Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 18 de outubro de 2014

Boletim Paroquial nº 119

Semana de 19 a 26 de Outubro de 2014
XXIX Domingo do Tempo Comum - Ano A


AS REALIDADES DE DEUS”

A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum convida-nos a reflectir acerca da forma como devemos equacionar a relação entre as realidades de Deus e as realidades do mundo.

Diz-nos que Deus é a nossa prioridade e que é a Ele que devemos subordinar toda a nossa existência; mas avisa-nos também que Deus nos convoca a um compromisso efectivo com a construção do mundo.

O Evangelho ensina que o homem, sem deixar de cumprir as suas obrigações com a comunidade em que está inserido, pertence a Deus e deve entregar toda a sua existência nas mãos de Deus.
Tudo o resto deve ser relativizado, inclusive a submissão ao poder político.

A primeira leitura sugere que Deus é o verdadeiro Senhor da história e que é Ele quem conduz a caminhada do seu Povo rumo à felicidade e à realização plena.
Os homens que actuam e intervêm na história são apenas os instrumentos de que Deus se serve para concretizar os seus projectos de salvação.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de uma comunidade cristã que colocou Deus no centro do seu caminho e que, apesar das dificuldades, se comprometeu de forma corajosa com os valores e os esquemas de Deus.
Eleita por Deus para ser sua testemunha no meio do mundo, vive ancorada numa fé activa, numa caridade esforçada e numa esperança inabalável.


Vaticano: PAPA DESAFIA CATÓLICOS A SUPERAR INDIFERENÇA FACE «ESCÂNDALO» DA FOME
Francisco associa-se a semana de ação da campanha mundial «Alimento para todos»


Cidade do Vaticano, 16 out 2014 (Ecclesia) - O Papa Francisco associou-se à semana internacional de acção conjunta da Cáritas para a campanha ‘Alimento para todos’, na qual pede que os católicos vençam a “indiferença” face ao “escândalo da fome”.

"Estamos perante o escândalo mundial de mil milhões, mil milhões de pessoas que ainda hoje têm fome. Não podemos virar as costas e fazer de conta que isto não existe”, afirma Francisco.

As 164 organizações-membro da confederação internacional da Cáritas, incluindo a portuguesa, unem-se desde segunda-feira até domingo nesta ‘Semana Global de Acção’, com diferentes eventos e actividades, apelando aos governos para adoptarem, no seu ordenamento jurídico, o direito à alimentação.

«Tive fome e deste-me de comer»: As palavras de Nosso Senhor exortam-nos hoje, dizendo-nos para não desviar o olhar, para não olhar com indiferença quando virmos o nosso próximo a passar fome”, refere o Papa.

Francisco encoraja a participação na campanha da Cáritas ‘Alimento para todos’, pedindo que os católicos “levantem a voz em defesa dos famintos, em especial durante a Semana de Acção, que se realiza neste mês de Outubro”.

A confederação internacional da Cáritas lançou em Dezembro de 2013 esta campanha internacional contra a fome, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, procurando “alertar os governos, as Nações Unidas e todos os cidadãos para o Direito à Alimentação”.

A campanha apela à erradicação da fome no mundo até ao ano de 2025.


Sínodo/Família: PARTICIPANTES CONTRA «LEGITIMAÇÃO» DE SITUAÇÕES CONTRÁRIAS À DOUTRINA DA IGREJA
Relatórios dos grupos linguísticos pedem clareza em temas como uniões de facto ou homossexualidade


Cidade do Vaticano, 16 out 2014 (Ecclesia) - O Vaticano publicou hoje os relatórios com propostas dos grupos linguísticos do Sínodo dos Bispos, que estiveram reunidos nos últimos dias, nos quais se pede uma abordagem mais centrada na doutrina da Igreja sobre a família.

Um dos grupos lamenta a aparente “legitimação” de situações de vida “irregulares, ou seja, pecaminosas” e outro critica o aparente receio de “exprimir um juízo sobre várias questões que se tornaram expressões culturais dominantes”.

Os primeiros destinatários das nossas reflexões devem ser precisamente as famílias cristãs que têm a urgente necessidade de ser apoiadas no seu testemunho”, assinala uma das propostas.

Os textos dos chamados ‘círculos menores’ (três em inglês, três em italiano, dois em francês e dois em espanhol), disponibilizados pela sala da imprensa da Santa Sé, deixam várias críticas ao relatório intercalar apresentado esta segunda-feira.

Não estamos à procura de um populismo fácil”, pode ler-se.

Outras propostas recomendam que o texto final possa “reafirmar explicitamente a doutrina sobre casamento, família e sexualidade, sem hesitação, baseando-se nas categorias de ‘pecado’, ‘adultério’ e ‘conversão’ em relação às situações que são objectivamente contrárias ao Evangelho da família”.

Esta observação vem na linha de um dos grupos anglófonos, nos quais se manifestou “preocupação” pela "excessiva ênfase" dada no relatório intercalar aos “elementos positivos” no discurso sobre casamentos civis ou uniões de facto.

Nas mais de 30 páginas de texto há quem acuse esse relatório de sugerir que “o sexo ou a coabitação fora do casamento seriam permissíveis”.

Não devemos cair na armadilha de pensar que o casamento e a família são um falhanço, que já não são adequados para os nossos tempos” é outro dos alertas.

Em relação à necessidade de acolhimento dos homossexuais na Igreja, adverte-se que “acompanhar pastoralmente uma pessoa não significa validar uma forma de sexualidade ou uma forma de vida”.

Nesse sentido, sugere-se a passagem de uma abordagem centrada nas situações para uma abordagem mais atenta “às pessoas envolvidas nas situações”.

Não se deve falar de pessoas homossexuais, quase como se a homossexualidade fosse parte do seu ser ontológico, mas de pessoas com tendências homossexuais”, pedem outros participantes.

As observações dos grupos linguísticos abordam questões como a solidão dos idosos, a importância da adopção, a poligamia em África, a violência doméstica ou sobre as mulheres, lamentando a falta de maior destaque para a condenação do aborto.

As várias propostas aludem à necessidade de dar um maior encorajamento às famílias católicas que vivem com “coerência e fidelidade” a proposta da Igreja, apesar das dificuldades.

Estas propostas e as mais de 260 intervenções nas sessões gerais de trabalho, durante a primeira semana, levarão à publicação do chamado ‘relatório do Sínodo’, documento conclusivo da assembleia extraordinária convocada pelo Papa.

O porta-voz do Vaticano admitiu hoje que este texto final dificilmente será conhecido ou publicado no sábado.


Julgo improvável, actualmente, que no sábado à tarde seja possível dar um texto limpo e publicável”, disse o padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Na próxima Terça-feira, dia 21 de Outubro, não há Missa
Sábado, dia 25 de Outubro, às 17:00
Domingo, dia 26 de Outubro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Quarta e Quinta-feira, das 16 às 18H00, em São Romão.

NOTA
Neste fim de semana somos convidados a rezar pelas Missões.

CRISMA
O Crisma Vicarial celebra-se no próximo dia 30 de Novembro, pelas 15H00, em São Martinho de Bougado.
Aqueles que vão receber o Sacramento do Crisma (jovens que concluíram os 10 anos de catequese e os adultos que se prepararam para receber o Sacramento do Crisma comigo), devem estar presentes, obrigatoriamente, nos seguintes encontros:
  • 1º Encontro de preparação – 24 de Outubro, pelas 21H30, no Salão Paroquial de São Cristóvão;
  • 2º Encontro de preparação – 7 de Novembro, pelas 21H30, em São Cristóvão;
  • 3º Encontro de preparação – 21 de Novembro, pelas 21H30, no Salão Paroquial de São Romão;

No dia 27 de Novembro, pelas 21H00, na Capela da Senhora da Livração, em Lantemil, Santiago de Bougado, há confissões para os crismandos, bem como para pais e padrinhos e na Sexta-feira, dia 28 de Novembro, pelas 21H00, há encontro com o Senhor Bispo na Igreja Nova de São Martinho de Bougado.

Sem comentários:

Enviar um comentário