 abr 2014 (Ecclesia) – O novo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, disse hoje ao semanário diocesano ‘Voz Portucalense’ que quer uma Igreja pronta para “cuidar” de todas as pessoas que vivem numa situação de sofrimento.
A melhor maneira, senão mesmo a única, de impulsionar o cuidado pastoral pelas classes desfavorecidas, pelos desempregados (e o desemprego é um dos dramas maiores hoje), pelos pobres e marginalizados, pelas famílias em dor, ruptura ou provação, pelos doentes ou pelos reclusos, é cuidar de todos e de cada um individualmente como pessoa, com dignidade, como irmão com nome e com alma”, refere o prelado, que vai tomar posse este sábado, após ter sido nomeado pelo Papa Francisco como bispo do Porto, a 21 de Fevereiro.

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, tomará posse perante o Colégio de Consultores da diocese no Paço Episcopal, numa cerimónia privada, e a entrada solene será no domingo, às 16 horas, na Catedral do Porto.

Cuidar é uma bela e necessária forma de curar as feridas dos que sofrem. Cuidar é agir sem demora, sem arrastar ou retardar respostas sociais, porque os pobres não podem esperar”, precisa o responsável.

Na primeira entrevista ao semanário diocesano, o bispo diz querer “assumir a história e a memória da Igreja do Porto, que viveu momentos marcantes ao longo da história” e assume a necessidade de “conhecer as pessoas e a realidade”.
Tudo devo delinear, programar, decidir, realizar e avaliar em comunhão e corresponsabilidade com as pessoas e as estruturas diocesanas, vicariais ou paroquiais. Sei que não posso nem devo repetir, por si mesmas, experiências pastorais anteriores nem replicar formas e métodos de acção pastoral realizadas noutras circunstâncias”, adianta.
D. António Francisco dos Santos reconhece que Papa trouxe uma “nova pedagogia pastoral à Igreja” e refere a “dor sentida” por ter de deixar a Diocese de Aveiro, onde era bispo desde 2006.

O prelado foi ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego, diocese da qual é natural, depois de João Paulo II o ter nomeado como auxiliar de Braga em dezembro de 2004.
A Diocese do Porto tem mais de 2 milhões de habitantes e uma área de 3010 quilómetros quadrados, a qual engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao Distrito do Porto, oito ao Distrito de Aveiro e um ao Distrito de Braga.

Sempre que obedeci a Deus me senti bem com a minha consciência e parti confiante para cada nova missão. Assim rezo e confio também nesta hora”, assinala D. António Francisco dos Santos.
O novo bispo do Porto volta a falar da “surpresa” com que recebeu a missão que lhe foi confiada pelo Papa e deixa uma saudação a toda a comunidade católica, particularmente ao administrador apostólico, D. Pio Alves, e aos bispos auxiliares, D. António Taipa e D. João Lavrador.

Peço a todos os diocesanos da Igreja portucalense que me abençoem hoje e sempre para que saiba ser para todos e junto de cada um apóstolo da bondade e do amor de Deus e construtor convosco de um mundo melhor no Porto e a partir do Porto”, conclui.




AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 8 de Abril, às 20H00 – 30º dia Sofia Duarte dos Santos;
30º dia Edmar Maia Coelho
Sábado, dia 12 de Abril, às 17H00 – 30º Dia Irene de Freitas Torres
Domingo, dia 13 de Abril, às 9H00

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira não há atendimento

CONFISSÕES QUARESMAIS
Dia 8 de Abril, Terça-feira, das 17 às 20H00

COMPASSO / VISITA PASCAL
Na próxima Terça-feira, dia 8 de Abril, há reunião com todas as pessoas que integrarão a Visita Pascal, no Salão Paroquial, pelas 21H30.

PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA

No próximo dia 14 de Junho, Sábado, a Vigararia da Trofa/Vila do Conde fará a sua peregrinação a Fátima.
O Programa será o seguinte:
11H00 Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo, na Igreja nova da Santíssima Trindade;
de seguida tempo livre e, às 16H00, recitação do Terço na Capelinha das Aparições.

Nesse dia não haverá qualquer actividade paroquial, nem Eucaristia.
Gostava muito que a nossa comunidade correspondesse de forma massiva!

As inscrições, com o pagamento no acto de inscrição, deverão ser feitas até dia 31 de Maio junto do Pe. Rui ou no final das Eucaristias.
O preço por pessoa é de 12,50€.
Serão dadas mais informações acerca da hora da partida e dos locais para apanhar o autocarro.



Sem comentários:

Enviar um comentário