Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 23 de maio de 2015

Boletim Paroquial nº 150

Semana de 24 a 31 de Maio de 2015
Solenidade de Pentecostes - Ano B




O ESPÍRITO SANTO”

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo.
Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.


O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado.
Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito.
É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes.
É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.

Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã.
É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.


Vaticano: CONGRESSO DEBATE INTERVENÇÃO «FUNDAMENTAL» DAS MULHERES NA SOCIEDADE
Encontro realiza-se entre 22 e 24 de maio em Roma

Cidade do Vaticano, 21 mai 2015 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício Justiça e Paz apresentou hoje a conferência internacional “Mulheres rumo à agenda para o desenvolvimento pós-2015: quais desafios dos objectivos de desenvolvimento sustentável?”, com foco na educação, diálogo inter-religioso, tráfico de pessoas e violência.

Tem havido um progresso notável na causa de mulheres em muitos países, especialmente nos campos da educação, representação política e participação económica mas ainda há muito fazer. É verdade que a pobreza continua a ser em grande parte sobre as mulheres e muitas não têm qualquer protecção em campos de trabalho indústria e agricultura”, assinalou o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz.

O congresso, que conta com mais de cem participantes “de diferentes contextos culturais e sociais dos cinco continentes”, vai começar com uma análise da antropologia feminina confrontada com a cultura moderna que pretende apresentar algumas mudanças semânticas nos termos de referência.

Esta sexta-feira, em Roma, também se vai discutir o papel das mulheres na educação, “a aliança” com os homens e o “respeito mútuo para se combater a violência e prevaricação”, acrescentou o cardeal Peter Turkson.

Nalguns casos a educação é essencial para o direito à vida. Nalgumas partes do mundo recusam-se as meninas, cujo nascimento é considerado uma desgraça, e o único destino das mulheres é o casamento, mas a família deve dar um dote'', alertou o prelado.

Outro tema aborda o papel das mulheres no diálogo inter-religioso e o cardeal ganês recordou situações nas quais meninas e mulheres são “vítimas de atrocidades”, inclusive sexual, por causa da “sua fé cristã”.

Chamam-nos a intensificar o diálogo inter-religioso e a apelarmos à natureza humana comum, que transcende todas as religiões e culturas, para condenar veementemente estas atrocidades e defender aqueles que são ameaçados'', desenvolveu.

A segunda edição da conferência internacional sobre o papel/acção da mulher na sociedade também vai debater as novas e antigas formas de escravatura e violência que lhe são exercidas, reflectindo sobre as diferentes facetas em diferentes partes do mundo.

Neste contexto, vão analisar se no ocidente prevalece a violência doméstica e o assassinato das mulheres enquanto em alguns países em desenvolvimento predomina o infanticídio e abortos selectivos que incidem no género feminino.

Este encontro de três dias vai denunciar também o fenómeno do tráfico de seres humanos inspirado na mensagem ’Não há mais escravos, mas irmãos’, do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz 2015.

O cardeal Peter Turkson destacou que a conferência internacional não pretende ser só ocasião para “denunciar as violações” à dignidade e aos direitos das mulheres mas focar-se no tema “Mulheres rumo à agenda para o desenvolvimento pós-2015: quais desafios dos objectivos de desenvolvimento sustentável?”.

''A questão das mulheres é transversal e crucial na maior parte das propostas da OSS”, acrescentou o prelado que frisa o “papel fundamental” que têm na "redução da pobreza” ou na educação mas também como “guardiãs da vida em todas as fases''.

Na Sala de Imprensa da Santa Sé também estava a subsecretária Conselho Pontifício Justiça e Paz, Flaminia Giovanelli; e as presidentes da União Mundial das Organizações Femininas Católicas (UMOFC) e da Aliança Mundial de Mulheres para a Vida e a Família (WWALF), respectivamente Maria Giovanna Ruggieri e Olimpia Tarzia, que são parceiras na organização desta iniciativa.


Igreja: FESTAS CRISTÃS SÃO MAIS DO QUE «PASSATEMPO» OU EVENTO «COMERCIAL», FRISA BISPO DE BRAGANÇA-MIRANDA
D. José Cordeiro critica procedimento de «algumas organizações e comissões» paroquiais

Bragança, 22 mai 2015 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda destacou numa nota pastoral a importância das festas religiosas que vão marcar o tempo de verão, convidando as suas comunidades a viverem-nas na sua “dimensão fundamental cristã”.

No texto enviado à Agência ECCLESIA, D. José Cordeiro frisa que “festa cristã”, a começar por cada domingo e passando pelas festividades dedicadas aos santos, é mais do que “um mero passatempo” ou algo que se insere no “circuito comercial” de uma região.

Ela “traz em si mesma a afirmação do valor da vida e da criação, tornando o viver de cada um mais humano e digno”, sublinha o prelado, que aponta como “um enorme desafio superar o aspecto pagão, comercial, utilitarista e laicista da festa”.

Para o responsável católico, chega a ser “escandaloso” o modo como “algumas organizações ou comissões de festas” privilegiam os aspectos “exteriores” à celebração, “entre eles a excessiva quantidade de foguetes ou as somas avultadas para conjuntos musicais”.

Movem-se mais na vertente económica e lúdica”, uma forma de actuar que, segundo o bispo de Bragança Miranda, “contradiz o Evangelho e a fé da comunidade”, pelo que é preciso “recuperar e não deixar perder o sentido” de tudo isso.

D. José Cordeiro pede “maior cuidado” na “gestão das esmolas, ofertórios” e outro tipo de “colectas” entregues no “altar da Eucaristia”, que “devem reverter exclusivamente para o culto, a evangelização e a caridade”.

Alerta ainda para a atenção que cada paróquia, comissão de festa ou confraria deve ter quanto ao “pagamento das licenças devidas pela realização da festa”, junto da “Cúria diocesana”.

Um procedimento que está inscrito nas “normativas da Igreja”, que se destina a ajudar a suprir as “necessidades colectivas da diocese”, mas que tem encontrado “alguma resistência”, aponta o prelado.

O actual presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade destaca na sua nota as férias e as festas cristãs como momentos privilegiados para “quem teve de emigrar para longe da sua casa e da sua terra” se “reencontrar com a família”.

Ao mesmo tempo, “devem ser bem aproveitados para a reflexão, avaliação e descanso, sem nunca descurar o “dia do Senhor”, a Eucaristia dominical.

Porque o domingo fica muitas vezes “diluído e reduzido a um fim-de-semana”, D. José Cordeiro considera fulcral que os cristãos também “redescubram o seu sentido verdadeiro”.

Pois, se o Domingo deixar de ser um dia no qual haja espaço para a oração, o repouso, a união e a alegria, pode acontecer que o homem permaneça encerrado num horizonte tão restrito, que já não lhe permite ver o céu”, sustenta o bispo, citando uma ideia deixada pelo Papa João Paulo II.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 26 de Maio – Não há Missa
Sábado, dia 30 de Maio – no final da Procissão de Velas que tem início no Lugar de Matos às 21:00
Domingo, dia 31 de Maio, às 10:00 – Celebramos neste Domingo da Santíssima Trindade a 1ª Comunhão das crianças do 3º ano da Catequese. No final da celebração teremos a Procissão Eucarística, com o itinerário habitual.

ATENDIMENTO
Terça-feira, das 17:00 às 18:30

MÊS DE MARIA
Segunda-feira, dia 25 – 21:00 – Recitação do terço a cargo da Conferência Vicentina
distribui a comunhão Dario Sousa.
Terça-feira, dia 26 – 21:00 – Recitação do terço a cargo da Confraria do S.S.
Quarta-feira, dia 27 – 21:00 – Recitação do terço a cargo da Comissão de Festas
distribui a comunhão Maria José Maia.
Quinta-feira, dia 28 – 21:00 – Recitação do terço a cargo do 10º ano da Catequese
distribui a comunhão José Maria Maia.
Sexta-feira, dia 29 – 21:00 – Recitação do terço a cargo do Grupo de Jovens
distribui a comunhão Aurora Quelhas.
Sábado, dia 30 – 21:00 – Encerramento com início às 21:00 no Lugar de Matos.
Domingo, dia 31 – 21:00 – Recitação do terço a cargo do Coro Paroquial.

NOTAS
De Segunda a Quinta-feira, das 19:30 às 20:30, há ensaios com as crianças do 3º ano da Catequese para a 1ª Comunhão.

O encerramento do mês de Maria é no Sábado, dia 30 de Maio.
A nossa procissão terá início no lugar de Matos, pelas 21:00, donde partiremos em direcção à Igreja, recitando o terço.
No final celebramos a Eucaristia na Igreja.

Nos dias 18 e 19 de Julho vão-se realizar as Jornadas de Verão, em Vilar.
É importante a presença de todos os catequistas.
A paróquia assegura o custo da inscrição.
A formação é fundamental para os catequistas.
A inscrição é feita junto do responsável da catequese.

A Associação Muro de Abrigo informa que se encontram abertas as inscrições para formação dirigida a desempregados.
Os interessados poderão dirigir-se à Muro de Abrigo ou à Junta de Freguesia do Muro para formalizar a sua inscrição. Para mais esclarecimentos contacte 229863333 ou 927809571.


Sem comentários:

Enviar um comentário