Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

JUBILEU É NO MUNDO INTEIRO, NÃO SÓ EM ROMA


O Santo Padre dedicou a sua catequese de hoje aos sinais do Jubileu

A Porta Santa, o perdão e a confissão
    
Segundo o Santo Padre este Ano Santo é celebrado em todo o mundo para marcar a comunhão eclesial na Igreja para que esta se torne cada vez mais intensa:

Possa esta comunhão eclesial tornar-se sempre mais intensa, para que a Igreja seja no mundo o sinal vivo do amor e da misericórdia do Pai.”

No entanto, a misericórdia e o perdão não podem ficar reduzidos a belas palavras; são vida e dão vida neste Jubileu, se aderirmos de coração aos sinais que o caracterizam: cruzar a Porta Santa, amar a todos e tudo perdoar, aproximarmo-nos do sacramento da Confissão – afirmou o Papa Francisco.

Assim como a Porta Santa permanece aberta, porque é o sinal do acolhimento que Deus nos reserva, assim também há-de estar sempre aberta de par em par a nossa porta, sem excluir ninguém.“

O Papa Francisco chamou a atenção para eventuais enganos com pagamentos de indulgências:

Estejam atentos!
Não é que algum mais esperto vos diga que se tem que pagar.
A salvação não se paga!
A salvação não se compra!
A Porta é Jesus e Jesus é grátis…. a salvação é grátis!”

Por vezes ouvimos pessoas lamentarem-se de que não conseguem perdoar”
afirmou o Papa, concordando que não é fácil perdoar, porque o nosso coração é pobre e, só com as nossas forças, não conseguimos perdoar.
Mas tornamo-nos capazes de perdão, se nos abrirmos a Deus e acolhermos a sua misericórdia em nós.

Desta forma, amar e perdoar são o sinal concreto de que a fé transformou o nosso coração, manifestando-se em nós a própria vida de Deus: amar e perdoar, como Deus ama e perdoa.”

Um sinal fundamental do Jubileu é o Sacramento da Confissão – disse ainda o Santo Padre – que nos reconcilia com Deus.

O Papa Francisco concluiu a sua catequese encorajando os fiéis neste Ano Santo:

Portanto, coragem!
Vivamos o Jubileu iniciando com estes sinais que comportam uma grande força de amor.
O Senhor acompanhar-nos-á para conduzir-nos a fazer experiência de outros sinais importantes para a nossa vida.”


Resumo da catequese de hoje do Papa Francisco:

A misericórdia e o perdão não podem ficar reduzidos a belas palavras; são vida e dão vida neste Jubileu, se aderirmos de coração aos sinais que o caracterizam: cruzar a Porta Santa, abeirar-se do sacramento da Confissão, amar a todos e tudo perdoar.

O primeiro sinal é a Porta Santa, que eu quis aberta em todas as dioceses do mundo, para todos os fiéis poderem experimentar a graça do Jubileu.
Aquela Porta indica o próprio Jesus, que nos convida a entrar e repousar n’Ele, mas também nos impele a sair ao encontro dos outros, levando-lhes o seu abraço de amor e perdão.

Por isso, não teria grande eficácia o Jubileu, se a porta do nosso coração não se abrisse para deixar Cristo passar para os outros.
Assim como a Porta Santa permanece aberta, porque é o sinal do acolhimento que Deus nos reserva, assim também há-de estar sempre aberta de par em par a nossa porta, sem excluir ninguém.
Amar e perdoar são o sinal concreto de que a fé transformou o nosso coração, manifestando-se em nós a própria vida de Deus: amar e perdoar, como Deus ama e perdoa.
Por vezes ouvimos pessoas lamentar-se de que não conseguem perdoar.
É verdade que não é fácil perdoar, porque o nosso coração é pobre e, só com as nossas forças, não conseguimos perdoar; mas tornamo-nos capazes de perdão, se nos abrirmos a Deus e acolhermos a sua misericórdia em nós.

E como podemos acolher e sentir a misericórdia de Deus em nós?
Abeirando-nos do sacramento da Confissão, que nos reconcilia com Deus: vendo o estado miserável em que nos deixaram os nossos pecados, que reconhecemos e Lhe confessamos, Ele enche-Se de compaixão ficando Ele com os nossos pecados e regenerando-nos como seus filhos; acolhe-nos no seu seio e encoraja-nos a seguir pela estrada do bem.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário