Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 20 de abril de 2015

VOCAÇÕES: DE OPERÁRIO FABRIL A MONGE EM SINGEVERGA

Conheça a história de Miguel Silva, cujo sonho de ser padre levou a uma reviravolta na sua vida.
Veja ainda ritmos e vivências no Mosteiro de Singeverga.



Miguel Silva, um trabalhador fabril de 43 anos, deu uma reviravolta na sua vida ao cumprir o sonho de seguir a vida consagrada, no mosteiro beneditino de Singeverga em Santo Tirso.

Eu desde criança que tinha gosto de ter sido padre, só que como a minha família era pobre, não poderia prosseguir os estudos porque não havia hipótese e então tive que ir trabalhar”, realça o antigo operário da área do calçado, hoje a cumprir a sua iniciação religiosa.

Com um percurso “sempre” ligado à Igreja Católica, Miguel Silva frequentou os diversos movimentos na sua paróquia, em Santa Maria da Feira, desde a catequese ao coro, tendo inclusivamente fundado o grupo de acólitos local.

No entanto, tal como salientou à Agência ECCLESIA, sentia que “precisava de algo mais” que o preenchesse e por isso nunca desistiu de procurar o seu sonho, de alimentar a “semente” da sua verdadeira vocação.

O primeiro contacto com o Mosteiro de Singeverga chegou em 2010 e deixou-o “fascinado pela casa” e pelo “modo de vida” daquela comunidade.

Desde essa altura, as visitas à casa tornaram-se mais frequentes e Miguel Silva teve finalmente a oportunidade de entrar como postulante na congregação fundada por São Bento.

Não foi um projecto de um dia para o outro, foi pensado muitas vezes, será que vai dar certo, será que não, porque também estava empregado lá fora e tinha medo, da situação do país, que as coisas não dessem certo”, admitiu.

Mas o tempo deu força às razões do seu coração e hoje considera-se “muito feliz”.

Como dizia Santo Agostinho, levei com a martelada e decidi deixar a vida lá fora e integrar-me aqui na vida em comunidade, e estou muito contente”, confidenciou.

A história de Miguel Silva, o operário fabril que sonhou ser padre e se tornou monge, vai estar hoje em destaque no Programa ECCLESIA a partir das 22h45 na Antena 1.

Uma reportagem integrada na 52.ª Semana de Oração pelas Vocações, que está a decorrer até ao próximo domingo.


Ritmos e vivências no Mosteiro de Singeverga
Programa 70X7 – Emissão de 19 de Abril de 2015


Agência Ecclesia, 20 de Abril de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário