Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

COM A ABERTURA DA PORTA SANTA NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO INICIA O JUBILEU DA MISERICÓRDIA


Amanhã dia 8 de Dezembro o Papa Francisco vai presidir à solenidade da Imaculada Conceição, dando início ao 29.º Jubileu da Igreja Católica com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro
   
   
O Ano Santo é um período especial de reconciliação com Deus.
O Ano Santo ordinário ocorre a cada 25 anos – o último foi celebrado no ano 2000.

O Jubileu da Misericórdia, Ano Santo extraordinário, foi proclamado pela Bula Misericordiae Vultus do Papa Francisco no dia 11 de Abril de 2015.

O Ano Jubilar abrir-se-á, com o rito de abertura da Porta Santa, amanhã dia 8 de Dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição, e terminará na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, 20 de Novembro de 2016.

No próximo Domingo, dia 13 e Dezembro, 3º Domingo do Advento, o gesto simbólico de abertura vai repetir-se em todas as dioceses do mundo.
Na nossa Diocese, para além da Sé Catedral, existem mais 20 Igrejas Jubilares – na nossa Vigararia, a Capela da Senhora das Dores e a Igreja Matriz de Árvore.

Na sua carta de 1 de Setembro de 2015 ao Cardeal D. Rino Fisichella, o Papa Francisco manifesta o “desejo que o Jubileu seja uma experiência viva da
proximidade do Pai, como se quiséssemos sentir pessoalmente a sua ternura, para que a fé de cada crente se revigore e assim o testemunho se torne cada vez mais eficaz.
O meu pensamento dirige-se, em primeiro lugar, a todos os fiéis que em cada
Diocese, ou como peregrinos em Roma, viverem a graça do Jubileu. Espero que a indulgência jubilar chegue a cada um como uma experiência genuína da misericórdia de Deus, a qual vai ao encontro de todos com o rosto do Pai que acolhe e perdoa, esquecendo completamente o pecado cometido.”


Para viver e obter a indulgência do Jubileu, os fiéis são chamados a realizar uma peregrinação rumo à Porta Santa como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão, acompanhada do Sacramento da Reconciliação, participação, com comunhão, na Santa Eucaristia, um acto de fé (recitação do Credo), e uma oração pelo Papa e pelas intenções que traz no coração para o bem da Igreja e do mundo inteiro.
No presente Jubileu não é necessário ir em peregrinação a Roma pois em cada Diocese haverá a Porta Santa da Sé Catedral e as de outras igrejas indicadas pelas Dioceses.

Os que estiverem impossibilitados de ir até à Porta Santa, doentes, idosos ou reclusos, poderão obter a indulgência jubilar que pode ser obtida também para quantos faleceram.

O Santo Padre decidiu ainda conceder a todos os sacerdotes para o Ano Jubilar a faculdade de absolver do pecado de aborto quantos o cometeram e, arrependidos de coração, pedirem que lhes seja perdoado.

O Papa anunciou ainda o envio às Dioceses, durante a Quaresma, de padres “Missionários da Misericórdia” com autoridade de perdoar mesmo os pecados reservados à Sé Apostólica.
O Papa pensa de modo particular nos que pertencem a grupos criminosos, nos que usam a violência para acumular dinheiro, nos fautores ou cúmplices de corrupção.

Também na Quaresma, na sexta-feira e no sábado anteriores ao IV Domingo da Quaresma, será celebrada nas dioceses a iniciativa «24 horas para o Senhor».






Dia 8 de Dezembro de 2015, às 9H00
Inauguração do Jubileu da Misericórdia

O Papa Francisco preside à Missa na Festa da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa para a inauguração do Ano Santo da Misericórdia



Fontes: Santa Sé; Agência Ecclesia; Rádio Vaticano; Paróquia da Trofa

Sem comentários:

Enviar um comentário