Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 8 de março de 2017

TER A BÍBLIA SEMPRE CONNOSCO COMO FAZEMOS COM O TELEMOVEL

Porque esta semana o Papa Francisco participa nos exercícios espirituais da Quaresma para os membros da Cúria Romana, não houve hoje a habitual catequese do Papa

Deixamos para reflexão a recomendação que o Papa Francisco nos deu antes da Oração Mariana do Angelus do passado Domingo
 
 
Tempo de Quaresma, sublinhou o Papa Francisco na sua reflexão antes da oração mariana do Angelus:
Tempo em que o Evangelho nos introduz no caminho da Páscoa.
E nos mostra Jesus que permanece quarenta dias no deserto, submetido às tentações do diabo.
Isto quando o Espírito de Deus tinha já descido sobre Ele e o Pai do Céu O tinha declaro seu Filho amado e estava para iniciar a sua missão.

E Satanás, seu inimigo declarado, apoia-se precisamente sobre o título “Filho de Deus” para o tentar três vezes com estas palavras: “Se és filho de Deus, transforma a pedra em pão para saciares a tua fome; deita-te abaixo dos muros do templo, deixando-te salvar pelos anjos, ou ainda, adorar o diabo para ter o domínio do mundo.
O que o diabo quer - sublinhou o Papa - é desviar Jesus do caminho da obediência e humilhação, levando-o pela falsa senda do sucesso e da glória.

Mas Jesus não responde com palavras próprias; usa apenas palavras de Deus que exprimem a vontade do Pai e, assim, sai vencedor das tentações no deserto.
E neste tempo de Quaresma – disse o santo Padre – somos convidados, enquanto cristãos, a “seguir as pegadas de Jesus e a enfrentar o combate espiritual contra o maligno com a força da Palavra de Deus” que dá força.

Para isso é preciso nos habituarmos a ler a Bíblia, a meditar nela, a assimilá-la, pois que contem a palavra de Deus que é sempre actual e eficaz.
Enfim, o Papa convida a ter a Bíblia sempre connosco e a abrir constantemente para ler as mensagens, precisamente como fazemos com o nosso telemóvel:

O que sucederia se tratássemos a Bíblia como tratamos o nosso telemóvel?
Se a tivéssemos sempre connosco; pelo menos uma pequena Bíblia de bolso; se voltássemos atrás quando a esquecemos; se a abríssemos diversas vezes por dia; se lêssemos as mensagens de Deus contidas na Bíblia como lemas as mensagens de telemóvel, o que aconteceria…?
É claro que esta comparação é paradoxal, mas faz reflectir.

Com efeito, se tivéssemos a palavra de Deus sempre no coração, nenhuma tentação poderia afastar-nos de Deus e nenhum obstáculo nos poderia desviar do caminho do bem; saberíamos vencer as sugestões quotidianas do mal que está em nós e fora de nós; nos sentiríamos mais capazes de viver uma vida de sucesso segundo o Espírito, acolhendo e amando os nossos irmãos, especialmente os mais fracos e necessitados, e também os nossos inimigos.”

Depois da oração das Ave Maria, o Papa saudou os presentes na Praça de São Pedro e anunciou que nessa tarde, juntamente com os membros da Cúria Romana, partiria para Ariccia para uma semana de retiro espiritual.

Há poucos dias iniciamos a Quaresma, isto é o caminho do Povo de Deus em direcção à Páscoa, um caminho de conversão, de luta contra o mal com as armas da oração, do jejum, das obras de caridade.
Desejo a todos que o caminho quaresmal seja rico de frutos; e vos peço uma recordação na oração para mim e para os colaboradores da Cúria Romana que esta noite iniciaremos a semana dos Exercícios espirituais. Obrigado pela oração que fareis”

E mais uma vez o Papa pediu insistentemente o favor de não nos esquecermos do que sucederia se tratássemos a Bíblia como tratamos o nosso telemóvel.

Pensai nisto.
A Bíblia sempre connosco, perto de nós.”

Fontes: Rádio Vaticano; L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário