Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE AGOSTO




INTENÇÃO UNIVERSAL:

As famílias, um tesouro
   
  
Intenção de oração Universal:
Para que as grandes escolhas económicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade.


Nenhuma família é perfeita.
O amor é exigente, mas, não há alegria maior que amar e ser amado.
Há muitas formas de se aproximar do ideal de família cristã (cf. "A alegria do amor", 32-57).
Mas todas têm em comum o respeito pelo outro e o amor duradouro, valores que fazem delas um tesouro a ser protegido.


ORAÇÃO

Pai de bondade,
No sacramento do matrimónio, a tua Igreja vê no amor humano um sinal da tua presença.
A entrega da vida num amor fecundo, que gera novas vidas, é exemplo daquilo a que cada um de nós é chamado como teu filho: gerar vida.

A família é um lugar de vida, de esperança, de futuro e de comunhão.
Por isso, peço-Te, neste mês, em união com o Papa Francisco e a sua Rede Mundial de Oração, por todas as famílias, para que tenham os apoios políticos e económicos para cumprir a sua missão.
Peço-Te em particular pelas que vivem em maiores dificuldades, que o teu Espírito seja a sua força e consolação.

Pai Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Acompanhar o Encontro Mundial das famílias em Dublin, que decorre de 21 a 25 de Agosto. Procurar conhecer as conclusões deste encontro, os apelos que aí se farão, as declarações do Papa Francisco na sua visita.
  • Na própria família, cuidar das relações de forma construtiva, criando pontes, sarando feridas, cuidando os que estão em maiores dificuldades ou doentes.
  • Procurar informar-se de boas práticas a nível social, político e económico, que existem noutros países, de proteção da família e, na medida das suas possibilidades, lutar para que sejam implementadas nos próprios ambientes.


REFLEXÃO

Na sua intenção para o mês de Agosto, no contexto da realização do Encontro Mundial das Famílias em Dublin, Irlanda, o Papa Francisco pede que as escolhas económicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade.
A expressão é muito sugestiva e reflecte a importância fundamental da família na sociedade.
Porque é que as famílias são um tesouro?

Um tesouro é algo precioso, que não se quer perder, nem deixar roubar. Olhar para a família nesta perspectiva faz-nos cair na conta que os responsáveis pelas decisões políticas e económicas devem cuidar da família, através de apoios à natalidade, de políticas laborais que fomentem um acompanhamento dos pais no crescimento dos filhos, no apoio às famílias que cuidam de parentes com deficiência ou envelhecidos, na liberdade de ensino, na ajuda às famílias em precariedade económica... um longo caminho percorrer.

Um tesouro tem uma história, uma tradição, liga-nos ao passado, situa o nosso presente e orienta o nosso futuro. A chamada família «tradicional» garante o futuro da sociedade, através da geração de novos cidadãos. Tem um impacto social, é o núcleo de onde tudo nasce e não deve ser submetida a gostos pessoais ou a interesses de ideologias.

Um tesouro é valioso também pela sua beleza. Colocar a família no centro das grandes opções económicas e políticas devolve à sociedade, em último lugar, a beleza do amor, que cuida a vida desde o seu início até ao seu fim, onde não se procura esconder ou eliminar o que a sociedade considera descartável, incómodo, ou inútil, mas se mostra sem medo a beleza e a dignidade de cada ser humano.

Este é um desafio urgente, no qual os cristãos, sobretudo os que estão envolvidos na política, no mundo empresarial, nos apoios sociais, devem empenhar-se com toda a seriedade, mesmo no meio de incompreensões e pressões.



O VÍDEO DO PAPA – As famílias, um tesouro


Peçamos juntos, a Jesus, para que as grandes escolhas económicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade.
Papa Francisco - Agosto 2018


Ao falar das famílias, muitas vezes me vem à mente a imagem de um tesouro.

O ritmo de vida actual, o stresse, a pressão do trabalho e também a pouca atenção das instituições podem colocá-las em perigo.

Não é suficiente falar de sua importância; é preciso propor medidas concretas e desenvolver seu papel na sociedade com uma boa política familiar.

Peçamos juntos, a Jesus, para que as grandes escolhas económicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade.”



Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa



Sem comentários:

Enviar um comentário