Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 1 de novembro de 2014

Boletim Paroquial nº 121

Semana de 2 a 9 de Novembro de 2014
Comemoração de todos os Fiéis Defuntos

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
Sobre este monte,
o Senhor do Universo há-de preparar para todos os povos
um banquete de manjares suculentos.
Sobre este monte,
há-de tirar o véu que cobria todos os povos,
o pano que envolvia todas as nações;
Ele destruirá a morte para sempre.
O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces
e fará desaparecer da terra inteira
o opróbrio que pesa sobre o seu povo.
Porque o Senhor falou.
Dir-se-á naquele dia:
«Eis o nosso Deus, de quem esperávamos a salvação;
é o Senhor, em quem pusemos a nossa confiança.
Alegremo-nos e rejubilemos, porque nos salvou.
Is 25, 6 a. 7-9


TODOS SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE!”
Deixemo-nos desafiar...


Vaticano: PAPA ESPERA IGREJA «PRÓXIMA» DE TODOS, EM PARTICULAR DE QUEM SOFRE
Francisco diz que força e testemunho dos católicos ultrapassa limites da «fragilidade» humana

Cidade do Vaticano, 29 out 2014 (Ecclesia) - O Papa Francisco elogiou hoje no Vaticano o testemunho de fé e de amor dos católicos em todo o mundo, pedindo que a Igreja esteja sempre “próxima” de quem sofre.

Através da sua realidade visível, de tudo o que se vê, os sacramentos e o testemunho de todos nós cristãos, a Igreja é chamada todos os dias a estar próxima de cada homem, a começar por quem é pobre, por quem sofre e por quem é marginalizado, a fim de continuar a fazer sentir sobre todos o olhar compassivo e misericordioso de Jesus”, disse, durante a catequese que proferiu na audiência pública semanal.

Perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco sublinhou que a referência à Igreja inclui uma “realidade visível” que não passa apenas pelo Papa, os bispos, os padres e as pessoas consagradas, mas por “tantos irmãos e irmãs baptizados que no mundo acreditam, esperam e amam”.

A Igreja somos todos, todos. Todos nós. Todos os baptizados somos a Igreja, a Igreja de Jesus, de todo os que seguem o Senhor Jesus e que em seu nome se fazem próximos dos últimos e dos que sofrem, procurando oferecer-lhes alívio, conforto e paz”, acrescentou.

Nesse contexto, o Papa observou que mesmo esta realidade “visível” da Igreja não se pode medir ou conhecer “em toda a sua plenitude”, porque é uma “realidade misteriosa, que vem de Deus”.

Francisco apresentou Jesus, com as suas naturezas humana e divina, como modelo para a Igreja, com uma realidade visível e outra espiritual.

Como Cristo se serviu da sua humanidade para anunciar e realizar o desígnio divino de redenção e de salvação, assim deve ser também para a Igreja”, explicou.

A intervenção recordou que a Igreja Católica tem a experiência das “fragilidades” e “limites” dos seus membros, porque todos são “pecadores”.

Esta fragilidade, estes limites, estes nossos pecados, é bom que provoquem em nós um profundo desgosto, sobretudo quando damos maus exemplos e começamos a tornar-nos motivo de escândalo”, advertiu.

Francisco pediu a oração pelo “dom da fé” para que os membros da Igreja compreendam que, apesar da sua fragilidade, são “instrumento da graça e sinal visível do amor do Senhor por toda a humanidade”.

Nas saudações aos peregrinos polacos, o Papa abordou ainda a próxima celebração da Solenidade de Todos os Santos (1 de Novembro).

Agradeçamos ao Senhor por todos os homens e mulheres que, nas diversas circunstâncias históricas, souberam colaborar com a graça divina e tiveram a coragem de dar testemunho da fé, da esperança e da caridade na vida quotidiana. Aprendamos com eles como tornar-nos santos no nosso tempo”, declarou.


COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

A liturgia da Comemoração dos Fiéis Defuntos convida-nos a descobrir que o projecto de Deus para o homem é um projecto de vida.
No horizonte final do homem não está a morte, o fracasso, o nada, mas está a comunhão com Deus, a realização plena do homem, a felicidade definitiva, a vida eterna.

No Evangelho, Jesus deixa claro que o objectivo final da sua missão é dar aos homens o “pão” que conduz à vida eterna.
Para aceder a essa vida, os discípulos são convidados a “comer a carne” e a “beber o sangue” de Jesus – isto é, a aderir à sua pessoa, a assimilar o seu projecto, a interiorizar a sua proposta.
A Eucaristia cristã (o “comer a carne” e beber o sangue” de Jesus) é, ao longo da nossa caminhada pela terra, um momento privilegiado de encontro e de compromisso com essa vida nova e definitiva que Jesus veio oferecer.

Na segunda leitura, Paulo garante aos cristãos de Tessalónica que Cristo virá de novo, um dia, para concluir a história humana e para inaugurar a realidade do mundo definitivo; todo aquele que tiver aderido a Jesus e se tiver identificado com Ele irá ao encontro do Senhor e permanecerá com Ele para sempre.

Na primeira leitura, Isaías anuncia e descreve o “banquete” que Deus, um dia, vai oferecer a todos os Povos.
Com imagens muito sugestivas, o profeta sugere que o fim último da caminhada do homem é o “sentar-se à mesa” de Deus, o partilhar a vida de Deus, o fazer parte da família de Deus.
Dessa comunhão com Deus resultará, para o homem, a felicidade total, a vida definitiva.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 4 de Novembro, às 18:30 – 7º Dia Maria da Conceição Sousa.
Sábado, dia 8 de Novembro, às 10:00 – Eucaristia com a Catequese na Capela de São Pantaleão.
Sábado, dia 8 de Novembro, às 17:00 – 30º Dia Clarisse Gonçalves dos Santos Pinheiro; 1º Anivº Manuel Moreira Marques; 1º Anivº António Rodrigues Dias da Silva.
Domingo, dia 9 de Novembro, às 9:15Festa da Palavra (4º ano da Catequese); Bodas de Ouro de Casamento de António e Ana Alves.

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 17 às 18H15

NOTAS

Dadas as carências de sangue com que se debatem os Hospitais, o Lions Clube da Trofa promove a organização de uma Colheita de Sangue a favor do Instituto Português do Sangue e Transplantação.
Esta colheita vai realizar-se no próximo Sábado, dia 8 de Novembro, entre as 9 e as 12H30, no Salão Paroquial.

Vai realizar-se o 2º Encontro de Preparação para o Crisma Vicarial, na próxima Sexta-feira, dia 7 de Novembro, pelas 21H30, no Salão Paroquial de São Cristóvão.

Esta semana temos connosco os Missionários Combonianos, para a Semana Missionária na nossa Paróquia.
Os encontros serão sempre no nosso Salão Paroquial.
Espero que todos participem!

Os ofertórios das Eucaristias de Sábado e Domingo revertem para os Missionários Combonianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário