Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 24 de junho de 2018

PEREGRINAÇÃO ECUMÉNICA DO PAPA FRANCISCO A GENEBRA

Na passada Quinta-fera dia 21 de Junho o Papa Francisco deslocou-se ao Centro Ecuménico do Conselho Mundial de Igrejas na Suíça para participar na celebração dos 70 anos desta instituição criada depois da II Guerra Mundial
  
   
O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), com sede em Genebra, é a maior organização mundial do movimento ecuménico, com o mais alto número de membros: são 345 comunidades cristãs de mais de 110 países, com excepção da Igreja Católica, e compreende Reformados, Luteranos, Anglicanos Metodistas, Baptistas, Ortodoxos e outras Igrejas.
Representa mais de 500 milhões de fiéis em todo o mundo.

O Santo Padre, para além dos encontros protocolares habituais, participou e discursou na Oração Ecuménica e no Encontro Ecuménico.

Encontro foi a palavra-chave do dia ecuménico que o Papa Francisco passou em Genebra.

Falando aos representantes de Igrejas e confissões cristãs reunidos por ocasião dos setenta anos de vida do Centro Ecuménico do Conselho Mundial de Igrejas, o Papa reiterou a necessidade de percorrer juntos «uma via tanto nova quanto antiga»: o caminho da «comunhão reconciliada, rumo à manifestação visível daquela fraternidade que já une os crentes».
Em particular o Papa Francisco evocou três atitudes concretas que devem marcar o percurso comum – «caminhar, rezar, trabalhar juntos» – e recordou que «a credibilidade do Evangelho é posta à prova pelo modo como os cristãos responderem ao grito de quantos, em todas as partes da terra, são injustamente vítimas do trágico aumento de uma exclusão que, gerando pobreza, fomenta os conflitos».

Um apelo contra a «indiferença em relação ao irmão» que ressoou também durante a sucessiva celebração eucarística presidida no Palaexpo da cidade que concluiu a visita papal.




Oração Ecuménica:




Encontro Ecuménico:





Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; L’Osservatore Romano

Sem comentários:

Enviar um comentário