Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 30 de dezembro de 2018

FAMÍLIA, UM TESOURO A SER PROTEGIDO E DEFENDIDO







No Ângelus de hoje o Papa Francisco rezou pelas famílias de todo o mundo
   
   

Na festa da Sagrada Família, que a Igreja Católica celebra anualmente no primeiro Domingo depois do Natal, o Papa Francisco convidou os presentes a rezar “por todas as famílias do mundo, especialmente por aquelas em que, por vários motivos, há falta de paz e harmonia”.







PAPA FRANCISCO
ÂNGELUS
Praça de São Pedro
Domingo, 30 de Dezembro de 2018

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Celebramos hoje a festa da Sagrada Família e a liturgia convida-nos a reflectir sobre a experiência de Maria, José e Jesus, unidos por um imenso amor e animados pela grande confiança em Deus (cf. Lc 2,41-52).
Narra a viagem da família de Nazaré a Jerusalém, para a festa da Páscoa.
Mas, na viagem de regresso, os pais percebem que o filho de doze anos não está na caravana.
Depois de três dias de busca e medo, eles encontram-no no templo, sentado entre os doutores, a discutir com eles.
À vista do Filho, Maria e José "ficaram admirados" (verso 48).
E a Mãe expressou sua apreensão dizendo: "Teu pai e eu, estávamos angustiados à tua procura" (ibid.).

O espanto - eles "ficaram admirados" - e a angústia - "seu pai e eu, angustiados" - são os dois elementos sobre os quais gostaria de chamar sua atenção: espanto e angústia.

O espanto nunca cessou na família de Nazaré, nem num momento dramático como a perda de Jesus: é a capacidade de se admirar com a manifestação gradual do Filho de Deus, é o mesmo assombro que também afecta os doutores do templo, admirados "por sua inteligência e suas respostas". (v. 47).
Mas o que é espantoso, o que é surpreender-se?
Espanto e admiração é o oposto de tomar tudo como certo, é o oposto de interpretar a realidade que nos rodeia e os acontecimentos da história apenas de acordo com os nossos critérios.
Uma pessoa que faz isso não sabe o que é admiração, o que é espanto. Surpreender-se é abrir-se para os outros, entender as razões dos outros: essa atitude é importante para curar relacionamentos comprometidos entre as pessoas e é também indispensável para curar feridas abertas dentro da família. Quando há problemas nas famílias, nós assumimos que estamos certos e fechamos a porta para os outros.
Em vez disso, é preciso pensar: "O que tem essa pessoa?"
E maravilhe-se com esse "bem".
Isso ajuda a unidade da família.
Se tiveres problemas na família, pensa nas coisas boas que a família tem e admira-te com isso.
Isso ajudará a curar as feridas da família.

O segundo elemento que eu gostaria de captar do Evangelho é a angústia que Maria e José experimentaram quando não encontraram Jesus.
Essa angústia manifesta a centralidade de Jesus na Sagrada Família.
A Virgem e seu marido haviam acolhido aquele Filho, guardaram-no e viram-no crescer em idade, sabedoria e graça, mas acima de tudo cresceu em seus corações; e, pouco a pouco, o seu carinho e compreensão aumentaram.
É por isso que a Família de Nazaré é santa: por estar centrada em Jesus; todas as atenções e solicitudes de Maria e José foram dirigidas a Ele.

Aquela angústia que sentiram nos três dias da perda de Jesus, deve ser também a nossa angústia quando estamos longe, quando estamos distantes de Jesus.
Deveríamos sentir angústia quando, por mais de três dias, nos esquecemos de Jesus, sem rezar, sem ler o Evangelho, sem sentir a necessidade de sua presença e de sua amizade consoladora.
E tantos dias passam sem eu me lembrar de Jesus; mas isso é feio, isso é muito feio.
Devemos sentir angústia quando essas coisas acontecem.
Maria e José procuraram-no e encontraram-no no templo enquanto ele ensinava; também nós, é sobretudo na casa de Deus que podemos encontrar o divino Mestre e acolher a sua mensagem de salvação.
Na Celebração Eucarística, fazemos uma experiência viva de Cristo; fala-nos, oferece-nos a Sua Palavra, ilumina-nos, ilumina o nosso caminho, dá-nos o seu corpo na Eucaristia, da qual nos inspiramos para enfrentar as dificuldades de todos os dias.

E hoje voltamos para casa com estas duas palavras: espanto e angústia.
Eu fico espantado quando vejo as coisas boas dos outros e assim resolvo problemas familiares?
Eu sinto-me angustiado quando me afasto de Jesus?

Rezemos por todas as famílias do mundo, especialmente por aquelas em que, por vários motivos, falta de paz e harmonia.
Nós as confiamos à protecção da Sagrada Família de Nazaré.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário