Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 27 de dezembro de 2014

Boletim Paroquial nº 129

Semana de 28 de Dezembro de 2014 a 4 de Janeiro de 2015
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus - Ano B

O Vosso Pároco deseja-vos um feliz e Santo Ano de 2015!


SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas, ainda que todas importantes.

Celebra-se, em primeiro lugar, a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu “sim” ao projecto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador.

Celebra-se, em segundo lugar, o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI propôs aos homens de boa vontade que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo.

Celebra-se, finalmente, o primeiro dia do ano civil: é o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama, que em cada dia nos cumula da sua bênção e nos oferece a vida em plenitude.

As leituras que hoje nos são propostas exploram, portanto, estas diversas coordenadas.
Elas evocam esta multiplicidade de temas e de celebrações.

Na primeira leitura, sublinha-se a dimensão da presença contínua de Deus na nossa caminhada e recorda-se que a sua bênção nos proporciona a vida em plenitude.

Na segunda leitura, a liturgia evoca, outra vez, o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e para os tornar seus “filhos”.
É nessa situação privilegiada de “filhos” livres e amados que podemos dirigir-nos a Deus e chamar-lhe “abbá” (“papá”).

O Evangelho mostra como a chegada do projecto libertador de Deus (que se tornou realidade plena no nosso mundo através de Jesus) provoca alegria e felicidade naqueles que não têm outra possibilidade de acesso à salvação: os pobres e os marginalizados.
Convida-nos também a louvar a Deus pelo seu amor e a testemunhar o desígnio libertador de Deus no meio dos homens.
Maria, a mulher que proporcionou o nosso encontro com Jesus, é o modelo do crente que é sensível aos projectos de Deus, que sabe ler os seus sinais na história, que aceita acolher a proposta de Deus no coração e que colabora com Deus na concretização do projecto divino de salvação para o mundo.


SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra.
Cumprindo o projecto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.

A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.

No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n’O com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-n’O como “o Senhor”.
A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem excepção.

A segunda leitura apresenta o projecto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.


Natal: BISPO DO PORTO PEDE POLÍTICAS EM FAVOR DA VIDA E DA FAMÍLIA
D. António Francisco dos Santos lembra «esperança» e «alegria» do nascimento de Jesus

Porto, 25 dez 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto disse hoje na catedral diocesana que a celebração do Natal recorda a importância da família e do respeito por cada vida humana, que é “um dom e uma bênção de Deus”.

É tempo de o Estado, nos seus mais diversos níveis, promover uma saudável política da família, onde o amor pela vida, o incentivo à natalidade, a liberdade de educação, o acesso pleno à saúde e os direitos invioláveis da família sejam garantidos”, declarou D. António Francisco dos Santos, na sua homilia desta manhã.

O prelado defendeu que os católicos devem estar atentos “aos novos grupos de pobres”, provenientes de sectores sociais e profissionais “impensáveis” há algum tempo, em Portugal.

Levemos aos pobres e aos que sofrem a nossa presença fraterna, a nossa proximidade solidária, o nosso pão partilhado e a alegria e a ternura do Evangelho”, apelou.

Segundo D. António Francisco dos Santos, é preciso que a Economia “recupere e esteja assente e sustentada no esforço honesto e digno de tantos empresários e trabalhadores, não em interesses de lucro fácil e de enriquecimento hábil”.

O bispo do Porto recordou os que foram “obrigados a uma emigração forçada”, porque não encontram trabalho em Portugal, e as “vítimas inocentes de tantos conflitos e guerras sem sentido”.

A homilia começou por evocar as ceias, “os preparativos, gestos e caminhos” do Natal cristão, elogiando os que fazem das suas casas “verdadeiros presépios de ternura” e todos os que trabalham para que “haja Natal nos lugares mais difíceis e nas vidas mais magoadas pela dor, pelo luto ou pela solidão”.

A celebração cristã do Natal e a missão da Igreja é assim, através de gestos de pessoas e de comunidades, anúncio de alegria, de paciência e de esperança”, precisou.

D. António Francisco dos Santos convidou a “abrir a Deus as portas do mundo de hoje, no contexto de uma sociedade felizmente livre e democrática, onde Deus é cada vez mais necessário”, embora seja “silenciado ou esquecido” na vida dos povos e o seu lugar seja “ignorado ou substituído” no coração de cada pessoa.

O bispo do Porto esteve na última noite na Paróquia da Campanhã, na “periferia” da cidade do Porto, para acompanhar a Consoada dos “Sós”, e este domingo, dia litúrgico da Sagrada Família, vai acompanhar sem-abrigo numa das paróquias do centro do Porto.

O mundo precisa de ouvir esta alegria” do “tempo novo” que começa em cada Natal, observou.

A humanidade só será uma família, disponível para celebrar o Natal, quando a dignidade humana for um valor sagrado intocável, e a liberdade, o trabalho e a paz estiverem ao alcance de todos por igual”, concluiu D. António Francisco dos Santos.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 30 de Dezembro, às 18:30 – 30º Dia Alzira de Oliveira Santos; 1º Anivº José Ferreira de Sá
Quinta-feira, dia 1 de Janeiro:
09:00 – Eucaristia de Ano Novo na Igreja de São Mamede
10:30 – Eucaristia de Ano Novo na Capela de São Bartolomeu, São Romão
16:00 – Eucaristia de Ano Novo na Igreja de São Cristóvão
Sábado, dia 3 de Janeiro, às 17:00
Domingo, dia 4 de Janeiro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima semana não há atendimento.

NOTAS

CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio)
Os casais que marcaram casamento para o ano 2015 devem fazer a sua inscrição para o CPM, no horário de atendimento, até ao final do presente ano.
O CPM começará no próximo dia 6 de Fevereiro de 2015, pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa.


VISITA AOS DOENTES – Durante o mês de Dezembro andarei a visitar os doentes das 3 comunidades a que presido!

Sem comentários:

Enviar um comentário