Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

DECÁLOGO É VIDA, NÃO CONDENAÇÃO




Esta semana o Papa Francisco concluiu a série de catequeses sobre os Mandamentos
   
   
Com o Espírito, a lei torna-se vida.

Descobrimos melhor o que significa o Senhor Jesus não veio para abolir a lei, mas para levá-la ao seu cumprimento, para fazê-la crescer, e enquanto a lei segundo a carne era uma série de prescrições e proibições, segundo o Espírito essa mesma lei torna-se vida ( cf. Jo 6:63; Ef2:15), porque não é mais uma norma, mas a própria carne de Cristo, que nos ama, nos busca, nos perdoa, nos consola e no seu corpo, recompõe a comunhão com o Pai, perdida pela desobediência do pecado.

E assim a negatividade na expressão do Mandamento: "não roubar, não insultar, não matar", aquele "não", transforma-se numa atitude positiva: amar, dar lugar aos outros no meu coração, desejos que semeiam positividade. E esta é a plenitude da lei que Jesus veio nos trazer.”



Somente em Cristo – explicou o Papa – o Decálogo deixa de ser condenação, tornando-se “a autêntica verdade da vida humana, isto é, desejo de amor. Aqui nasce um desejo de bem, de fazer o bem, desejo de alegria, de paz, de magnanimidade, benevolência, bondade, fidelidade, brandura, domínio de si. Daquele "não" passa-se a este "sim". Atitude positiva de um coração que se abre com a força do Espírito Santo".






Durante a audiência, um rapaz autista, que não consegue falar, conquistou o Papa e os fiéis com sua vivacidade e espontaneidade.




Resumo da catequese do Santo Padre:

Ao concluir as catequeses sobre os Dez Mandamentos, podemos ver como eles são um caminho para preencher o nosso coração de desejos de amor autêntico, vivido à luz de tudo o que Jesus nos ensinou.

Os três primeiros mandamentos, que se referem à nossa relação directa com Deus, conduzem-nos à gratidão onde assenta a nossa fidelidade e obediência ao nosso Pai celestial: uma relação que nos liberta e onde encontramos o nosso verdadeiro repouso.

E, a partir dessa experiência de uma vida libertada, vemos como os outros mandamentos nos levam a viver a nossa relação com o próximo a partir do amor de Deus, numa existência agradecida, livre, autêntica, abençoada, fiel, generosa e sincera.

De facto, os mandamentos são como uma radiografia que nos deixa ver a face de Cristo e, por isso, compreendemos que Ele não veio abolir a Lei, mas leva-la ao pleno cumprimento, suscitando no nosso coração os desejos do Espírito, marcados pela fé, a esperança e o amor.




Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário