Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A IMPORTÂNCIA DE TER BONS LEITORES NA MISSA


Na catequese desta semana
o Papa Francisco explicou a Liturgia da Palavra e falou do percurso que a Palavra de Deus deve fazer dentro de nós
   
   
O Papa alertou que, muitas vezes, enquanto se lê a Palavra de Deus, se fazem comentários sobre como o outro se veste ou se comporta.
Pelo contrario, "devemos escutar e abrir o coração porque é o próprio Deus que nos fala e não pensar em outras coisas ou em falar de outras coisas.
Entenderam?
Não acredito que aconteça muito, mas explicarei o que acontece nesta Liturgia da Palavra":

"As páginas da Bíblia deixam de ser um escrito para tornarem-se palavra viva, pronunciada por Deus.
É Deus que por meio do que se lê nos fala e interpela a nós que escutamos com fé (...).
Mas para escutar a Palavra de Deus, é preciso ter também o coração aberto para receber a palavra no coração.
Deus fala e nós colocamo-nos em escuta para depois colocar em prática o que ouvimos.
É muito importante ouvir.
Algumas vezes não entendemos bem porque existem algumas leituras um pouco difíceis.
Mas Deus fala-nos o mesmo de outro modo: em silêncio e ouvir a Palavra de Deus.
Não esqueçam isto.
Na Missa, quando começam as leituras, ouvimos a Palavra de Deus".

O Papa chamou a atenção para a importância do Salmo responsorial, "cuja função é favorecer a meditação do que foi escutado na leitura que o precede".

"É bom que o Salmo seja valorizado com o canto, ao menos do refrão", observou o Papa Francisco, acrescentando que também as leituras dos dias feriais constituem "um grande nutrimento para a vida cristã".

O Santo Padre explicou então que "as leituras da Missa, variadamente ordenadas segundo as diferentes tradições do Oriente e Ocidente, estão contidas nos Leccionários":

"A proclamação litúrgica das mesmas leituras, com os cantos deduzidos da Sagrada Escritura, exprime e favorece a comunhão eclesial, acompanhando o caminho de todos e de cada um".

O Pontífice explicou que escolhas subjectivas das leituras, a sua omissão ou substituição com textos não bíblicos, são proibidas:

"Isso de facto empobrece e compromete o diálogo entre Deus e o seu povo em oração.
Pelo contrário, a dignidade do ambão e o uso do leccionário, a disponibilidade de bons leitores e salmistas.
Mas procurem bons leitores, eh!, aqueles que saibam ler, não aqueles que lêem e não se entende nada, eh! é assim, eh!
Bons leitores, eh!
Devem preparar-se e ensaiar antes da Missa para ler bem.

E isto cria um clima de silêncio receptivo".










Resumo da catequese do Papa disponibilizado pela Santa Sé:

Uma parte constitutiva da Missa é a Liturgia da Palavra.
Esta é como uma mesa que o Senhor prepara para alimentar a nossa vida espiritual.

Como poderíamos suportar as fadigas e provações da nossa peregrinação terrena, sem o alimento e a luz que se recebe da Palavra de Deus?
Precisamos de a escutar regularmente; é questão de vida ou de morte, pois «nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus».
E nós reunimo-nos, na Liturgia, precisamente para ouvir o que Deus fez e pretende fazer por nós: Deus fala, e nós ouvimos com atenção para depois pormos em prática aquilo que Ele nos disse.
É uma experiência que não se limita a ouvir dizer, mas acontece «diretamente», porque, quando na Igreja se lê a Sagrada Escritura, é o próprio Deus que fala ao seu povo.

Na Liturgia da Palavra, as páginas da Bíblia deixam de ser um escrito para se tornarem palavra viva pronunciada pelo próprio Deus, que, aqui e agora, nos interpela a nós que escutamos com fé.
O Espírito, que falou por meio dos profetas e que inspirou os autores sagrados, faz com que a palavra de Deus realize verdadeiramente nos corações aquilo que faz ressoar aos ouvidos.
Por isso, não basta escutar com os ouvidos; é preciso acolher no coração a semente da palavra divina, para que ela dê fruto.
A acção do Espírito que torna eficaz a resposta, precisa de corações que se deixem trabalhar e cultivar para que a palavra divina escutada na Missa passe para a vida diária.


Fontes: Santa Sé; Vatican News; L’Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário