Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 15 de maio de 2015

SEM DISCRIMINAÇÃO

15 de Maio - DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

O tema para 2015 é
"Igualdade de oportunidades e direitos nas famílias contemporâneas"



O Dia Internacional da Família é uma iniciativa promovida pela ONU há mais de vinte anos para sensibilizar a sociedade mundial sobre a importância fundamental que tem a família, a pedra angular do viver bem juntos.

A Organização das Nações Unidas, numa nota a propósito da Jornada deste ano, escreve:

"Na verdade em algumas regiões da terra a discriminação contra as mulheres, visto a nível familiar, está totalmente aprovada e integrada no quadro jurídico dos Estados e realizada por políticas governamentais.

Leis relativas à família realmente codificam a discriminação das mulheres e das meninas, colocando-as em uma posição subordinada aos homens no lar, replicando essas desigualdades da comunidade e da sociedade em geral.

Os costumes sociais de facto, muitas vezes reflectem e reforçam as leis existentes que permitem as práticas de desigualdade entre sexos que vão ainda violar os direitos das crianças; um destes é, por exemplo, o relacionado ao dote, que também pode conduzir ao matrimónio precoce, forçado".


O Dia Internacional das Famílias foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993 e reflecte a importância dada à família pela comunidade internacional.


Fonte: Pontifício Conselho para a Família


Sem comentários:

Enviar um comentário