Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 16 de maio de 2018

A EDUCAÇÃO CRISTÃ É UM DIREITO DAS CRIANÇAS




Revestidos de Cristo” foi o tema com que o Papa Francisco encerrou o ciclo de catequeses sobre o Baptismo
   
   
Ao concluir o ciclo de catequeses dedicadas ao primeiro sacramento da iniciação cristã, o Papa Francisco recordou que «é dever dos pais, juntamente com os padrinhos e madrinhas, zelar pela alimentação da chama da graça baptismal nas suas crianças, ajudando-as a perseverar na fé».


De facto, reafirmou, para os pequenos «a educação cristã é um direito; ela tende a guiá-los gradualmente a fim de que conheçam o desígnio de Deus em Cristo: deste modo poderão ratificar pessoalmente a fé na qual foram baptizados».





No final da audiência geral o Pontífice garantiu a sua proximidade «com a oração e o afecto a quantos sofrem», exprimindo «grande tristeza pelos mortos e feridos» causados pelos conflitos destes dias.

«Reafirmo que é o uso da violência nunca leva à paz» disse com vigor o Papa Francisco, que em seguida exortou «todas as partes em causa e a comunidade internacional a renovar o empenho a fim de que prevaleçam o diálogo, a justiça e a paz».

«Guerra chama guerra, violência chama violência».
Preocupado e entristecido «pelo agravamento das tensões na Terra Santa e no Médio Oriente», o Papa renovou o apelo para que se ponha fim «à espiral de violência que afasta cada vez mais do caminho da paz, do diálogo e das negociações».


Significativos também os seus votos para o início do Ramadão, com o desejo de que «este tempo privilegiado de oração e jejum ajude a percorrer o caminho de Deus que é a via da paz».





Resumo, disponibilizado pela Santa Sé, da catequese do Santo Padre:

Depois de ser baptizado na água e ter recebido a unção crismal, o neófito é revestido da veste branca. Esta é símbolo da graça, que faz da pessoa baptizada uma nova criatura, revestida de Cristo. «Conserva-a – recomenda o ministro do Baptismo, chamando a pessoa pelo seu nome – imaculada até à vida eterna».

Fica assim traçado o caminho que conduz, da fonte baptismal, até à Jerusalém do Céu.
De facto, no livro do Apocalipse, lê-se que «o vencedor andará vestido com vestes brancas».
Gostava de vos repropor aqui o convite, que fiz na minha recente Exortação Gaudete et exsultate (Alegrai-vos e exultai):

«Deixa que a graça do teu Baptismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por Ele, escolhe Deus sem cessar.
Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade e, no fundo, esta é o fruto do Espírito Santo na tua vida» (n. 15).

A vocação cristã é caminhar sempre como filhos ou filhas da luz, perseverando na fé.
Sê uma vela acesa, irradiando uma luz que não é tua mas de Cristo.
Assim nos foi dito na entrega da vela, no Baptismo: «Recebei a luz de Cristo».
Tal como a chama do círio pascal se transmite à vela que nele é acesa e depois entregue ao neófito ou aos cuidados de seus pais e padrinhos, assim também a caridade do Senhor Ressuscitado inflama os corações dos baptizados cumulando-os de luz e calor.
Poderemos assim ajudar quem caminha juntamente connosco até à comunhão inseparável em Deus, rezando numa só voz: «Pai-nosso, que estais nos Céus (…) livrai-nos do mal».



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; L'Osservatore Romano



Sem comentários:

Enviar um comentário