Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 14 de dezembro de 2014

Boletim Paroquial nº 127

Semana de 14 a 21 de Dezembro de 2014
III Domingo do Advento – Ano B


3º DOMINGO DO ADVENTO”

As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar das “trevas” à “luz”.


Na primeira leitura, um profeta pós-exílico apresenta-se aos habitantes de Jerusalém com uma “boa nova” de Deus.
A missão deste “profeta”, ungido pelo Espírito, é anunciar um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação que Deus vai oferecer aos “pobres”.

O Evangelho apresenta-nos João Baptista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo.
O objectivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens.

Na segunda leitura Paulo explica aos cristãos da comunidade de Tessalónica a atitude que é preciso assumir enquanto se espera o Senhor que vem… Paulo pede-lhes que sejam uma comunidade “santa” e irrepreensível, isto é, que vivam alegres, em atitude de louvor e de adoração, abertos aos dons do Espírito e aos desafios de Deus.


3º DOMINGO DO ADVENTO: TESTEMUNHAR / CONHECER

Veio como testemunha para dar testemunho da luz

As leituras deste 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para propor aos homens e com o seu testemunho veio mostrar o que fazer para passar das “trevas” à “luz”.

O Santo Padre sublinha: “Nós, cristãos, insistimos na proposta de reconhecer o outro, de curar as feridas, de construir pontes, de estreitar laços e de nos ajudarmos…” (EG67)

- Símbolo: Sapatinho / Bota de Natal

- Atitude para a família/comunidade: Esta semana repetir com mais frequência três palavras-chave do vocabulário familiar: obrigado, desculpe, por favor.

- Actividade: Colocar o sapatinho ou bota de Natal junto ao presépio. Na Igreja acender a vela e colocar as palavras TESTEMUNHAR e CONHECER.

- Convite à oração: Preparemos o nosso coração para acolher e reflectir a Palavra de Jesus sabendo escutá-la e dando testemunho e conhecimento dela.

- Evangelho: ‘Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele’. (Jo 1,6.7)

Breve diálogo sobre este evangelho: Que eu, que todos os homens, Te descubramos onde verdadeiramente Te encontras e compreendamos tudo aquilo que deves representar na vida de cada um de nós. E porque temos um compromisso a pedido do Papa Francisco, não esqueçamos de ao longo desta semana dizer: obrigado, desculpe, por favor.


Porto: INAUGURAÇÃO DA RENOVADA IGREJA E TORRE DOS CLÉRIGOS
Missa às 12h00 e cerimónia às 17h00 assinalam o dia, com a presença do patriarca de Lisboa e do primeiro-ministro português


Porto, 12 dez 2014 (Ecclesia) – Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro português, inaugura hoje, às 17h00, a “renovada Igreja e Torre dos Clérigos”, a que se segue uma visita guiada ao monumento e um concerto.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a abertura ao público da Igreja e Torre dos Clérigos acontece com a celebração de uma missa, às 12h00, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e concelebrada pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

A Igreja e Torre dos Clérigos é uma obra projectada pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni (1691-1773), começou a ser construída em 1732 e ficou concluída em 1763; tem 76 metros de altura que podem ser subidos pelos visitantes através de uma escada em espiral com 240 degraus e foi até ao século XVIII o edifício mais alto do país, com 75 metros.

Monumento nacional desde 1910, os Clérigos estão inseridos na zona da cidade do Porto classificada como Património da Humanidade.

No mês de Julho, a Torre dos Clérigos foi distinguida pela TripAdvisor, site especializado em Turismo, com o "prémio de excelência 2014".

As obras de requalificação da Igreja e Torre dos Clérigos foram lançadas em Dezembro de 2013, após a assinatura de um protocolo, em Março do ano anterior, entre a Irmandade da Torre dos Clérigos, a Direcção Regional de Cultura do Norte e a Câmara Municipal do Porto.

De acordo a agência Lusa, o espaço intervencionado rondou os 4.500 metros quadrados, foram instalados 13 quilómetros de cabos eléctricos e gastos 60 quilos de algodão, 140 mil folhas de ouro e 200 litros de álcool etílico.

A inauguração da renovada Igreja e Torre dos Clérigos acontece 235 anos depois da primeira inauguração do monumento e quando se assinalam 250 anos da conclusão da construção da obra.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 16 de Dezembro, às 18:30 – 1º Anivº Maria Alíria Rosa
Sábado, dia 20 de Dezembro, às 17:00
Domingo, dia 21 de Dezembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 16H30 às 18H30, em São Romão.
Durante o mês de Dezembro o atendimento faz-se sempre a esta hora e neste dia, com o funcionário do cartório, pois como é Advento estarei em visita aos doentes das paróquias de São Mamede, São Romão e São Cristóvão.


NOTAS

CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio)
Os casais que marcaram casamento para o ano 2015 devem fazer a sua inscrição para o CPM, no horário de atendimento, até ao final do presente ano.
O CPM começará no próximo dia 6 de Fevereiro de 2015, pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa.

Durante os Domingos do Advento, teremos um momento de oração na Igreja Paroquial das 15H30 às 16H30, como preparação para o Natal, a cargo dos Ministros Extraordinários da Comunhão.

CONFISSÕES – No próximo dia 16 de Dezembro há Confissões na nossa Igreja, das 16H30 às 18H30.


VISITA AOS DOENTES – Durante o mês de Dezembro andarei a visitar os doentes das 3 comunidades a que presido!

2 comentários:

  1. Agradeço o favor de informarem se vai haver missa do galo

    ResponderEliminar
  2. Este ano não há Missa do Galo em São Cristóvão.
    No dia de Natal e no Ano Novo apenas haverá missa às 16H00.
    O Sr. Padre Rui celebra a Missa do Galo, rotativamente, um ano em cada Paróquia; este ano será na Capela de São Bartolomeu em São Romão e no próximo em São Mamede.

    ResponderEliminar