Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 30 de abril de 2014

ENTENDIMENTO - O SEGUNDO DOS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

O Santo Padre retomou hoje o ciclo de catequeses sobre os sete dons do Espírito Santo



Explicou o Papa Francisco:

Não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados.
É um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação.

O Apóstolo Paulo, dirigindo-se à comunidade de Corinto, descreve bem os efeitos deste dom: ‘Aquelas coisas que o olho não vê, nem as orelhas ouviram, nem nunca entraram no coração do homem. Deus preparou-as para aqueles que o amam. Mas a nós Deus revelou-as por meio do Espírito.

O próprio Jesus prometeu-nos que o Espírito Santo havia de nos recordar os seus ensinamentos e guiar-nos para a verdade total.
Para sabermos como isto se realiza, vale a pena recordar o que sucedeu com os dois discípulos a caminho de Emaús: à medida que iam ouvindo Jesus explicar-lhes nas Escrituras que Ele devia sofrer e morrer para depois ressuscitar, a mente deles abriu-se e reacendeu-se a esperança nos seus corações.
É precisamente o que o Espírito Santo faz num cristão com o dom do entendimento: abre uma brecha na obscuridade da nossa inteligência e do nosso coração e faz de nós verdadeiros crentes, capazes de saborearmos tudo aquilo que o Senhor nos revela na sua Palavra e de nos alegrarmos com tudo aquilo que Ele opera na nossa vida.

É importante o dom do entendimento para a nossa vida cristã!
Peçamos ao Senhor que nos dê esta graça para entender como Ele compreende as coisas que acontecem e para entender, sobretudo, as palavras de Deus no Evangelho.

Fonte: Santa Sé e Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário