Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 26 de novembro de 2016

NA NOITE DE 24 DE DEZEMBRO ACENDA UMA VELA PELA PAZ



Colabore na campanha
«10 milhões de estrelas – Um gesto pela paz»
promovida pela Cáritas
 
 
A Cáritas Portuguesa, em parceria com todas as Cáritas Diocesanas de Portugal Continental, Madeira e Açores, organiza anualmente a Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz", propondo à sociedade uma vivência cristã da celebração do Natal.

Contrariando uma visão meramente consumista, quer relembrar o seu verdadeiro sentido: a alegria do nascimento do Deus Menino, o Príncipe da Paz.

Assim, a Cáritas, desafia ainda cada português a adquirir uma vela e a acendê-la em nome da Paz que nos foi trazida nesta noite de Natal.

De 19 de Novembro até Janeiro de 2017, todos os que, para além de assumirem este compromisso, quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela, pelo valor simbólico de 1€, que ajudará a apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza.

As verbas que resultam desta campanha, revertem, em 65%, para as Cáritas Diocesanas, que a aplicarão em projectos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência; e em 35%, para dar resposta a necessidades de várias famílias vulneráveis de refugiados apoiadas pela Cáritas da Grécia.


Contexto Histórico

Esta operação teve a sua origem em Annecy, em França, no ano de 1984, durante o tempo do Advento.
Em 1991, a campanha alastrou-se a todo o país e passou a desenrolar-se no período do Natal.

É em 2002 que esta iniciativa inicia então o seu percurso pelo mundo.
Primeiro ao nível da Europa, quando cerca de 60 Cáritas promovem acções conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos, e depois, em 2003, alastrando-se para o resto do mundo, sendo sinal visível do empenho da rede Cáritas na construção da paz e da solidariedade.

É também neste ano que Portugal adere, pela primeira vez, a este desafio.
Várias Cáritas Diocesanas responderam ao apelo lançado nessa altura pela Cáritas Portuguesa para implementar esta operação no nosso país.
O principal propósito é desde sempre a consciencialização de toda a população para a importância dos valores da Justiça, da Solidariedade e da Paz.


As velas podem ser adquiridas na Sacristia.








Fonte: Cáritas Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário