Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MISSIONÁRIOS COMBONIANOS



A congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus - MCCJ - foi fundada por S. Daniel Comboni a 1 de Junho de 1867, em Verona.


No início era constituída por sacerdotes e leigos de diversas nacionalidades, sem votos religiosos.
Em 1885, o instituto foi transformado em congregação religiosa, tendo recebido o nome de Filhos do Sagrado Coração de Jesus.
As primeiras Constituições foram aprovadas em 1910, as quais estabeleciam com finalidade do instituto a «conversão dos povos da África Central e de outros povos que fossem confiados ao Instituto como finalidade da Congregação».

O instituto conheceu o período de maior expansão na Europa após a II Guerra Mundial, aceitando também campos de trabalho no continente americano.
Em 1988, obedecendo aos apelos da Ásia, os Combonianos enviaram para as Filipinas o primeiro grupo de cinco missionários.

Os Missionários Combonianos chegaram a Portugal em 1947.
A primeira casa foi construída em Viseu.
Seguiram-se as de V. N. de Famalicão, Maia, Lisboa, Coimbra e Santarém.

Os Combonianos portugueses são 93: 70 padres e 23 irmãos.
Em Setembro de 2010 assumiram o cuidado pastoral das paróquias de Camarate e Apelação, situadas no concelho de Loures, às portas de Lisboa.

Editam as revistas Além-Mar e Audácia e o jornal Família Comboniana, dedicam-se à animação missionária das igrejas locais, à pastoral juvenil e à promoção de vocações.

A 1 de Janeiro de 2011, os Missionários Combonianos no mundo eram 1639, dos quais 20 são bispos, cerca de 1236 padres, 255 irmãos e 128 professos com votos temporários.
Estes membros são oriundos de 33 nações, estando presentes em 30 países de quatro continentes.


Fonte: Missionários Combonianos

Sem comentários:

Enviar um comentário