Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Boletim Paroquial nº 136

Semana de 15 a 22 de Fevereiro de 2015
VI Domingo do Tempo Comum - Ano B

O CONVITE DE DEUS

A liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus.
Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.


A primeira leitura apresenta-nos a legislação que definia a forma de tratar com os leprosos.
Impressiona como, a partir de uma imagem deturpada de Deus, os homens são capazes de inventar mecanismos de discriminação e de rejeição em nome de Deus.

O Evangelho diz-nos que, em Jesus, Deus desce ao encontro dos seus filhos vítimas da rejeição e da exclusão, compadece-Se da sua miséria, estende-lhes a mão com amor, liberta-os dos seus sofrimentos, convida-os a integrar a comunidade do “Reino”.
Deus não pactua com a discriminação e denuncia como contrários aos seus projectos todos os mecanismos de opressão dos irmãos.

A segunda leitura convida os cristãos a terem como prioridade a glória de Deus e o serviço dos irmãos.
O exemplo supremo deve ser o de Cristo, que viveu na obediência incondicional aos projectos do Pai e fez da sua vida um dom de amor, ao serviço da libertação dos homens.


Vaticano: PATRIARCA APONTA A MAIOR PRESENÇA DE LEIGOS E LEIGAS COM RENOVAÇÃO DA CÚRIA ROMANA
D. Manuel Clemente disse ainda esperar valorização da língua portuguesa

Cidade do Vaticano, 13 fev 2015 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, disse hoje no Vaticano que os trabalhos para a reforma da Cúria Romana visam a simplificação das estruturas, apontando a uma maior presença de leigos, incluindo mulheres.

É natural que o seu papel seja reforçado, leigos ou leigas, como aliás já funciona nalguns serviços da Cúria Romana”, precisou, alertando que há “muito caminho para andar” até à conclusão da renovação destes organismos.

Falando aos jornalistas à saída de um encontro de trabalho que reuniu 164 cardeais e futuros cardeais com o Papa Francisco, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa falou num caminho de “simplificação”, que visa “evitar duplicações” e “conjugar trabalhos” nos organismos centrais do governo da Igreja Católica.

D. Manuel Clemente admitiu que a prevista centralização dos sectores da família e do laicado católico, para além das instituições mais ligadas “ao social, à caridade”, possa dar um maior protagonismo a católicos que não são membros do clero ou religiosos.

O responsável disse não notar “resistências” às propostas que têm vindo a ser apresentadas, mas apenas “chamadas de atenção” para uma visão de “conjunto” e para o necessário “equilíbrio”.

Noto a preocupação de que tenhamos em conta o que está estabelecido, que não se tomem decisões que ponham em causa outras que foram tomadas antes”, precisou, lembrando que “às vezes alguma precipitação legislativa põe em causa outras coisas que estão em vigor”.

Na sua primeira participação num consistório – reunião de cardeais convocada pelo Papa para debater assuntos importantes da vida da Igreja – D. Manuel Clemente disse ter encontrado o mesmo Francisco “determinado”, que durante os trabalhos “deixa falar, sobretudo”, escutando todos, e depois “tira conclusões e dá seguimento aos assuntos”

A respeito destes encontros, o patriarca de Lisboa disse que seria “importante” uma maior valorização da língua portuguesa nos trabalhos das grandes reuniões de cardeais e da Santa Sé.

Seria bem importante, porque o português tem uma expressão grande na vida da Igreja”, referiu.

Após realçar que “ainda não se fala português como língua oficial” nestes encontros e noutros similares, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou que a língua permite uma aproximação entre os vários cardeais lusófonos, que vão passar a ser 13 a partir de domingo, sete dos quais com direito a voto num eventual conclave.

D. Manuel Clemente confessa que a língua materna “ajuda muito” nos encontros entre prelados de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, os países de língua portuguesa com representação no novo Colégio Cardinalício da Igreja Católica.

Quando falamos em português há muitas coisas que vêm ao de cima e que têm a ver com o nosso património comum”, acrescentou o patriarca de Lisboa.

Em relação ao consistório deste sábado, em que vai ser criado cardeal, o patriarca confessou que é um dia “muito importante” e apresentou-se como um “aprendiz do ofício”, uma “grande responsabilidade”, por exigir um trabalho mais próximo do Papa.

Eu quando fui para padre queria ser pároco e nem sequer era na cidade”, recorda.

Os participantes neste encontro têm abordado, durante os intervalos, alguns temas e problemáticas sociais, mas D. Manuel Clemente lembra que, para lá da austeridade na Europa, “quando se fala da Igreja, fala-se de regiões do mundo onde essas questões são multiplicadas por mil”.


PROGRAMA DA QUARESMA 2015

Quarta-feira de Cinzas – 18 de Fevereiro, 21H00
1º Domingo da Quaresma – 22 de Fevereiro, 18:00 – Via Sacra, na Igreja, organizada pelos Ministros da Comunhão e Leitores
2º Domingo da Quaresma – 1 de Março, 18:00 – Via Sacra, na Igreja, organizada pelo Coro Paroquial e pelas Zeladoras
3º Domingo da Quaresma – 8 de Março, 18:00 – Via Sacra, na Igreja, organizada pela Confraria do Santíssimo Sacramento
4º Domingo da Quaresma – 15 de Março, 18:00 – Via Sacra, na Igreja, organizada pelos Jovens e pela Conferência
5º Domingo da Quaresma
  • Sábado, 21 de Março, 21H00 – Eucaristia; no final saída da Procissão
  • Domingo, 22 de Março, 15H00 – Procissão do Senhor dos Passos, com Sermão do Encontro proferido pelo Fei Lima
Domingo de Ramos – 29 de Março, 9H00 – Reunimo-nos no Cruzeiro da Rua da Igreja onde iniciaremos a nossa celebração com a Benção dos Ramos e de seguida vimos em procissão para a Igreja onde celebraremos Eucaristia
Tríduo Pascal – Quinta, Sexta e Sábado, 2,3 e 4 de Abril, às 21H00
Via Sacra a cargo dos jovens – 3 de Abril, Sexta-feira Santa, 15H00, com a presença de todos os anos da Catequese
Domingo de Páscoa – 5 de Abril, 8H00 – Eucaristia, no final saída das cruzes (compasso)

Renúncia Quaresmal – Durante a Quaresma teremos presente a renúncia.
Esta renúncia destina-se a partilhar com quem tem mais necessidades e também a reavivar o nosso sentido do Outro e das suas necessidades.
O resultado da Renúncia Quaresmal será entregue ao Sr. Bispo para ele lhe dar o uso que entender na causa dos pobres.

Durante a Quaresma a nossa Catequese irá propor à nossa comunidade uma caminhada de preparação para a Páscoa, nas Eucaristias de Sábado e Domingo.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 17 de Fevereiro – 12:00 – Eucaristia de Acção de Graças pelas Bodas de Diamante do casamento de Dª. Laura e Sr. Armando
Quarta-feira, dia 18 de Fevereiro, às 21:30Celebração das Cinzas
Sábado, dia 21 de Fevereiro, às 17:00 –7º Dia de António Agostinho dos Santos Ferreira, falecido em Santa Maria de Avioso; 30º Dia do falecimento de Mário dos Santos Ferreira da Silva; 1º Anivº do falecimento de Lucinda Filomena Nogueira da Costa Ramos.
Domingo, dia 22 de Fevereiro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira não há atendimento
Nas próximas Quarta e Quinta-feira, das 16H00 às 18H00, em São Romão.

NOTAS
A Comissão de Festas de S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que quem pretenda cumprir a promessa de enfeitar os andores das festas deste ano, estão disponíveis para o contacto do Sr. José Gil – 91 530 62 60.
Procissão de S. Cristóvão: Nossa Senhora de Fátima; S. Pantaleão; e S. Cristóvão.
Procissão de S. Pantaleão: Nossa Senhora de Fátima; S. Pantaleão; e S. Cristóvão; Santa Luzia; Santa Rita; e Sagrado Coração de Jesus.

DIREITOS PAROQUIAIS/CÔNGRUA
Durante este mês está a ser recolhida a Côngrua/Direitos Paroquiais.

Dia 16 de Fevereiro, pelas 21H00 no Salão Paroquial, a Juventude Sem Fronteiras do Muro organiza mais uma FESTA DE CARNAVAL!
Como sempre, temos desfile de máscaras com prémios para crianças e adultos.
Temos também muitas surpresas e momentos para toda a família.
Disfarcem-se e venham passar esta noite connosco!

BODAS DE DIAMANTE
No próximo dia 17 de Fevereiro, a nossa comunidade estará em festa.
Esta festa não se deve ao facto de ser dia de Carnaval, mas sim porque o Sr. Armando e a Da. Laura completam 75 anos de casamento.
Facto inédito e raramente visto.
Celebraremos Eucaristia ao meio dia, em Acção de Graças pelo casamento deste “jovem casal”.
Toda a comunidade está convidada a participar na Eucaristia.
Desde já, em meu nome e em nome da comunidade, Parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário