Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Boletim Paroquial nº 176

Semana de 6 a 13 de Dezembro de 2015
2º Domingo do Tempo do Advento - Ano C


A MISSÃO PROFÉTICA”
Podemos situar o tema deste domingo à volta da missão profética.
Ela é um apelo à conversão, à renovação, no sentido de eliminar todos os obstáculos que impedem a chegada do Senhor ao nosso mundo e ao coração dos homens.
Esta missão é uma exigência que é feita a todos os baptizados, chamados – neste tempo em especial – a dar testemunho da salvação/libertação que Jesus Cristo veio trazer.
   
   

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Na Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a equacionar o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo.


Jubileu: BISPO DO PORTO ESPERA QUE ANO SANTO DEIXE «SEMENTES» NA IGREJA E NA SOCIEDADE
Carta pastoral recorda três figuras que se destacaram no exercício da misericórdia na região

Porto, 03 dez 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto abordou o Jubileu da Misericórdia numa carta pastoral, onde sublinha a importância de esta iniciativa ser um ponto de partida para uma Igreja Católica mais renovada e actuante no meio da sociedade.

Um Ano Santo não se esgota na roda de 12 meses, mas deve deixar sementes que germinem, floresçam e frutifiquem nas estações seguintes”, salienta D. António Francisco dos Santos, no texto enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O Jubileu da Misericórdia começa este domingo em Roma, para sublinhar a misericórdia de Deus no mundo e incentivar cada cristão a colocar essa atitude em prática no mundo, sobretudo nos contextos mais difíceis.

Segundo o Papa Francisco, que convocou o evento, “misericórdia não é uma palavra abstracta, mas uma forma para reconhecer, contemplar e servir”.

A contemplação da misericórdia – em última instância, da misericórdia divina – oferece-nos, a todos, o conforto de estarmos a coberto do seu manto protector. Mas implica-nos, também no exercício da misericórdia: sempre e em todas as circunstâncias”, acrescenta o bispo do Porto.

Na sua carta, o responsável católico destaca três figuras da região que viveram “vidas profundamente marcadas pelo exercício da misericórdia” e cujos processos de canonização decorrem há várias décadas no Vaticano.

D. António Barroso, bispo do Porto entre 1899 e 1918, que lutou contra a perseguição feita à Igreja Católica na época da implantação da República Portuguesa; o padre Américo Aguiar, fundador da Casa do Gaiato, para jovens mais desfavorecidos; e Sílvia Cardoso, assistente social que se distinguiu no apoio a crianças pobres e aos doentes.

Para D. António Francisco dos Santos, os exemplos destas três figuras são “um apelo a viver neste tempo o mandamento sempre novo do amor”.

O progresso no reconhecimento, por parte da Igreja, da heróica exemplaridade universal das suas vidas depende de todos nós. Não se trata de um gesto supérfluo: seria mais um serviço aos pobres e um apelo à vivência efectiva da misericórdia”, aponta o prelado.

Na Diocese do Porto, o Jubileu começa no dia 13 de Dezembro, a partir das 15h30 na igreja de São Lourenço, no Seminário Maior da Sé.

Todas as comunidades da região estão convidadas para reunirem-se ali para depois partirem “rumo à porta santa da Catedral”.

D. António Francisco dos Santos espera que este momento seja também uma oportunidade para reforçar a sua “unidade” com as pessoas.

Convida ainda cada vigararia a “replicar” esta celebração, de abertura da porta santa da Misericórdia” nas suas igrejas locais.

Entretanto já foram definidas as igrejas e santuários que vão ser “as igrejas jubilares” ao longo do próximo ano.

A lista inclui lugares de culto como o Santuário de Santa Quitéria, em Felgueiras, a igreja do Convento de Santa Mafalda, em Arouca, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, na Maia, e a igreja do Mosteiro Beneditino de Singeverga.

Estes monumentos, recorda D. António Francisco dos Santos, “são mais que lugares, são símbolos públicos da infinita misericórdia de Deus e apelo ao exercício de uma misericórdia humana sem limites”.


AVISOS INTERPAROQUIAIS

Até ao final do ano 2015, no horário de atendimento, aqueles que já marcaram a data de casamento ou pensam casar durante o ano de 2016, é favor fazer a sua inscrição para o CPM.

Há, no final das Missas, na Sacristia, velas que podem adquirir a 1€.
O dinheiro reverte para a Cáritas Portuguesa na Campanha “Um gesto pela Paz”.
Esta vela destina-se a acender no dia 24 de Dezembro à noite, pela Paz.

8 de Dezembro, às 16:00, na Sé Catedral do Porto, há ordenações em vista ao Diaconado Permanente.
Na nossa Vigararia vai ser ordenado Diácono Permanente o Sr. José Maria Vasconcelos da Paróquia de Santiago de Bougado.
É nosso dever rezar por ele.

27 de Dezembro (dia da Sagrada Família), às 15:00, este ano na Igreja de São Mamede, vai realizar-se o Encontro de Coros Vicariais.

CONFISSÕES
São Cristóvão – dia 15 de Dezembro, da 17 às 19:00, na Igreja.
São Mamede – dia 16 de Dezembro, da 17 às 19:00, na Igreja.
São Romão – dia 17 de Dezembro, da 17 às 19:00, na Igreja.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 8 de Dezembro, às 9:15 Acção de Graças à Imaculada Conceição
Sábado, dia 12 de Dezembro, às 17:00 – 30º Dia António Alves da Silva
Domingo, dia 13 de Dezembro, às 09:15, na Capela de São Pantaleão – Acção de Graças a Santa Luzia

ATENDIMENTO
Atendimento pelo Cartório:
Quinta-feira das 16:30 às 18:30 na Residência Paroquial de S. Romão;
Sábado das 10:00 às 12:00 na Residência Paroquial de S. Romão.
Durante o mês de Dezembro o atendimento faz-se sempre nestes dias e horas, com o funcionário do Cartório, pois durante este mês estarei em visita aos doentes das Paróquias de S. Mamede, S. Romão e S. Cristóvão.

NOTAS
7 de Dezembro, pelas 21:00, na Igreja, há uma Vigília de Oração à Imaculada Conceição, promovida pela Conferência Vicentina.

8 de Dezembro, pelas 21:00, no Salão Paroquial, temos reunião de Catequistas.
É importante a presença de todos.

13 de Dezembro, das 15 às 16:00, momento de oração, na Igreja, como preparação para o Natal

A CATEQUESE NO ÂMBITO DA CAMINHADA DO ADVENTO
Há mais alegria em Dar(Se) apela a toda a comunidade para participar na angariação de bens alimentares e de tampinhas que vai decorrer na próxima semana.
Tragam o vosso contributo para todos juntos experienciarmos o verdadeiro significado da palavra bondade.


Sem comentários:

Enviar um comentário