Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 21 de maio de 2014

CONSERVAR A CRIAÇÃO COM O DOM DA CIÊNCIA

Prosseguindo o ciclo de catequeses que tem vindo a desenvolver, às quartas-feiras, sobre os dons do Espírito Santo, o Papa Francisco tratou desta vez do dom da ciência, sublinhando a beleza do mundo criado, que há que respeitar e defender, sem o violentar.


Entre os dons do Espírito Santo, a ciência é um dom que nos leva a captar a grandeza e o amor de Deus, presentes na criação – afirmou o Papa Francisco. Este dom suscita em nós uma profunda sintonia com o Criador, que permite perceber, em cada pessoa humana e demais realidades criadas, a marca da grandeza e do amor de Deus.

O dom da ciência coloca-nos em profunda sintonia com o Criador e faz-nos participar na limpidez do seu olhar e do seu juízo”

Quando se fala em ciência, o pensamento vai imediatamente à capacidade do homem de conhecer sempre melhor a realidade que o circunda e de descobrir as leis que regulam a natureza e o universo. Todavia, a ciência que vem do Espírito Santo não se limita ao conhecimento humano: é um dom especial que nos leva a entender, através da criação, a grandeza e o amor de Deus e a sua relação profunda com cada criatura”

Desta forma – continuou o Santo Padre - a ciência ajuda-nos a não cair no risco de nos considerarmos senhores da criação: esta foi-nos entregue por Deus para que cuidemos dela e a utilizemos para benefício de todos, com respeito e gratidão.

Tudo isto é motivo de serenidade e de paz e faz do cristão uma testemunha alegre de Deus, tal como S. Francisco de Assis e tantos santos que souberam louvar e cantar o seu amor através da contemplação da Criação.”

O dom da ciência – sublinhou ainda o Papa - ajuda-nos ainda a olhar as pessoas e as realidades que nos circundam sem as absolutizar, mas sabendo reconhecer os seus limites e a sua orientação para Deus.
Tudo isto é motivo de serenidade e de paz, fazendo de nós jubilosas testemunhas de Deus que, maravilhadas com a Sua obra, louvam o Criador, cheias de gratidão pelo seu amor.

O Papa Francisco concluiu a sua catequese convidando todos os seres humanos a conservarem a Criação.

Esta deve ser a nossa atitude em relação à natureza: conservá-la, caso contrário, a natureza nos destruirá. Não nos esqueçamos disso.”


Fonte: Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário