Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 23 de maio de 2014

VISITA PASTORAL DO PAPA FRANCISCO À TERRA SANTA de 24 a 26 de Maio

É amanhã que o Papa Francisco parte para a Terra Santa para uma viagem de grande importância para o diálogo inter-religioso.
Percorrerá três estados em três dias: A Jordânia, a Palestina e Israel.
O Santo Padre percorrerá os caminhos da história para abrir um novo tempo de diálogo e esperança.



Foi no dia 5 de Janeiro de 2014 que o Papa Francisco anunciou que visitaria a Terra Santa, para comemorar o histórico encontro entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, realizado exactamente no dia 5 de Janeiro de 1964, no Monte das Oliveiras em Jerusalém, há 50 anos.

Então, em 1964, encontravam-se pela primeira vez depois de 525 anos os máximos representantes da Igreja católica e da Igreja ortodoxa e, na sua pessoa, duas Igrejas irmãs que estão divididas há mais de nove séculos.

O Patriarca Atenágoras e Paulo VI, em 1964, em Jerusalém

O Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I e o Papa Francisco, em 2013, em Roma


A deslocação do Papa Francisco será a Amã na Jordânia, a Belém na Palestina e a Jerusalém em Israel.

A viagem à Terra Santa terá um carácter inter-religioso, dimensão demonstrada pela delegação papal que integra um rabino e um representante muçulmano, marcando também um novo tempo de diálogo.

O primeiro dia da peregrinação, sábado, 24 de Maio, será dedicado aos encontros na Jordânia com destaque para a Missa onde será celebrada a Primeira Comunhão de 1400 crianças; Importante também a visita ao lugar do Baptismo de Jesus no Rio Jordão.

O dia 25, Domingo, será o dia dedicado pelo Papa à Palestina encontrando-se com o Presidente Mahmoud Abbas e celebrando a Eucaristia na Praça da Manjedoura de onde recitará o Regina Coeli dominical; Estará também com um grupo de refugiados.
À tarde, o Papa chegará ao Estado de Israel.
Após uma cerimónia de boas-vindas, terá o encontro com o Patriarca Ecuménico de Constantinopla Bartolomeu com a assinatura de uma declaração conjunta.
Segue-se um momento crucial e histórico, com a oração ecuménica com todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém na Basílica do Santo Sepulcro. Um momento ecuménico, que é a grande novidade ecuménica desta viagem: uma oração em comum num lugar santo de Jerusalém, no Santo Sepulcro em particular, é algo que nunca aconteceu antes. As comunidades cristãs que podem celebrar e rezar nos lugares santos fazem-no – e sempre o fizeram até agora – separadamente, nos tempos propícios e destinados às diversas comunidades.

No último dia da peregrinação, Segunda-feira 26 de Maio, o Papa Francisco estará na Esplanada das Mesquitas, terá um momento de oração junto ao Muro das Lamentações e estará no Monte Herzl para depositar flores no monte que tem o nome do fundador do movimento sionista.
O Santo Padre depois de prestar homenagem às vítimas do Holocausto no memorial Yad Vashem, terá um encontro com o Presidente Peres.
A peregrinação do Papa terminará com uma Eucaristia no Cenáculo com os Ordinários da Terra Santa e com a delegação papal.


Na reunião da Assembleia dos Bispos Católicos da Terra Santa, realizada em Março passado, os líderes das comunidades católicas em Israel, Palestina, Jordânia e Chipre, definiram o lema e o logótipo da peregrinação do Papa Francisco a realizar de 24 a 26 de Maio de 2014.

Ut unum sinté é o lema que adoptaram para a visita do Papa Francisco - para que os cristãos sejam um só, na versão do Vaticano.

O logótipo, representa o abraço entre os apóstolos São Pedro e Santo André – o santo que conduziu o seu irmão Pedro até Cristo e que, por isto, é chamado «protóclito», os dois primeiros discípulos chamados por Jesus na Galiléia, e patronos, respectivamente, da Igreja de Roma e da Igreja Constantinopla.
Os dois abraçam-se a bordo do barco, cujo mastro tem a cruz do Senhor, que representa a Igreja.


Fontes: Rádio Vaticano, L'Osservatore Romano, Assembleia dos Bispos Católicos da Terra Santa, Fondazione Terra Santa

Sem comentários:

Enviar um comentário