Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 11 de outubro de 2014

Boletim Paroquial nº 118

Semana de 12 a 19 de Outubro de 2014
XXVIIII Domingo do Tempo Comum - Ano A

O BANQUETE DE DEUS”



A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem do “banquete” para descrever esse mundo de felicidade, de amor e de alegria sem fim que Deus quer oferecer a todos os seus filhos.

Na primeira leitura, Isaías anuncia o “banquete” que um dia Deus, na sua própria casa, vai oferecer a todos os Povos.
Acolher o convite de Deus e participar nesse “banquete” é aceitar viver em comunhão com Deus.
Dessa comunhão resultará, para o homem, a felicidade total, a vida em abundância.

O Evangelho sugere que é preciso “agarrar” o convite de Deus.
Os interesses e as conquistas deste mundo não podem distrair-nos dos desafios de Deus.
A opção que fizemos no dia do nosso baptismo não é “conversa fiada”; mas é um compromisso sério, que deve ser vivido de forma coerente.

Na segunda leitura, Paulo apresenta-nos um exemplo concreto de uma comunidade que aceitou o convite do Senhor e vive na dinâmica do Reino: a comunidade cristã de Filipos.
É uma comunidade generosa e solidária, verdadeiramente empenhada na vivência do amor e em testemunhar o Evangelho diante de todos os homens.
A comunidade de Filipos constitui, verdadeiramente, um exemplo que as comunidades do Reino devem ter presente.


ONU: VATICANO DEFENDE POLÍTICAS DE PROTECÇÃO AOS MIGRANTES E SUAS FAMÍLIAS
Igreja Católica sublinha drama dos que são obrigados a deixar a pátria e os seus entes queridos «para trás»

Genebra, 09 out 2014 (Ecclesia) – O representante permanente da Santa Sé nas Nações Unidas defendeu esta quarta-feira, em Genebra, a urgência de acompanhar os crescentes fluxos migratórios com medidas que ajudem a proteger os migrantes e as suas famílias.

Num encontro internacional dedicado a esta matéria, na sede na ONU, D. Silvano M. Tomasi recordou que “através do seu trabalho, dos impostos que pagam, dos novos negócios que criam e da variedade de serviços que providenciam”, estas pessoas “dão um contributo económico e social positivo nos países de acolhimento”.

No entanto, nem sempre colhem os “benefícios” devidos desse esforço e, ao mesmo tempo, vêem na sua pátria as suas próprias famílias, “os seus filhos e parentes ficarem na sombra privados da sua presença e afecto”.

Embora a parte financeira seja importante para os migrantes melhorarem a saúde e educação das famílias”, o arcebispo italiano alerta que “ela não compensa outro tipo de necessidades”, que só um pai ou uma mãe por exemplo podem dar, como “amor, formação para os valores, para a integridade e responsabilidade”.

Para aquele responsável católico, “o vazio que um pai ou uma mãe sentem ao terem de sair do seu país mostra a ambivalência da emigração e do direito fundamental que deveria ser poder permanecer na pátria com dignidade”.

Daí que também “as crianças, bem como os idosos e os cônjuges deixados para trás devam constituir prioridades em qualquer política migratória”, sustentou.

Como o Papa Francisco recentemente disse”, prosseguiu D. Silvano M. Tomasi, “é necessário responder à globalização da migração com uma globalização da caridade e cooperação, de modo a tornar mais humanas as condições dos migrantes”.

Ao mesmo tempo, é fundamental redobrar esforços na resposta às circunstâncias que levam essas pessoas a terem de abandonar as suas casas, muitas vezes devido à guerra ou à fome”, citou ainda.

Segundo o representante permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, são essenciais ainda medidas que ajudem as famílias tocadas pela necessidade de emigrar “a permanecerem juntas”.

Nesse âmbito, falta "um enquadramento transnacional que garanta maior flexibilidade à movimentação das pessoas, especialmente nos países onde hoje a entrada das famílias dos migrantes esteja legalmente barrada”, complementou.

Os Estados e a sociedade civil devem sentir-se impelidos, a bem do seu próprio futuro, a cuidarem das famílias para assim tornarem a experiência migratória mais positiva para todos”, concluiu o arcebispo italiano.


Sínodo: BISPOS ABREM CAMINHO PARA SIMPLIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE NULIDADE MATRIMONIAL
Assembleia extraordinária sobre a família quer ajudar casais a definir situação, mas rejeita ideia de «divórcio católico»

Cidade do Vaticano, 08 out 2014 (Ecclesia) - O porta-voz do Vaticano revelou hoje que estão em debate na assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos vários propostas que visam a simplificação de procedimentos de nulidade matrimonial, como a criação de “tribunais diocesanos”.

O padre Federico Lombardi falava em conferência de imprensa, a respeito das sexta e sétima sessões de trabalho que decorreram entre a tarde de quarta-feira e esta manhã.

O encontro com os jornalistas contou com a presença do cardeal Francesco Coccopalmerio, presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, para quem é necessário dar “atenção às exigências da verdade e da justiça”, a fim de não criar uma “espécie de divórcio católico”.

Vários participantes têm proposto o recurso à ‘via administrativa’ para resolver os processo de nulidade matrimonial, como forma de complementar a vida judicial, deixando a decisão a cargo dos bispos diocesanos.

Segundo o cardeal Coccopalmerio, não se trata de “anular o vínculo matrimonial”, mas de declarar a “nulidade”, ou seja, “de um vínculo que nunca nasceu”.

O Papa Francisco já mostrou a sua atenção por esta matéria, tendo criado uma comissão para rever estes processos.

O presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos (Santa Sé) precisou que uma das hipóteses é eliminar a dupla sentença conforme, dado que actualmente após a primeira decisão do tribunal há um apelo feito ‘ex officio’ (sem a necessidade de iniciativa ou participação de terceiros).

Este responsável realçou, no entanto, que a insistência do debate tem sido na “linha administrativa”, dando como exemplo um caso em que se decide a partir do “testemunho de um ou dois dos contraentes, sem prova testemunhal, documental, apenas a palavra”, quando as pessoas são julgadas “credíveis”.

Em certos casos, é verdadeiramente importante” uma solução deste tipo, sustentou o cardeal italiano, mas deixou claro que “não poderá nunca ser uma norma geral”.

D. Francesco Coccopalmerio adiantou também que o Sínodo tem tomado em consideração a prática de determinadas Igrejas ortodoxas que permitem uma segunda ou terceira união, após o primeiro casamento, com carácter penitencial, algo que considera ser pouco compatível com a doutrina católica da “indissolubilidade”.

O caminho é muito difícil”, mas “o estudo pode ser feito”, disse à imprensa.

O cardeal da Cúria Romana afirmou que os trabalhos têm decorrido com “total abertura, sinceridade, espontaneidade” e que “estão a surgir confissões, testemunhos, cada um diz o que pensa, com paixão”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 14 de Outubro, às 18:30 – 7º dia Clarisse Gonçalves dos Santos Pinheiro
Sábado, dia 18 de Outubro, às 17:00
Domingo, dia 19 de Outubro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:15.

NOTA
Na próxima Quinta-feira, dia 16, há reunião para os pais de todas as crianças da catequese, pelas 21H00, no Salão Paroquial.
Este encontro destina-se à apresentação do programa de catequese para o próximo ano Pastoral 2014/2015.

CRISMA
O Crisma Vicarial celebra-se no próximo dia 30 de Novembro, pelas 15H00, em São Martinho de Bougado.
Aqueles que vão receber o Sacramento do Crisma (jovens que concluíram os 10 anos de catequese e os adultos que se prepararam para receber o Sacramento do Crisma comigo), devem estar presentes, obrigatoriamente, nos seguintes encontros:
  • 1º Encontro de preparação – 24 de Outubro, pelas 21H30, no Salão Paroquial de São Cristóvão;
  • 2º Encontro de preparação – 7 de Novembro, pelas 21H30, em São Cristóvão;
  • 3º Encontro de preparação – 21 de Novembro, pelas 21H30, no Salão Paroquial de São Romão;

No dia 27 de Novembro, pelas 21H00, na Capela da Senhora da Livração, em Lantemil, Santiago de Bougado, há confissões para os crismandos, bem como para pais e padrinhos e na Sexta-feira, dia 28 de Novembro, pelas 21H00, há encontro com o Senhor Bispo na Igreja Nova de São Martinho de Bougado.

Sem comentários:

Enviar um comentário