Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

RECOLOCAR O HOMEM NO CENTRO DA SOCIEDADE, DO PENSAMENTO E DA VIDA



Foi o desafio do 2º Encontro Nacional de Leigos realizado no passado dia 24 de Janeiro de 2015 na Alfândega do Porto, organizado pela Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos


O 2º Encontro Nacional de Leigos 2015 foi inspirado na afirmação do Papa Francisco:

A ideia é salvar o Homem, no sentido que volte para o centro:
da sociedade, dos pensamentos, da reflexão.
Papa Francisco


A síntese do 2º Encontro Nacional de Leigos



A conferência de Fabrice Hadjaj sobre o desafio antropológico da centralidade da pessoa humana

Fabrice Hadjadj
De ascendência judia, de nome árabe e de confissão cristã.
É filósofo, escritor e dramaturgo francês.
Director do Institut Philantropos em Friburgo.
Membro do Conselho Pontifício para os Leigos da Santa Sé.
Nasceu em 1971 numa família judaica.
Os pais foram maoístas e activistas em maio de 68.
Foi ateu e anarquista na sua adolescência e juventude.
Converteu-se ao catolicismo na Igreja S. Severin em Paris e for baptizado na Abadia de São Pedro Solesmes em 1998.
É casado com a actriz Siffreine Michel e é pai de 6 filhos.





Na Missa de encerramento do encontro, D. António Francisco dos Santos alertou para o facto de “O modelo predominante da sociedade europeia contemporânea diz-nos que as crianças são ensinadas mais para ‘ter’ do que para ‘ser’ ; as crianças são educadas, muitas vezes, “mais para a afronta e para a violência do que para a reconciliação, o diálogo, a mansidão e para a paz”; e que o modelo de sociedade actual “facilmente empobrece as pessoas” uma vez que retira generosidade e provoca “um vazio de sentido e uma ausência de esperança”.
Verificamos por entre tristezas, desilusões e medos que esta sociedade que aparentemente crescia depressa em bem-estar, progresso e abundância não cresceu em solidariedade, em respeito, em gratidão, em responsabilidade e em preocupação pelos outros.”

D. António afirmou ainda que os leigos devem ser “protagonistas” e não apenas destinatários da missão da Igreja de “ser fermento” de um mundo novo e “luz no candelabro” da cultura do tempo actual.









Para além da conferência de Fabrice Hadjaj foram abordados os seguintes temas:

  • Na Vida e na Ecologia Humana e do Planeta
  • Na Família Humana
  • Na Comunidade Política
  • No Desenvolvimento Económico e Social
  • No Progresso Cultural
  • Na Paz Internacional


A CNAL-Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos, constituída por associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos, reconhecidos pela Igreja Católica, tem como finalidades:
  • Promover a COMUNHÃO ENTRE OS SEUS MEMBROS e entre estes e outras entidades eclesiais, através do estímulo à colaboração recíproca entre os membros, estabelecimento de contactos com outras entidades eclesiais nacionais e representação junto de estruturas eclesiais internacionais afins.
  • Fomentar o DISCERNIMENTO CRISTÃO DAS REALIDADES CONTEMPORÂNEAS e dos desafios da sua evangelização, através da promoção do conhecimento, da reflexão e da avaliação dos sinais dos tempos.
  • Contribuir para uma MAIOR UNIDADE DE ESPÍRITO E DE AÇÃO no serviço dos leigos no mundo, com o desenvolvimento de acções coordenadas ou comuns entre as associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado laical, segundo critérios de necessidade e urgência.
É uma pessoa colectiva privada canónica, constituída por deliberação de 19 de Março de 2011 dos seus membros fundadores - associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos, reconhecidos pela Igreja Católica -, com aprovação pela Conferência Episcopal Portuguesa a 5 de Maio de 2011 em Fátima.

Fontes: Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos; Diocese do Porto; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário