Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 12 de maio de 2015

IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA VISITA AS DIOCESES

Amanhã, durante as celebrações do 13 de Maio, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai iniciar uma peregrinação de 12 meses às dioceses portuguesas no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das aparições de Fátima




A Conferência Episcopal Portuguesa termina desta forma o seu comunicado de 16 de Abril de 2015 sobre a visita da imagem peregrina às dioceses de Portugal:
A todos exortamos a acolherem a Virgem Peregrina de Fátima como a imagem da “Igreja em saída”, que vai ao encontro dos seus filhos e filhas em todas as periferias, para lhes levar o anúncio de Jesus Cristo como o único Salvador.

Em conferência de imprensa, D. António Marto deixou votos de que esta iniciativa “não se reduza a uma devoção meramente sentimentalista” mas seja um “momento de graça e de revitalização da fé e da vida espiritual das comunidades católicas de todo o país”.
Apelou a “que juntamente com a imagem, seja recebida a mensagem” de “ternura e misericórdia” de Deus.


A primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, feita segundo indicações da Irmã Lúcia, foi oferecida pelo Sr. Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Sr. Arcebispo de Évora, a 13 de Maio de 1947.
A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Tudo começou em 1945, pouco depois do final da 2ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e as cidades episcopais da Europa até à fronteira da Rússia.
A ideia foi retomada em Abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina e, no ano seguinte, no mesmo dia da sua coroação, teve início a primeira viagem.

Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais habitualmente, mas só por alguma circunstância extraordinária.
Após a entronização na Basílica de Nossa Senhora do Rosário no dia 8 de Dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, tendo sido colocada numa coluna junto do Altar Mor.

A fim de dar resposta aos imensos pedidos, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina.
A 13ª réplica foi benzida a 4 de Março passado e partiu para Itália no dia seguinte para a sua primeira peregrinação a realizar na Sicília.


O envio solene da primeira imagem Peregrina às Dioceses, numa viatura preparada para o efeito, vai acontecer após a Missa do 13 de Maio.

Durante os próximos 12 meses, a imagem peregrina fará o seguinte percurso que termina em Maio de 2016:

Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto, Leiria-Fátima.



Fontes: Conferência Episcopal Portuguesa; Agência Ecclesia; Santuário de Fátima


Sem comentários:

Enviar um comentário