Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 12 de abril de 2018

O BAPTISMO “CRISTIFICA-NOS”



Converte-nos noutro Cristo se acolhido com o coração aberto à fé

 Papa Francisco na catequese desta semana

   
   
Após concluir na semana passada as reflexões sobre a Eucaristia, o Santo Padre iniciou um novo ciclo de catequeses.
O novo tema escolhido é o Baptismo - o fundamento da vida cristã.

O verbo grego “baptizar” significa “imergir” (Catecismo da Igreja Católica, 1214).
Banhar-se com água é um rito comum a várias crenças para expressar a passagem de uma condição a outra, sinal de purificação para um novo início.

Citando o escritor romano Tertuliano o Papa explicou:

Mas para nós cristãos não deve passar despercebido que se é o corpo a ser imergido na água, é a alma a ser imersa em Cristo para receber o perdão do pecado e resplandecer de luz divina”.

Explicou:

Em virtude do Espírito Santo, o baptismo imerge-nos na morte e ressurreição do Senhor afogando na pia baptismal o homem velho, dominado pelo pecado que separa de Deus, e dando à luz o homem novo, recriado em Jesus, nele todos os filhos de Adão são chamados à nova vida.
Isto é, o baptismo é um renascimento.”

Por isso o Papa, dirigindo-se directamente aos fiéis presentes, pediu a cada um deles para se recordarem da data do próprio baptismo e para «nunca a esquecerem», porque aquele é «o dia no qual Jesus entrou em mim, o Espírito Santo entrou em mim».

E apelou a que se baptizem as crianças:

O sacramento do baptismo supõe um caminho de fé, que chamamos de catecumenato , evidente quando um adulto pede o baptismo.
Mas até as crianças, desde os tempos antigos, são baptizadas na fé de seus pais.
Sobre isso eu gostaria de lhes dizer o seguinte.
Alguns pensam: porque baptizar uma criança que não entende?
Esperamos que ela cresça, que entenda e que seja ela própria a pedir o baptismo.
Mas isso significa não ter confiança no Espírito Santo, porque quando nós baptizamos uma criança, o Espírito Santo entra nela, e o Espírito Santo faz crescer naquela criança, desde pequenina, virtudes cristãs que depois florescerão.
Devemos proporcionar sempre esta oportunidade a todos, a todas as crianças, de ter dentro de si o Espírito Santo que os guie durante a vida.
Não vos esqueçais de baptizar as crianças!”


As promessas baptismais «devem ser reavivadas todos os dias para que o Baptismo “cristifique”», pois quem o recebeu «assemelha-se a Cristo, transforma-se em Cristo».





Resumo da catequese do Santo Padre:

O tempo litúrgico da Páscoa é apropriado para reflectir sobre o fundamento da vida cristã, que tem a sua origem no Baptismo.
Este é o sacramento que une a nossa vida à de Cristo.
Baptizar significa imergir; esse gesto, no sacramento, faz referência ao banho de água que, pela acção do Espírito Santo, imerge-nos na morte e ressurreição de Jesus.
Por isso, o Baptismo regenera-nos, num novo nascimento que nos torna membros do Corpo de Cristo que é a Igreja, fazendo com que participemos também da sua missão no mundo.
Trata-se de um dom absolutamente gratuito.
Porém, apesar de que ninguém mereça receber esse dom, é necessário acolhê-lo com o coração aberto à fé, de tal modo que o sacramento realize em nós uma cristificação, ou seja, que nos converta num outro Cristo.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; L’Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário