Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

COMO ROMERO, LUTAR CONTRA AS INJUSTIÇAS E POBREZA




Papa Francisco no encontro com os Bispos no Panamá
   
  
Esta Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade única para sair ao encontro e aproximar-se ainda mais da realidade dos nossos jovens, cheia de esperanças e sonhos, mas também profundamente marcada por tantas feridas", disse o Papa aos bispos.


O Santo Padre encontrou-se, nesta quinta-feira (24Jan), com os Bispos Centro-americanos na Igreja de São Francisco de Assis, na Cidade do Panamá.
O Pontífice exortou a Igreja a ser humilde e pobre, não arrogante nem cheia de orgulho, seguindo o exemplo de São Óscar Romero.


Entre tais frutos proféticos da Igreja na América Central, apraz-me destacar a figura de São Óscar Romero, que tive o privilégio de canonizar recentemente no contexto do Sínodo dos Bispos sobre os jovens.
A sua vida e magistério são fonte constante de inspiração para as nossas Igrejas e particularmente para nós, bispos.
O lema que escolheu para o brasão episcopal, e campeia na lápide da sua sepultura, expressa claramente o seu princípio inspirador e a realidade da sua vida de pastor: «Sentir com a Igreja».
Uma bússola que marcou a sua vida na fidelidade, mesmo nos momentos mais turbulentos.”

O Papa Francisco disse que São Óscar “gostava de colocar no centro do sentir com a Igreja, a percepção e a gratidão por tanto bem recebido, sem o merecer.
Romero foi capaz de sintonizar e aprender a viver a Igreja, porque amava intimamente quem o gerara na fé.
Romero sentiu com a Igreja, porque, antes de mais nada, amou a Igreja como mãe que o gerou na fé, considerando-se membro e parte dela”.

Este amor, feito de adesão e gratidão, levou-o a abraçar, com paixão mas também com dedicação e estudo, toda a contribuição e renovação propostas pelo magistério do Concílio Vaticano II.
Nele encontrava a mão segura para seguir Cristo.
Não foi ideólogo nem ideológico; Iluminado por este horizonte eclesial, sentir com a Igreja significa para Romero contemplá-la como Povo de Deus.
O pastor, para procurar e encontrar o Senhor, deve aprender e escutar as pulsações do coração do seu povo, sentir «o cheiro» dos homens e mulheres de hoje até ficar impregnado das suas alegrias e esperanças, tristezas e angústias.”


A seguir, o Papa falou sobre a kenosis de Cristo, afirmando que “esta não é apenas a glória da Igreja, mas também uma vocação, um convite a fazermos dela a nossa glória pessoal e caminho de santidade.

A kenosis de Cristo não é algo do passado, mas garantia actual para sentir e descobrir a sua presença operante na história; uma presença que não podemos nem queremos silenciar, porque sabemos e experimentamos que só Ele é «Caminho, Verdade e Vida».”





Fonte: Notícias do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário