Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA SEGUNDO O PAPA FRANCISCO





Concluído na passada semana o ciclo de catequeses sobre a Igreja, o Papa Francisco iniciou hoje um novo, agora sobre a família





O resumo da catequese do Santo Padre:

Começamos hoje um novo ciclo de catequeses, dedicado à família.
Sobre ela – mais concretamente sobre «os desafios pastorais da família, no contexto da nova evangelização» – se debruçou a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, que teve lugar no passado mês de Outubro, «cum Petro et sub Petro», isto é, com a presença do Papa, que é garantia para todos de liberdade e confiança e garantia de ortodoxia.

Logo ao início, pedi aos Padres Sinodais que falassem com franqueza e coragem e ouvissem com humildade.
Todos puderam falar com grande liberdade e as suas intervenções foram escutadas e recolhidas numa Síntese, a qual foi objecto de debate nos grupos linguísticos do Sínodo e completada, dando origem à Relação Final.
Esta constitui um ponto de chegada de toda a reflexão, tendo agora sido enviada às Conferências Episcopais para se pronunciarem sobre ela e enviarem as suas propostas ao Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a família em Outubro do ano 2015.

Nenhuma intervenção pôs em discussão as verdades fundamentais do sacramento do Matrimónio: a indissolubilidade, a unidade, a fidelidade e a abertura à vida.
O Sínodo não é um Parlamento, mas um espaço protegido para o Espírito Santo poder agir no coração de todos.
Lá não há facções em liça, mas um confronto entre o sentir íntimo dos Padres Sinodais.

Agora o trabalho continua nas dioceses através da oração, da reflexão e do debate fraterno, tendo em vista o bem das famílias, da Igreja e da sociedade.

PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Praça de São Pedro, Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014


Fontes: Santa Sé e Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário