Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

NÃO BASTA MUDAR OS LIVROS LITÚRGICOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA LITURGIA



Disse hoje o Papa Francisco aos cerca participantes da Assembleia Plenária Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
   
   
O Santo Padre encontrou-se com aos cerca de 80 participantes da Assembleia Plenária Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que incluem 22 cardeais, 8 arcebispos e 11 bispos, além de funcionários e consultores.
Referiu que para melhorar a qualidade da liturgia, é preciso mudar o coração, evitar cair em estéreis polarizações ideológicas e cultivar a formação permanente do clero e dos leigos.




DISCURSO DO PAPA FRANCISCO
AOS PARTICIPANTES
NA ASSEMBLEIA PLENÁRIA DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
Sala Adjacente ao Auditório Paulo VI
Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019

Queridos Cardeais
Queridos Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio
Caríssimos Irmãos e Irmãs!

Tenho o prazer de encontrá-lo na sua Assembleia Plenária.
Agradeço ao Cardeal Prefeito as palavras que me dirigiu e saúdo todos vocês, membros, funcionários e consultores da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Este Plenário acontece num tempo significativo.
Cinquenta anos se passaram desde que, a 8 de Maio de 1969, São Paulo VI decidiu instituir a então Congregação para o Culto Divino, a fim de dar forma à renovação desejada pelo Vaticano II.
Tratava-se de publicar os livros litúrgicos de acordo com os critérios e decisões dos Padres Conciliares, tendo em vista promover, entre o povo de Deus, a participação "activa, consciente e piedosa" nos mistérios de Cristo (Const. Sacrosanctum Concilium 48).
A tradição de oração da Igreja precisava de expressões renovadas, sem perder nada de sua riqueza milenar, pelo contrário, redescobrindo até os tesouros de suas origens.
Nos primeiros meses desse ano brotaram os primeiros frutos da reforma realizada pela Sé Apostólica para o benefício do povo de Deus.
Precisamente no dia de hoje, 14 de Fevereiro, foi promulgada o motu proprio Mysterii paschalis sobre o calendário romano e o Ano Litúrgico (14 de Fevereiro 1969); portanto, a importante Constituição Apostólica Missale Romanum (3 de Abril de 1969), com a qual o Santo Papa promulgou o Missal Romano.
No mesmo ano vieram à luz o Ordo Missae e vários outros Ordo, incluindo os do baptismo das crianças, do casamento e do funeral.
Eram os primeiros passos de uma jornada, para continuar com uma constância sábia.

Sabemos que não basta mudar os livros litúrgicos para melhorar a qualidade da liturgia.
Fazendo apenas isso seria um engano.
Para que a vida seja verdadeiramente um louvor agradável a Deus, é realmente necessário mudar o coração.
A conversão cristã está orientada para esta conversão, que é um encontro da vida com o "Deus dos vivos" ( Mat 22,32).
Este é também o propósito do seu trabalho hoje, destinado a ajudar o Papa a levar a cabo o seu ministério em benefício da Igreja em oração espalhada por toda a terra.
Na comunhão eclesial, tanto a Sé Apostólica como as Conferências Episcopais operam em espírito de cooperação, diálogo e sinodalidade.
De facto, a Santa Sé não substitui os Bispos, mas trabalha com eles para servir, na riqueza das várias línguas e culturas, a vocação orante da Igreja no mundo.
Nesta linha se coloca o Motu proprio Magnum principium (3 de Setembro 2017), com o qual pretende incentivar, entre outras coisas, a necessidade de «cooperação constante, cheia de confiança mútua, vigilante e criativa, entre as Conferências Episcopais e a Congregação da Santa Sé, que exerce a função de promover Sagrada Liturgia».
O desejo é continuar no caminho da colaboração mútua, conscientes das responsabilidades que implica a comunhão eclesial, na qual a unidade e a diversidade estão harmonia.
É um problema de harmonia.

Aqui também se insere o desafio da formação, o objecto específico da vossa reflexão.
Falando em formação, não podemos esquecer, antes de tudo, que a liturgia é vida que forma, não uma ideia a ser aprendida.
É útil, nesse sentido, recordar que a realidade é mais importante do que a ideia (ver Exortação Evangelii Gaudium , 231-233).
E é bom, portanto, na liturgia, como noutras áreas da vida eclesial, não acabar em polarizações ideológicas estéreis, que muitas vezes nascem quando, considerando ideias próprias válidas para todos os contextos, assumimos uma atitude de perene dialéctica em relação àqueles que não as compartilham.
Assim, talvez começando pelo desejo de reagir a algumas inseguranças no contexto actual, corremos o risco de voltar a cair num passado que não existe mais ou de escapar a um futuro presumido.
O ponto de partida é, pelo contrário, reconhecer a realidade da sagrada liturgia, um tesouro que não pode ser reduzido a gostos, receitas e correntes, mas que deve ser acolhido com docilidade e promovido com amor, como um alimento indispensável para o crescimento orgânico do Povo de Deus.
A liturgia não é "o campo do faça-você-mesmo", mas a epifania da comunhão eclesial.
Portanto, nas orações e nos gestos, ressoa o "nós" e não o "eu"; a comunidade real, não o sujeito ideal.
Quando olhamos para as tendências nostálgicas do passado ou desejamos impor-las novamente, há o risco de colocar a parte diante do todo, o eu antes do Povo de Deus, o abstracto antes do concreto, a ideologia antes da comunhão e, fundamentalmente, o mundano antes do espiritual.

Neste sentido, o tema da vossa Assembleia é precioso: A formação litúrgica do Povo de Deus.
Com efeito, a tarefa que nos espera é essencialmente a de difundir no Povo de Deus o esplendor do mistério vivo do Senhor, manifestado na liturgia.
Falar da formação litúrgica do Povo de Deus significa antes de tudo tomar consciência do papel insubstituível que a liturgia desempenha na Igreja e para a Igreja.
E depois, concretamente, ajudar o povo de Deus a interiorizar melhor a oração da Igreja, a amá-la como uma experiência de encontro com o Senhor e com os irmãos e, à luz disso, redescobrir seu conteúdo e observar seus ritos.

Dado que a liturgia é uma experiência encaminhada à conversão da vida mediante a assimilação do pensamento e comportamento do Senhor, a formação litúrgica não pode limitar-se a oferecer conhecimento - isso é um erro, embora seja necessário - sobre os livros litúrgicos, nem mesmo para proteger o cumprimento zeloso das disciplinas rituais.
Para que a liturgia cumpra sua função formativa e transformadora, é necessário que os pastores e os leigos sejam introduzidos na compreensão e significado da linguagem simbólica, incluindo a arte, a música e o canto ao serviço do mistério celebrado, até mesmo o silêncio.
O Catecismo da Igreja Católica adopta o modo mistagógico para ilustrar a liturgia, valorizando as orações e os sinais.
A mistagogia: aqui é um caminho adequado para entrar no mistério da liturgia, no encontro vivo com o Senhor crucificado e ressuscitado.
Mistagogia significa descobrir a nova vida que recebemos através dos Sacramentos no Povo de Deus e redescobrir continuamente a beleza de renová-la.

Em relação às etapas de formação, sabemos por experiência que, além da inicial, é necessário cultivar a formação permanente do clero e do laicado, especialmente daqueles que estão envolvidos nos ministérios que servem à liturgia.
A formação não somente uma vez, mas permanentemente.
Quanto aos ministros ordenados, também em vista de um ars celebrandi, é válido o apelo do Concílio: "É absolutamente necessário dar o primeiro lugar à formação litúrgica do clero" (Const. Sacrosanctum Concilium , 14) .
O primeiro lugar.
As responsabilidades educacionais são compartilhadas, ainda que as dioceses estejam mais envolvidas na fase operacional.
A vossa reflexão ajudará o Departamento a amadurecer linhas e directrizes para oferecer, no espírito de serviço, para aqueles que - Conferências Episcopais, dioceses, institutos de formação, revistas - tem a responsabilidade de cuidar e acompanhar a formação litúrgica das Povo de Deus.

Queridos irmãos e irmãs, todos somos chamados a aprofundar e reavivar a nossa formação litúrgica.
A liturgia é, de facto, o caminho principal através da qual passa a vida cristã em cada fase do seu crescimento.
Portanto, o senhor tem diante de si uma grande e bela tarefa: trabalhar para que o povo de Deus redescubra a beleza de encontrar-se com o Senhor na celebração dos seus mistérios e, encontrando-o, tenha vida em seu nome.
Agradeço-lhe pelos seus esforços e abençoo-o, pedindo que me reserve sempre um lugar - grande! - nas suas orações.
Obrigado.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário