Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 10 de janeiro de 2015

DEVASTADOR ATAQUE À CIDADE DE BAGA, NA NIGÉRIA




Apenas num ataque, num dia, terão sucumbido outras duas mil pessoas.


Na passada Quarta-feira, dia 7 – o mesmo dia em que ocorreu o massacre na sede do jornal francês, a cidade de Baga no nordeste da Nigéria sofreu um novo ataque do grupo islamita Boko Haram.
Segundo relatos veiculados pelas agências de notícias, receia-se a existência de centenas de mortos e a destruição quase por completo da cidade.

É difícil, porém, apurar a real dimensão deste massacre.
A BBC, citando fontes locais, afirma que poderão ter morrido cerca de duas mil pessoas - o que, a confirmar-se, equivaleria, num único ataque, à totalidade de mortos do último ano -, havendo relatos de cadáveres abandonados na rua e de muitas casas incendiadas.

Um deputado, citado também pela rádio britânica, afirma mesmo que “a cidade já não existe”.

Entretanto, segundo a agência AFP, o mais recente ataque do Boko Haram não se limitou à cidade de Baga, mas a outras 16 povoações e aldeias situadas na região e que terão sido também completamente destruídas.

Entre as aldeias arrasadas, essencialmente pelo fogo, contam-se Dorn-Baga, Mile 4, Mile 3, Kauyen Kuros e Bunduram.

Em Baga, apenas num ataque, num dia, terão sucumbido outras duas mil pessoas.

Segundo a BBC, Boko Haram é um grupo de militantes Islâmicos da Nigéria que tem causado a destruição no país mais populoso da África através de uma onda de atentados, assassinatos e raptos; Luta para derrubar o governo e criar um estado islâmico; Traduzido da língua Hausa da região, significa "a educação ocidental é proibida"; Boko originalmente significava falso mas passou a significar a educação ocidental, enquanto haram significa proibida.

Fonte: Fundação AIS; BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário