Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

DEVEMOS INSISTIR NA ORAÇÃO, DEUS ATENDE SEMPRE




Na catequese de hoje sobre o Pai Nosso o Papa Francisco falou sobre a oração perseverante
   
   
A oração transforma: seja a realidade, seja o nosso coração - se não mudam as coisas à nossa volta, pelo menos mudamos nós, muda o nosso coração.
Foi a mensagem do Papa Francisco na Audiência Geral desta Quarta-feira.


Rezar é desde agora a vitória sobre a solidão e o desespero.

É como ver cada fragmento da criação fervilhando no torpor de uma história que às vezes não entendemos o porquê.
Mas está em movimento, está a caminho, e no fim de cada estrada, o que está no final da estrada?
No fim da oração, depois de um tempo que estamos rezando, no fim da vida, o que há?
Há um Pai que espera por tudo e por todos com os braços bem abertos.

Olhemos para este Pai”.







Resumo da catequese do Santo Padre sobre o Pai Nosso: 4 - Batei, e abrir-se-vos-á

Desde as narrações da infância, a figura de Jesus é-nos apresentada pelo evangelista Lucas numa atmosfera densa de oração.
Cada passo da sua vida aparece animado pelo sopro do Espírito, que O guia em todas as suas acções.
Até as horas que precedem a sua morte são vividas num clima de oração, daí brotando uma calma surpreendente: Jesus consola as mulheres, reza pelos seus algozes, promete o paraíso ao bom ladrão e expira dizendo: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito».

Jesus é, sobretudo, um orante; e, a pedido dum dos seus discípulos («Senhor, ensina-nos a rezar»), fez-Se também Mestre de oração, tendo-nos ensinado as palavras – por exemplo, o “Pai Nosso” –, mas também as atitudes e os sentimentos com que devemos dirigir-nos a Deus.
As suas palavras dão-nos a certeza de que Deus é Pai e não Se esquece dos filhos que sofrem; responde sempre, não deixa nenhuma oração por atender: «Todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e, ao que bate, abrir-se-á».

Quantas vezes, porém, entramos em crise, vendo que tais palavras não se realizam!
Muitas das nossas orações – pelo menos assim parece – não obtêm qualquer resultado.
Nesse caso, Jesus recomenda-nos que insistamos: não nos demos por vencidos!
Porque a oração transforma sempre a realidade; se não mudarem as coisas ao nosso redor, pelo menos mudamos nós.
É que, a toda a pessoa que reza, Jesus prometeu o dom do Espírito Santo; por isso, logo desde quando rezamos, ficam vencidos a solidão e o desespero.
Tenhamos, pois, a certeza de que Deus responde sempre; o motivo por que tarda a fazê-lo, não o sabemos.

Pode até acontecer que tenhamos de insistir a vida inteira, mas o desejo de felicidade, que todos trazemos no coração, um dia realizar-se-á, porque, no fim da nossa estrada, há um Pai de braços abertos que a todos espera.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário