Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

BANGLADESH A SEGUNDA ETAPA DA 21ª VIAGEM APOSTÓLICA




Pouco depois das 15H00 locais desta Quinta-feira o Papa Francisco foi recebido no aeroporto internacional de Daca

 
      
O Papa foi acolhido pelo Presidente bengalês, Abdul Hamid, e duas crianças, com vestidos tradicionais, ofereceram ao Papa flores e um vaso de terra que foi abençoado pelo Pontífice.

Depois da cerimónia de boas-vindas, no Aeroporto Internacional de Daca, em Bangladesh, o Papa Francisco visitou o Memorial Nacional dos Mártires de Savar - símbolo dos mártires que deram a sua vida pelo país na guerra de libertação de 1971.


No segundo compromisso em terras bengalesas, prestou homenagem ao Pai da Pátria, no Bangabandhu Memorial Museum, e assinou o Livro de Honra.





A seguir, foi a visita de cortesia ao Presidente da República Abdul Hamid, no Palácio Presidencial, onde também teve lugar o encontro com as Autoridades políticas e religiosas do País, o Corpo Diplomático e representantes da sociedade civil.

O Papa falou do Bangladesh, uma nação que se esforça por alcançar uma unidade de linguagem e cultura com o respeito pelas diferentes tradições e comunidades, e que enriquecem a vida política e social do país:

No mundo de hoje, nenhuma comunidade, nação ou Estado pode sobreviver e progredir no isolamento.
Como membros da única família humana, precisamos uns dos outros e estamos dependentes uns dos outros.”.

Em seguida o Pontífice falou do espírito de generosidade e solidariedade da sociedade do Bangladesh, bem visível nos meses passados a favor dos refugiados chegados em massa ao País, acolhidos de modo a proporcionar-lhes abrigo temporário e provisões para as necessidades primárias da vida, algo que se conseguiu à custa de muito sacrifício.

Nenhum de nós pode deixar de estar consciente da gravidade da situação, do custo imenso exigido de sofrimentos humanos e das precárias condições de vida de tantos dos nossos irmãos e irmãs, a maioria dos quais são mulheres e crianças amontoados nos campos de refugiados.

É necessário que a comunidade internacional implemente medidas resolutivas face a esta grave crise, não só trabalhando por resolver as questões políticas que levaram à massiva deslocação de pessoas, mas também prestando imediata assistência material ao Bangladesh no seu esforço por responder eficazmente às urgentes carências humanas”.






Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário