Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

CICLO DE FORMAÇÃO LITÚRGICA




Destinada aos servidores da Liturgia e a decorrer nos dias 8, 15 e 22 de Fevereiro no Centro Paroquial de Guilhabreu
   
   
Conforme foi divulgado no Boletim Paroquial, o Secretariado Diocesano de Liturgia, em colaboração com a Vigararia de Trofa/Vila do Conde, vai organizar um ciclo de formação litúrgica destinada especialmente a todos os servidores da Liturgia nos vários ministérios: da Palavra (leitores), do Altar (sobretudo
acólitos ministrantes) e do canto e música (coralistas, salmistas, directores de coro e da assembleia, organistas).

O ciclo de formação vai decorrer no Centro Paroquial de Guilhabreu durante três Sextas-feiras - 8, 15 e 22 de Fevereiro - das 21H30 às 23Hl5.

A formação terá como tema unificador a vivência e celebração do Tríduo Pascal.
Após um canto congregador, as sessões começarão sempre com um breve tempo de apresentação da liturgia do Tríduo (cerca de 15 min).
Seguir-se-á um trabalho principalmente prático por 4 sectores, que poderão ser subdivididos se o número dos inscritos o justificar: leitores, acólitos, coro e salmistas.
O último encontro terminará de forma conjunta com a participação de todos numa breve celebração pedagógica, de carácter para-litúrgico.

A escolha do tema explica-se facilmente: a Páscoa é o centro e o cume de toda a vida litúrgica da Igreja; é a meta da caminhada quaresmal; é a plenitude que transborda para todo o tempo pascal; é o mistério do qual continuamente nasce e se alimenta a Igreja; celebrada de forma solene no Sacratíssimo Tríduo, celebra-se igualmente no ritmo de cada semana naquela que é a festa primordial dos cristãos: o Domingo.

O n° 18 das «Normas Gerais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário» - documento promulgado há, precisamente, há 50 anos por São Paulo VI - explica de forma perfeita esta prioridade:

«O sagrado Tríduo da Paixão e Ressurreição do Senhor é o ponto culminante de todo o ano litúrgico, porque a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus foi realizada por Cristo especialmente no seu mistério pascal, pelo qual, morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando restaurou a vida (cf. SC 5).
A proeminência que na semana tem o domingo tem no ano litúrgico a solenidade da Páscoa (cf SC 106)».

A Carta Circular da Congregação para o Culto Divino sobre a preparação e celebração das festas pascais (documento de 1988 que não perdeu actualidade) destaca, igualmente essa proeminência da Páscoa:

"Tal como a semana tem o seu inicio e o seu ponto culminante na celebração do Domingo, sempre caracterizado pela sua índole pascal, assim também o centro culminante de todo o ano litúrgico refulge na celebração do sagrado Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, preparada pela Quaresma e prolongada na alegria dos cinquenta dias seguintes" (n 2).

A «solenidade da Páscoa» celebra-se portanto, no «Sagrado Tríduo da Paixão e Ressurreição do Senhor».
Sendo esse o ponto mais alto do ano litúrgico, as celebrações que o integram são, portanto, as mais importantes na vida das nossas paróquias e comunidades cristãs.
Importa ajudá-las a celebrar em espírito e verdade este centro de todo o ano litúrgico e da vida cristã.
Daí esta opção formativa do Secretariado Diocesano de Liturgia.
Por isso também se investiu na «novidade» encomendando a compositores de música litúrgica novos Cânticos de Comunhão para cada uma das celebrações do Tríduo Pascal numa proposta que contemplará vários graus de exigência técnico musical, desde o mais acessível ao mais elaborado e exigente, procurando não perder do horizonte as reais capacidades das nossas assembleias e dos seus coros.



Fonte: Voz Portucalense


Sem comentários:

Enviar um comentário