Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 10 de outubro de 2015

Sínodo da Família: ESPERANÇA E CONFIANÇA NAS FAMÍLIAS

No Sínodo dos Bispos sobre a Família, o destaque nesta sexta-feira dia 9 de Outubro foi para os relatórios dos treze Círculos Menores dedicados à primeira parte do Instrumento de Trabalho sobre o tema “Ouvir os desafios sobre a família” e para o apelo do Papa à reconciliação e paz no Médio Oriente
   
   
Menos crise, mais esperança: esta é a observação que emerge dos relatórios e que sintetiza as principais ideias desenvolvidas nestes trabalhos de grupo.
Os grupos linguísticos sublinham que deve emergir a Igreja do sim, que doa confiança e esperança às famílias.

De destacar alguns reparos para uma abordagem demasiado ‘eurocêntrica’ e ocidental.
É pedido que o documento final tenha uma linguagem menos técnica e de mais fácil leitura.

Nestes relatórios é pedida uma pastoral específica para os migrantes e refugiados e é afirmado um não decidido à ‘teoria do género’ que prejudica a família.

Nas preocupações dos Círculos Menores também os idosos, as pessoas com necessidades especiais e o aprofundamento da bioética e as suas implicações na vida humana.

Durante a manhã, na abertura da 4ª Congregação geral do Sínodo dos Bispos, o Papa Francisco fez um apelo pela reconciliação e pela paz no Médio Oriente.

Estamos dolorosamente tocados e seguimos com profunda preocupação o que está a acontecer na Síria, no Iraque, Jerusalém e na Cisjordânia, onde assistimos a uma escalada da violência que envolve civis, inocentes e continua a alimentar uma crise humanitária de enormes proporções.
A guerra traz destruição e multiplica o sofrimento dos povos.
Esperança e progresso provêm de escolhas de paz”.

O Santo Padre recordou ainda os países em conflito em África:

Desejo, enfim, que associemos as nossas orações também àquelas zonas do continente africano, que estão vivendo análogas situações de conflito.
Por todos interceda Maria, Mãe, Rainha da Paz e amorosa Mãe dos seus filhos.”


Fonte: Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário