Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

É A MISSA QUE FAZ CRISTÃO O DOMINGO




Na catequese de hoje o Papa Francisco explicou porque devemos ir à missa no dia do Senhor
   
   
Na audiência geral desta Quarta-feira, o Papa Francisco retomou a sua série de catequeses sobre o significado da Missa.

Há comunidades que, infelizmente, não podem desfrutar da missa todos os domingos”; ao passo que outras “perderam o sentido do domingo iluminado pela Eucaristia”.
Isto é pecado”.
O Papa inspirou-se nesta dupla constatação para explicar na audiência geral de hoje porque os cristãos têm necessidade de participar na celebração eucarística dominical.

Neste contexto é necessário reavivar a consciência para recuperar o significado da festa, o significado da alegria, da comunidade paroquial, da solidariedade, do repouso que restaura a alma e o corpo.
De todos estes valores é mestra a Eucaristia, domingo pós domingo.
Por isso, o Concilio Vaticano II quis sublinhar que «o domingo é dia festa primordial que deve ser proposto e inculcado à piedade dos fiéis, por forma a se tornar também um dia de alegria e de abstenção do trabalho»”.

Frisou que a abstenção do trabalho aos domingos não existia nos primeiros séculos, isso é uma contribuição específica do cristianismo.
Foi o sentido cristão do viver como filhos e não como escravos, animado pela Eucaristia, que fez do domingo, quase universalmente, dia de repouso.

Sem Cristo, somos condenados a ser dominados pela canseira do quotidiano com as suas preocupações e pelo medo do amanhã. O encontro dominical com o Senhor dá-nos a força de viver o hoje com confiança e coragem e de ir para frente com esperança. Por isso, nós cristãos vamos ao encontro do Senhor aos domingos, na celebração eucarística.”

O Santo Padre respondeu a quem afirma “que não serve ir à missa, nem sequer aos domingos, porque o importante é amar o próximo”.
A propósito evidenciou que, se por um lado, “é verdade que a qualidade da vida cristã se mede pela capacidade de amar”, por outro, seria preciso questionar-nos “como podemos praticar o Evangelho sem haurir a energia necessária para o fazer, um domingo após o outro, na fonte inesgotável da Eucaristia”.

Com efeito, concluiu, “não vamos à missa para oferecer algo a Deus, mas para receber d'Ele aquilo que precisamos verdadeiramente”; e não se trata só de “um preceito da Igreja.

Temos necessidade de participar na missa dominical porque apenas com a graça de Jesus podemos ser suas testemunhas”.




Resumo da Catequese do Santo Padre:

Depois da Páscoa, os discípulos de Jesus habituaram-se a esperar a visita do seu divino Mestre no primeiro dia da semana; foi nesse dia que Ele ressuscitou e veio encontrar-Se com eles no Cenáculo, falando e comendo com eles e dando-lhes o Espírito Santo.
Tal encontro repetir-se-ia oito dias depois, já com a presença de Tomé.
E assim, aos poucos, o primeiro dia da semana passou a ser chamado pelos cristãos o dia do Senhor, ou seja, o domingo.

Nós, cristãos, vamos à Missa ao domingo para encontrar o Senhor ressuscitado ou, melhor, para nos deixarmos encontrar por Ele, ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e, assim, nos tornarmos Igreja, o seu corpo místico vivo hoje no mundo.
Por isso o domingo é, para nós, um dia santo: santificado pela celebração eucarística, presença viva do Senhor para nós e entre nós.
É a Missa que faz cristão o domingo.

Infelizmente há comunidades cristãs que não podem ter Missa todos os domingos; mas também elas são chamadas a recolher-se em oração, nesse dia, ouvindo a Palavra de Deus e mantendo vivo o desejo da Eucaristia.
Sem Cristo, estamos condenados a ser dominados pelo cansaço do dia-a-dia com as suas preocupações e pelo medo do futuro.
O encontro dominical com Jesus dá-nos a força de que necessitamos para viver com coragem e esperança os nossos dias.
Mais ainda, a comunhão eucarística com Jesus ressuscitado antecipa aquele domingo sem ocaso em que toda a humanidade entrará no repouso de Deus.



Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; L’Osservatore Romano



1 comentário:

  1. "A Eucaristia é um acontecimento maravilhoso no qual Jesus Cristo, nossa vida, se faz presente. Participar na Missa «é viver outra vez a paixão e a morte redentora do Senhor. É uma teofania: o Senhor torna-se presente no altar para ser oferecido ao Pai pela salvação do mundo»" Papa Francisco Audiência Geral de 8 de novembro de 2017 sobre a Santa Missa.

    instrução Eucharisticum Mysterium (1967): "Os fiéis participam mais plenamente neste sacramento de acção de graças, propiciação, petição e louvor, não só quando oferecem de todo o coração a Vítima Sagrada, e nela eles mesmos, ao Pai com o sacerdote, mas também quando recebem a mesma vítima sacramentalmente."

    É bem importante participarmos e levarmos as crianças a participar na missa, aprendendo aos poucos a sermos como Jesus, Hóstia Imaculada oferecida ao Pai no Altar para a salvação do mundo.
    A Caridade de que nos costuma falar o Papa Francisco aprende-se aos poucos ali no Santo Sacrifício e na Comunhão para que saibamos praticar o sacrifício e comunhão para com o próximo.

    "Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais" e quanto importante é levarmos as crianças e as ensinarmos.

    ResponderEliminar