Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 11 de novembro de 2018

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2018






Decorre deste Domingo até ao dia 18 subordinada ao tema
“Formar discípulos missionários”
   
   
A edição deste ano sublinha a importância de envolver cada vez mais as “famílias e paróquias” na formação dos futuros sacerdotes.

D. António Augusto Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios, realça o papel “fundamental” que as comunidades, a par dos restantes “agentes de formação – bispos diocesanos e seu presbitério, equipas formadoras, professores de teologia, colaboradores dos seminários” – devem ter neste campo.

Todo o baptizado chamado à vocação sacerdotal é um discípulo gerado na família e na comunidade cristã que se dispõe a fazer um caminho de discernimento e preparação para participar, como pastor, na missão que Jesus confiou à Igreja.”

Mas é ao próprio seminarista que cabe a atitude decisiva de se dispor a ser um verdadeiro discípulo, capaz de sair de si mesmo, e na docilidade ao Espírito, caminhar em Cristo, em direcção ao Pai e aos outros.”


Mensagem de D. António Augusto:

A Semana dos Seminários é momento especial para olhar com mais atenção e cuidado para esta importante realidade da vida da Igreja.
Um olhar de gratidão pelo imenso e fecundo trabalho que se tem realizado nos vários seminários, de forma discreta mas efectiva, em favor do povo de Deus.
Um olhar de realismo, responsabilidade e compromisso diante dos desafios que a situação actual dos seminários do nosso país coloca a todos.
Um olhar, acima de tudo, de confiança e esperança no Senhor que não deixa de chamar trabalhadores para a sua messe e no seu Espírito que os prepara e habilita para serem os evangelizadores que o mundo de hoje precisa.

O tema desta semana - «Formar discípulos missionários» - sublinha o objectivo fundamental dos seminários, apontado no mais recente documento da Congregação do Clero, (Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis): «A ideia de fundo é que os seminários possam formar discípulos missionários, “enamorados do Mestre”, pastores com o “cheiro das ovelhas”, que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus».
Todo o baptizado chamado à vocação sacerdotal é um discípulo gerado na família e na comunidade cristã que se dispõe a fazer um caminho de discernimento e preparação para participar, como pastor, na missão que Jesus confiou à Igreja.
A formação inicial feita no seminário é indispensável para o sacerdócio e representa um caminho belo e exigente de amadurecimento humano, preparação intelectual, aprofundamento espiritual e sobretudo de configuração com Cristo, Bom Pastor.

Confrontada com os desafios colocados pela sociedade e a cultura de hoje, a missão da Igreja exige sacerdotes bem formados, chamados a ser «evangelizadores com espírito» e testemunhas da santidade de Deus.
Para isso é fundamental que todos os agentes da formação – bispos diocesanos e seu presbitério, equipas formadoras, professores de teologia, colaboradores dos seminários, bem como as famílias, paróquias e outras realidades eclesiais – cumpram exemplar e dedicadamente a sua missão formativa.
Mas é ao próprio seminarista que cabe a atitude decisiva de se dispor a ser um verdadeiro discípulo, capaz de sair de si mesmo, e na docilidade ao Espírito, caminhar em Cristo, em direcção ao Pai e aos outros.

No contexto deste Ano Missionário importa sublinhar que os seminários formam discípulos para a missão da Igreja de hoje.
Uma missão que é impressionante pela amplitude da sua dimensão, e sedutora porque arranca da experiência profunda e alegre da descoberta do Ressuscitado.
«Do encontro com a pessoa de Jesus Cristo nasce a missão que não se baseia em ideias nem em territórios mas parte do coração e dirige-se ao coração» (Nota da CEP para o Ano Missionário).
Esta missão é de tal modo apaixonante que continua a levar jovens e adultos a responder ao chamamento de Deus e a entrar no seminário.

Nesta semana rezemos especialmente pelos nossos seminários.
Demos graças a Deus pelos seminaristas e pelas equipas formadoras.
Peçamos que Ele os ilumine no caminho de um discernimento sério e uma entrega plena.
Roguemos ainda ao Senhor que converta o coração de todos os baptizados ao verdadeiro sentido de missão e àqueles que Ele chama ao ministério ordenado dê coragem para responderem com coragem e generosidade.

+António Augusto de Oliveira Azevedo
Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios


ORAÇÃO

Deus Trindade,
sabes o quanto somos mendigos de Ti.

À beira do caminho procuramos a luz
que dá mais sentido aos nossos dias
e cura todas as nossas cegueiras.

Tu passas sempre pela nossa vida
e acendes em cada um de nós
o desejo de sermos Teus discípulos.

Na Tua estrada queremos ser formados.
Nas Tuas palavras e nos Teus gestos,
Ser instrumentos da Tua graça.

Juntos no caminho,
queremos ser comunidade
enviada em missão

Rezamos por todos os que arriscam seguir-Te,
especialmente os seminaristas e pré-seminaristas.

Rezamos ainda por todos aqueles
que se entregam totalmente a Ti
e colocam a sua vida nas Tuas mãos

Pedimos-Te que continues
a despertar os corações adormecidos
para que mais jovens das nossas comunidades
aceitem o desafio de Te seguir.




Fonte: Diocese do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário