Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

ESTA VIAGEM FOI UMA 'SURPRESA' DE DEUS




Foi sobre a Viagem Apostólica aos Emirados Árabes a catequese de hoje do Papa Francisco
   
   
O Santo Padre relembrou a viagem que "escreveu uma nova página na história do diálogo entre cristianismo e islamismo e no compromisso de promover a paz no mundo a partir da fraternidade humana".

Muitas vezes pensei em São Francisco durante esta viagem: ele ajudou-me a conservar no coração o Evangelho, o amor de Jesus Cristo, enquanto eu vivia os vários momentos da visita; no meu coração estava o Evangelho de Cristo, a oração ao Pai por todos os seus filhos, especialmente pelos mais pobres, pelas vítimas da injustiça, da guerra, da miséria...; a oração para que o diálogo entre Cristianismo e Islamismo seja um factor decisivo para a paz no mundo de hoje.”

Depois de agradecer todas as autoridades do país, definiu como ponto culminante da viagem o Encontro Inter-religioso no Memorial do Fundador dos Emirados Árabes Unidos.

Também foi lembrado pelo Papa o histórico Documento sobre a Fraternidade Humana assinado em Abu Dhabi por ele e pelo Grande Imã de Al-Azhar

Afirmamos juntos a vocação comum de todos os homens e mulheres a serem irmãos como filhos e filhas de Deus, condenamos todas as formas de violência, especialmente aquela revestida de motivos religiosos, e nos comprometemos a difundir valores autênticos e a paz no mundo.”

Outro momento significativo desta viagem apostólica foram os dois encontros com a comunidade católica local, formada por trabalhadores de vários países da Ásia, na Catedral de São José, e para a Eucaristia, no estádio de Abu Dhabi, quando rezou-se de modo especial pela paz e pela justiça, com especial intenção para o Oriente Médio e o Iémen.


Queridos irmãos e irmãs, esta Viagem fez parte das "surpresas" de Deus.”




Resumo da catequese do Santo Padre:

Nestes dias, Deus concedeu-me a graça de visitar os Emirados Árabes Unidos, oitocentos anos depois da visita de São Francisco de Assis ao Sultão al-Malik al-Kamil.

Num tempo como o nosso, em que é grande a tentação de ver um confronto entre a civilização cristã e a islâmica, e também de considerar as religiões como fonte de conflito, pudemos dar um sinal claro e firme de que é possível encontrar-se, respeitar-se e dialogar.

De facto, o momento alto da visita foi o Encontro Inter-religioso, onde tomaram a palavra o Presidente, o Grande Imã da al-Azhar e eu, centrando a atenção no valor da fraternidade humana, baseada na origem comum de Deus.
Mas, como podem os irmãos salvaguardar a família humana?
Isto é possível através do diálogo, da oração e da coragem da alteridade.
Só assim poderá verdadeiramente levantar voo a pomba da paz com as suas duas asas, que são a educação e a justiça.

Confessando esta vocação comum de todos os homens e mulheres serem irmãos porque filhos e filhas de Deus, assinamos – o Grande Imã e eu – o Documento sobre a Fraternidade Humana, onde, para além do mais, se condenam todas as formas de violência sobretudo a que se reveste de motivações religiosas e comprometemo-nos a difundir os valores autênticos e a paz.
Com efeito o mundo islâmico e o mundo cristão, não obstante as diferenças entre as respectivas culturas e tradições, apreciamos e defendemos valores comuns: a vida, a família, o sentido religioso, a veneração dos idosos, a educação dos jovens, etc.

Neste oásis multi-étnico e multi-religioso que são os Emirados Árabes Unidos, existe um bom número de cristãos, trabalhadores originários de vários países, para quem celebrei a Santa Missa no Estádio da cidade, anunciando-lhes o Evangelho das Bem-aventuranças.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano



Sem comentários:

Enviar um comentário