Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A «LUMEN GENTIUM» FAZ HOJE 50 ANOS



Há meio século, a 21 de Novembro de 1964, encerrava-se a terceira fase do Vaticano II e foi aprovada a Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja



Naquele dia foram aprovados, com grande maioria, três documentos:



Dias antes, a 13 de Novembro de 1964, no final de uma celebração em rito bizantino o Pontífice Paulo VI colocou no altar de São Pedro a sua tiara, oferecida para os pobres de África, que nunca mais foi usada pelo Papa Montini e abandonada pelos sucessores.


A tiara ou coroa papal era usada na cerimónia de coroação do Papa após a sua eleição.

O Papa João Paulo II, não tendo sido coroado com a tiara, ainda a manteve no seu brasão papal.

Já o Papa emérito Bento XVI e o actual Papa Francisco, substituíram nos seus brasões a tiara pela mitra.

O Papa emérito Bento XVI, ainda que não tenha sido coroado, recebeu de presente em 2011, de um grupo de católicos alemães, uma tiara papal.

Em 22 de Fevereiro de 1996, o Papa João Paulo II na sua Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis acerca da vacância da Sé Apostólica e da eleição do Romano Pontífice, no capítulo VII que trata da aceitação, proclamação e início do ministério do novo Pontífice, faz referência à tomada de posse Papa mas não faz qualquer menção à coroação papal, como podemos ver no nº 92 da Constituição:
92. O Pontífice, depois da solene cerimónia de inauguração do pontificado e dentro do espaço conveniente de tempo, tomará posse da Arquibasílica Patriarcal Lateranense, segundo o rito prescrito.


Fonte: Santa Sé


Sem comentários:

Enviar um comentário